GBWhatsApp é Seguro?

Será que o GBWhatsApp é seguro mesmo? Muitos usuários, em busca de personalizar os aplicativos, encontram oportunidades de encontrar brechas que fogem ao escopo de desenvolvimento do aplicativo original. No WhatsApp, isso não seria diferente.

Com a popularização de aplicativos modificados em formato apk, como GB WhatsApp, WhatsApp Plus ou FMWhatsApp, alguns se questionam quanto à segurança do aplicativo no que tange a privacidade das conversas e até mesmo a própria instalação do app. Será que é seguro?

Darei alguns pontos de vista para que você chegue a sua conclusão sem rodeios! Vamos nessa?

Será que o GBWhatsApp é Seguro Mesmo?

Para dizer se algo é seguro ou não, precisamos avaliar como surgiu o aplicativo e os relatos de problemas que tem acontecido com ele. Ao mesmo tempo, fiz uma análise do que tem sido noticiado e quem são os desenvolvedores ATUAIS do mod.

Como você sabe, o WhatsApp GB tem sido desenvolvido para adicionar recursos extras no mensageiro que todos conhecem, o WhatsApp Messenger. Conforme escrevo este artigo (1/6/2021), busquei informações acerca de seu desenvolvedor. Segue imagens atualizadas da equipe HeyMods.

GBWhatsApp é seguro dentro da HeyMods
Desenvolvedor atual: HeyMods

De acordo com o site:

HeyMods é uma equipe formada por amantes do mensageiro ao redor do mundo , que acreditam que usuários do WhatsApp deveriam receber do bom e do melhor, são responsáveis pelo GBWhatsApp. Além disso, outros desenvolvedores criadores dos outros mods com YoWhatsApp ou WhatsApp Plus, fazem parte dessa comunidade de pessoas que querem melhorar a experiência de quem usa apps.

Logo de cara percebemos que, os desenvolvedores não querem prejudicar ninguém, e, para falar a verdade, estão dando continuidade ao apk pois seu antigo criador descontinuou o projeto. Além disso, podemos ver de acordo com os mesmos que:

GBWhatsApp tem vírus
GBWhatsApp tem vírus?

Conforme a imagem acima explicita, o apk atual passou com louvor na varredura de vírus. Tanto é verdade que foram usados mais de 50 programas de escaneiro de códigos maliciosos com um link do último relatório.

Então, na questão de segurança quanto à instalação, podemos concluir (até prova em contrário) que é seguro de instalar. É claro que conforme o tempo passa, faz-se necessário novas atualizações que estejam em consonância com o WhatsApp Oficial.

Partindo do princípio de que esse é o que está trabalhando atualmente no andamento do aplicativo, não levo em consideração outros que possam criar o mod sob outro ponto de vista. Caso isso aconteça, esse artigo será atualizado.

E os Tais Relatos de Banimento?

Outro fato interessante e não menos intrigante é o caso do banimento de contas de usuários que usam aplicativos que não são os oficiais. De acordo com o WhatsApp Messenger (retirado do site oficial):

GBWhatsApp tem contas banidas

Perceba que o mesmo não endossa qualquer instalação de aplicativos que não são compatíveis com o WhatsApp original por violação dos termos de serviços. Agora, de acordo com o desenvolvedor HeyMods:

GBWhatsApp tem contas banidas

De acordo com a equipe HeyMods, os banimentos de conta têm relação com o uso excessivo de funcionalidades extras como enviar vídeos acima do formato padrão e ainda por cima para muitos grupos de WhatsApp ao mesmo tempo. Aliás, no próprio aplicativo não oficial, existe uma notificação quanto ao possível banimento no uso de determinados recursos.

função que pode levar ao banimento

Veja que na imagem acima é possível ver o grau de risco associado a algumas funções. Devo entender que, se usado com parcimônia, a probabilidade de ter a conta banida ou temporariamente suspensa é baixa.

Isso vai depender de quem o usa evidentemente. Conforme escrevo para você, tenho ele instalado em dois aparelhos smartphone diferentes e ATÉ O PRESENTE MOMENTO, não tive a conta cancelada (e olha que estou fazendo muitos prints das imagens para poder fazer esse artigo e outros sobre o zap GB).

Para dizer a verdade, eu sou o único no Brasil a de fato experimentar o artigo e fazer a análise conforme o aplicativo vem sendo atualizado. Por que disso?

Veja (busca realizada no dia 1/6/2021)!

gbwhatsapp é seguro de acordo com outros sites

Observe que os artigos que falam sobre tal segurança estão DESATUALIZADOS. Um está datado de junho de 2018 e outro de agosto do mesmo ano. O terceiro site colocado está datado de novembro de 2020. O que isso significa?

