Como Funciona o Instagram? Ainda não sabe o que é Instagram e para que serve? Não se preocupe, assim como você, há milhares de pessoas que ainda desconhecem as vantagens de incluir esta plataforma de imagem social em sua estratégia de marketing digital.
É por isso que hoje eu gostaria de lhes dar uma explicação mais detalhada do que a Instagram é e do que ela começou a se tornar, hoje, uma das redes sociais mais importantes do mundo.
Além disso, eu lhe mostrarei por que você deve usá-la agora mesmo em sua estratégia digital, se ainda não o está fazendo:
O que é Instagram?
Instagram é uma rede social e uma aplicação móvel ao mesmo tempo, que permite a seus usuários carregar imagens e vídeos com múltiplos efeitos fotográficos, tais como filtros, molduras, cores retro, etc., para posteriormente compartilhar essas imagens na mesma plataforma ou em outras redes sociais.
Esta aplicação ou rede é atualmente uma das que mais cresce no mundo. A história do Instagram é realmente impressionante, pois quatro anos após seu lançamento já era considerada a rede social mais importante para a fotografia no mundo.
O Instagram foi desenvolvido em São Francisco por seu fundador, Kevin Systrom, um colega de classe universitário de Mark Zuckerberg. Kevin criou uma ferramenta de fotografia sob medida para a câmera iPhone 4. O produto foi lançado na Apple Store em 6 de outubro de 2010 e foi batizado de Instagram.
Em 2011, os agora famosos “hashtags” foram adicionados para ajudar os usuários a encontrar imagens do mesmo assunto.
A primeira fotografia carregada na Instagram foi de seu fundador, com o objetivo de fazer o primeiro teste do aplicativo.
Em 2012, a versão pública foi lançada para o Android, que alcançou mais de um milhão de downloads em menos de 24 horas. Nesse mesmo ano, a empresa foi comprada pelo Facebook por US$ 1 bilhão.
Em 2013, ele cedeu às exigências dos usuários e introduziu a possibilidade de etiquetar pessoas e marcas em qualquer uma das fotos postadas. Nesse mesmo ano integrou o Instagram Direct, que é a forma de enviar mensagens diretas e privadas com fotos ou vídeos.
Em 2015 a Instagram foi a número um no ranking “Top 100 aplicativos para iPhone” criado pela Mashable, que a destacou como “uma das redes sociais mais influentes do mundo”, rivalizando com o famoso WhatsApp.
Confira: WhatsApp GB
Para que serve o Instagram?
Esta rede social com mais de 1 bilhão de usuários é utilizada para compartilhar imagens e vídeos, aplicando filtros e assim transformar uma foto tirada com um telefone celular em uma imagem profissional.
O procedimento é muito simples.
O usuário tira uma foto ou grava um vídeo de seu telefone celular, aplica um filtro ou retoque fotográfico (luz, saturação, etc.) e o compartilha com sua comunidade, escolhendo se o faz temporária ou permanentemente em sua parede.
Também é possível compartilhar esta imagem em outras redes sociais e também publicar os famosos Stories das quais já falamos neste blog e que têm sido toda a raiva desde que a plataforma as disponibilizou há vários anos.
Quais são as Vantagens do Instagram?
Quando soubermos o que é o Instagram e um pouco sobre suas origens, vamos ver porque recomendo fortemente que você use este aplicativo de uma forma profissional:
Impulsionar marca pessoal
Se você é um freelancer e está interessado em promover sua marca, esta rede social é a melhor opção. 40% das pessoas respondem melhor às informações visuais do que aos textos.
Fotografias e vídeos são o tipo de conteúdo que obtém a melhor resposta nas redes sociais, portanto, estes dados são mais do que suficientes para que você os integre em sua estratégia de marca.
Se você também acrescentar o fato de que esta plataforma tem mais de 1 bilhão de usuários, como mencionei antes, você começará a entender porque é do seu interesse criar uma conta Instagram o mais rápido possível, se você ainda não tem uma.
Aumento do envolvimento
Esta é uma plataforma onde é relativamente fácil obter visibilidade. Atualmente, é a rede social com maior envolvimento na maioria dos setores, como já deixei claro.
Isto significa que o nível de interação do usuário com o conteúdo é um dos mais altos em comparação com outras redes.
Importante! E não se esqueça dos hashtags: você deve escolher os mais bem-sucedidos que estão relacionados ao que você faz.
Aumentando o tráfego em seu blog
Para que os usuários que visitam seu perfil possam acessar seu website ou blog, recomendo que realizem diferentes ações:
- Adicione a URL de seu website em sua biografia de perfil.
