É comum cometer um engano e apagar algumas conversas importantes que incluem fotos e mídias no Telegram. O problema é quando não sabemos o que fazer para recuperá-las.
Se foi isso que o trouxe até aqui, não se preocupe, nas dicas de hoje vamos ensinar os passos para você aprender a recuperar mensagens e arquivos de mídia deletadas nos chats e canais do Telegram.
Leia Mais:
Índice de Conteúdo
É possível recuperar as mensagens deletadas no Telegram?
Melhor alternativa ao WhatsApp, em relação a aplicativos de mensagens instantâneas, o Telegram vem ganhando muito espaço entre os usuários em todo o mundo.Isso porque conta com uma gama de variedades e funções.
Uma das funções que mais agradam aos novos usuários do Telegram é a opção de deletar uma mensagem enviada antes mesmo que a pessoa a leia, sem ela necessariamente saber que foi enviada. Ou, ainda, apagá-la a qualquer momento, mesmo depois de seu contato a ter recebido.
Porém, apesar de vantajoso, isso pode acontecer por engano ou em um momento de descuido e todos sabemos o quão chato pode ser apagar uma mensagem ou chat que era importante para você.
Quando isso acontecer, você pode imaginar o quão trabalhoso deve ser a recuperação de dados e mensagens excluídas do Telegram, porque não oferece uma solução direta de recuperação de dados.
Mas isso não significa que a recuperação de dados seja impossível. Por isso, nos passos a seguir, vamos ensinar como recuperar as mensagens apagadas no Telegram de forma simples.
Como Recuperar Mensagens Apagadas do Telegram?
Bom, antes de mais nada, é importante ter em mente que o Telegram mantém todas as mensagens e imagens que você envia para as pessoas em seu servidor principal, daí já temos um norte para a recuperação dos dados excluídos.
Veja a seguir as opções para recuperação:
Pastas No Celular
Considerada a mais fácil, é uma forma rápida de recuperar fotos e vídeos.
- O Telegram cria uma pasta chamada “Fotos Telegram” ou “Vídeos Telegram”, elas não são apagadas de seu telefone, mesmo que você apague o chat direto pelo Telegram. Portanto, basta acessar a sua galeria ou seu local de armazenagem de cartão externo e buscar as mídias que deseja.
- Na pasta de armazenamento interno do Android/MacOs, existem os cachês dos aplicativos, por isso vá em “dados” (ou data) e você vai ver que existem os dados de uma série de aplicativos.
Toque na pasta “org.telegram” e seu “cache”. Logo em seguida, será fácil encontrar arquivos excluídos recentemente de conversas.
Desfazer Exclusão Pelo Aplicativo
Esta, é a recuperação direta pelo Telegram, de chats e conversas privadas/excluídas. Logo após apagar um chat com alguém, aparecerá uma mensagem na parte inferior com o seguinte informativo “Chat apagado – Desfazer”, mas você só tem 5 segundos para tocar nesta opção e evitar que os dados sejam excluídos por completos.
Se após 5 segundos você não selecionar a opção ‘Desfazer’, teremos que seguir para o próximo passo de recuperação de mensagens apagadas no Telegram.
Softwares de Recuperação
Se você excluiu e deseja recuperar arquivos como mensagens, documentos, imagens e vídeos em seu celular, recomendamos que utilize alguns aplicativos de recuperação de dados para Android ou para Windows/macOS. Geralmente, são encontrados em versões gratuitas disponíveis pra download, com um limite de arquivos para se recuperar. Você também pode pagar pela sua licença e utilizar de modo livre.
Recomendamos que você experimente alguns aplicativos de recuperação de dados como o EaseUS Android, disponível em versão gratuita e que realiza o scan em seu celular por arquivos excluídos.
Basta conectar seu celular ao computador e iniciar o EaseUs, clicando em ‘iniciar’ para que o aplicativo reconheça e comece a operar em seu celular. Para usuários MacOs/Windows, recomendamos o Recuva, que da mesma maneira, basta a iniciação em seu computador junto ao telefone para que o aplicativo reconheça e te dê as instruções para o scan e a recuperação dos dados perdidos.
Se você chegou até aqui, já sabe que é possível recuperar dados excluídos de seu Telegram de maneira simples, rápida e eficaz. O receio em perder conteúdos pode ficar para trás, não é mesmo?