Apple
A Apple é uma empresa americana de tecnologia fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne em abril de 1976.
Incorporada em 1977, a empresa foi um dos primeiros fabricantes de dispositivos de computação pessoal com interface gráfica de usuário.
Percurso da Apple
Com o passar dos anos, a empresa também foi penetrando em outros segmentos da eletrônica de consumo, como dispositivos de comunicação móvel, tocadores de música digital, notebooks e objetos de uso. A empresa também desenvolve e comercializa uma gama de softwares e serviços relacionados, acessórios e soluções de rede. Atualmente, o diretor executivo (CEO) da empresa é Timothy Donald Cook, comumente conhecido como Tim Cook.
Apple e seus Produtos
Desde produtos de uso inteligente até plataformas de fluxo de conteúdo digital, a Apple oferece uma ampla gama de produtos e serviços dentro de um ecossistema fechado.
Seus produtos incluem desktops iMac, notebooks MacBook, dispositivos móveis iPhone, tablets iPad, dispositivos multimídia digital iPod, Apple Watch e Apple TV.
Os serviços incluem sistema operacional iOS para dispositivos móveis, sistema operacional MacOS para notebooks e desktops, armazenamento online iCloud, sistema operacional tvOS para Apple TV, sistema operacional watchOS para Apple Watch, iTunes para serviços de conteúdo digital, serviço de pagamento digital Apple Pay, Apple Music para streaming multimídia online e Apple News.
Apple como pioneira tecnológica
A Apple tem sido conhecida por estar na vanguarda da inovação. A empresa foi uma das primeiras a desenvolver um ecossistema baseado em aplicativos para smartphones.
Foi o primeiro fabricante de smartphones a introduzir o touchID – um módulo leitor de impressões digitais para desbloquear um dispositivo – e usar processadores de 64 bits, ambos adotados mais tarde também pela maioria dos outros fabricantes de smartphones.
Os serviços da Apple têm sido, até agora, exclusivos para seus próprios produtos.
Entretanto, em março de 2019, a empresa anunciou que seu serviço TV Plus por assinatura estará disponível como um aplicativo em televisores de outras marcas também.
Esta é a primeira vez que a Apple permite que seu serviço de ecossistema funcione em produtos de outras marcas, e mais anúncios de natureza similar são esperados no futuro.
Em 2019, a Apple também resolveu sua longa batalha legal com a fabricante americana de chips Qualcomm. A mudança veio depois que a empresa se viu em um ponto apertado, assegurando os chips 5G para alimentar seus futuros dispositivos.
Com a Qualcomm a bordo, espera-se que a empresa traga seu primeiro smartphone 5G pronto para uso até 2020.