- Adicione uma marca d’água em suas imagens com o nome ou URL de seu site
- Adicione imagens de seus artigos ou serviços
Você vai humanizar mais sua marca
Todos temos uma história para contar, todos temos paixões e passatempos profissionais que nos motivam. Quando você trabalha em sua marca pessoal, você precisa contar sua história.
Os seres humanos são naturalmente curiosos. Seus seguidores querem saber quem você é e o que você faz.
Não se preocupe, você não precisa mostrar TUDO o que você faz, mas o que eu recomendo é que você mostre seu lado mais humano, expressando o quanto você gosta de fazer seu trabalho.
Mostre suas ações pessoais e profissionais diárias que têm a ver com seu trabalho ou serviços. Grave vídeos explicando o que você faz e o que você oferece.
Ocasionalmente, mostrando pequenos detalhes que geram empatia com seus seguidores, é possível que mostrando seus passatempos você consiga novos seguidores.
Como funciona o Instagram?
Após explicar as vantagens, deixe-me guiá-lo com alguns passos simples para que sua conta comercial seja 100% otimizada.
Também se você quiser expandir seu conhecimento desta rede e usá-la a nível profissional, deixo este guia para você usar o Instagram como um profissional.
Otimize seu perfil
Você ajudará seus usuários a encontrá-lo mais facilmente se você adicionar um link para seu website e um número de telefone.
Você também deve geolocalizar seu negócio. Isso impulsionará sua SEO local na plataforma. Também é muito útil explicar clara e concisamente o que seu negócio faz e o que oferece.
Use os hashtags certos
Será mais fácil encontrar sua empresa se você usar os hashtags mais populares para seu negócio.
Também é interessante verificar as contas de seus concorrentes e ver quais hashtags eles estão usando (mas analise-os antes de usá-los, eles podem não ser os corretos).
A partir daqui, faça uma lista bastante extensa de hashtags para que você possa escolher os corretos para cada posto. Use também os hashtags mais populares localmente e os hashtags mais populares usados na Instagram em geral.
Quando você faz um post, basta copiar os hashtags que mais lhe interessam de acordo com o tipo de imagem e o objetivo que você tem em mente quando a publica. Aconselho o uso entre 10-15 hashtags no total para cada posto.
Tire boas fotos
Antes, quando definimos o que é o Instagram, acho que deixamos clara a essência desta rede social: a qualidade das imagens é fundamental e elas são, portanto, uma nova vitrine para sua empresa.
Não basta publicar qualquer foto, é uma rede social de fotos, parece óbvio que as imagens devem ter qualidade e ser originais.
Mostre o lado humano de sua empresa
Se é muito importante mostrar seu lado humano em suas publicações para promover sua marca pessoal, é ainda mais importante quando você está tentando gerar envolvimento com a conta de sua empresa.
Está tudo muito bem colocar imagens de seus produtos ou serviços, mas os usuários também querem ver o lado mais humano de sua empresa.
Mostre sua equipe, faça vídeos mostrando eventos importantes em sua empresa, tire fotos de suas instalações, etc.
Venda Sensações
Contar histórias é muito importante, pois o ajudará muito em sua estratégia para ser criativo.
Veja os anúncios da Ikea, Audi, Coca Cola, eles não lhe vendem o produto deles, eles lhe vendem a sensação que você terá quando você o usar. Os usuários estão cansados de serem “produtos vendidos”.
Use os Stories
Cada vez mais, as marcas estão tirando proveito do potencial desses vídeos ou fotos 24 horas.
Quando um usuário publica uma imagem ou vídeo nos Stories, sua foto aparece rodeada pelas cores da Instagram no topo da história de todos aqueles que seguem sua conta. Isto permite que você tenha mais visibilidade.
Você também pode realizar enquetes ou fazer perguntas para incentivar a interação com seus seguidores.
Crie conteúdo valioso
Você pode criar pequenas dicas para ajudar a resolver as dúvidas de seu alvo, como se fosse um mini-post. Você também pode fazer um mini tutorial em vídeo descrevendo a funcionalidade de seus produtos.
Interaja
Como em todas as redes sociais, você deve interagir com as pessoas que você quer seguir você.
Faça um filtro por hashtags e siga as contas que você achar interessantes, para que eles percebam você, deem um “gostinho” em suas publicações ou façam um comentário.
As chances são de que eles o sigam de volta.
Agora que você sabe o que é o Instagram, para que serve e como pode incluí-la em sua estratégia digital, espero que siga os passos que lhe dei, quer você queira trabalhar em sua marca pessoal ou promover sua empresa.
Tenho certeza de que estas dicas o ajudarão a começar a usar esta poderosa rede social atualizada, se você ainda não o está fazendo.