Que eles podem estar errados!

Logicamente, na data em que eles foram escritos, muitas novidades sobre o apk começaram a surgir tanto quanto as dúvidas dos usuários em relação a quem instalou. Caso levemos em consideração que o Brasil é um dos países de maior consumo de aplicativos mensageiros WhatsApp conforme estudo da Similar Web.

 

dados de uso de mensageiros no mundo

Então nada mais compreensível do que analisar o que o nosso povo vem apresentando em relação as novidades, não acha? Nosso site existe justamente para informar de forma recente tudo sobre o app (e seus mods).

Por que Não Está Disponível no Google Play Store?

Outro argumento é que por não atingir critérios de segurança, os mods não poderiam ser alojados em no Google Play Store. Assim, o site manteria critérios rígidos de qualidade quanto ao desenvolvimento de aplicativos dos mais diversos tipos.

Estar na Google Play Store é garantia absoluta de segurança?

A resposta é NÃO!

vírus em aplicativos na Google Play

Esse são os títulos de duas matérias relacionadas a aplicativos com vírus que foram postos à disposição na Google Play. Veja então que estar lá não é garantia nenhuma de segurança.

Sim, eu entendo que nem sempre dá para ser perfeito e conseguir eliminar todos os aplicativos maliciosos, porém isso não quer dizer que mods como WhatsApp GB, WhatsApp Aero ou YoWhatsApp estejam dentro do mesmo saco.

É preciso eliminar qualquer dúvida em relação à isso!

Um ponto positivo do próprio WhatsApp GB é a possibilidade de ver se há outras versões mais recentes. Por que alguém iria colocar essa opção à disposição se ele quisesse prejudicar alguém?

E a Criptografia do Mensageiro?

Para que esses mods possam ser disponibilizados e ter seu risco de banimento reduzido, questões de segurança como criptografia foram mencionadas quanto à desvantagem do mensageiro não oficial.

Para parecer um aplicativo diferente do oficial, algumas características de segurança foram minimizadas para poder abrir o leque de opções quanto aos recursos. Os mais apegados à segurança entendem que algo assim não pode ser levado em consideração e que a privacidade das conversas é algo que não possa ser violado SOB NENHUMA HIPÓTESE.

Isso é um ponto válido! É lógico que ninguém quer ter suas conversas bisbilhotadas e dados confidenciais violados. Por isso, salientamos desde do princípio que use o apk em outro aparelho que não seja o principal para evitar qualquer possibilidade de vazamento. Embora acredite que no fundo a pessoa não se importe muito com isso.

Devo lembrar a vocês que há um tempo atrás o WhatsApp não criava um banco de dados onde as conversas eram gravadas para futuras comprovações judiciais. Isso foi até caso de justiça!

Lembra do bloqueio do WhatsApp pela suposta recusa do mesmo em não oferecer os registros de conversa (porque a empresa mesmo não tinha) nos tempos do Marco Civil da Internet?!

quebra de criptografia na internet

Observe que houve um bloqueio temporário no WhatsApp por não haver como oferecer dados comprobatórios de casos ocorrendo na Justiça. Nos últimos casos, é possível concluir (de acordo com entendimentos do próprio Supremo Tribunal de Justiça e até da Polícia Federal) que a criptografia não pode ser usada de forma descontrolada a ponto de impedir o prosseguimento de casos onde conversas cabíveis de serem usadas como provas possam ser utilizadas para condenar criminosos.

A criptografia pode ser quebrada e já foi até comprovada na operação da Polícia Federal chamada de Operação Hashtag! De certa forma, eu concordo que toda e qualquer prova (desde que provada a necessidade) deve ser usada e nenhuma empresa pode passar por cima de leis de um determinado país.

Então, caso tenha lido até aqui, percebeu que nem a própria criptografia é garantia de segurança total!

E então? o GBWhatsApp é seguro para você?

Qual o Risco do GBWhatsApp Então?

Chegamos até o final desse artigo. Pautamos os argumentos mais utilizados para justificar o uso (ou não) do aplicativo WhatsApp GB e os seus irmãos YoWhatsApp, WhatsApp Plus ou Aero WhatsApp. Deixo claro que não posso tomar as decisões por você e tudo que você leu deve seguir de uma reflexão sobre os prós e contras de usar qualquer aplicativo desse tipo.

É evidente que em um determinado momento, esse artigo passará por reformulações motivadas por mudanças no apk. Quando isso acontecer, atualizaremos o mais rápido possível. Em caso de dúvida sobre se o GBWhatsApp é seguro, deixe seu e-mail deixando a sua opinião sobre o artigo e se houve algum problema encontrado na instalação e/ou uso.