Como Tirar Fotos para Instagram

Sabe tirar fotos para Instagram? Lançado em 2010, o Instagram é uma rede social de fotos e vídeos em constante crescimento, que hoje conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Atualmente, muitas pessoas têm sua renda principal obtida através desta rede e por isso, as postagens devem ser cada vez mais qualificadas e bem planejadas.

Boas fotos no Instagram podem garantir um bom engajamento, auxiliando em uma maior visitação para o seu perfil. Portanto, se o seu objetivo é bombar a sua conta, trazendo cada vez mais pessoas para perto do seu conteúdo, este artigo é para você. Aqui falaremos sobre a melhor maneira de tirar fotos para o Instagram, dando muitas dicas interessantes. Não deixe de conferir!

Veja como tirar fotos para Instagram e bombar seu perfil!

É preciso levar alguns fatores em conta se você quer tirar boas fotos para o Instagram e bombar seu perfil. Assim, você pode obter excelentes resultados finais e assegurar um engajamento surpreendente. Alguns destes fatores são: qualidade da câmera, iluminação e elementos de cena. Confira a seguir para saber mais!

Use uma câmera de qualidade, seja do celular ou própria para fotografia

Usar uma câmera de qualidade ao tirar sua foto para o Instagram é fundamental, visto que esta tem influência na aplicação das demais técnicas capazes de garantir um resultado interessante. Sabendo disso, seja pelo celular ou por câmeras especializadas em fotografia, é preciso ter ciência da qualificação do modelo.

Além disso, é essencial salientar que na hora de investir em uma boa câmera, há a necessidade de considerar não apenas os megapixels das especificações, mas também os detalhes sobre a lente, sensores, captação de cores e muito mais. Portanto, atente-se aos detalhes e escolha uma câmera eficaz para fazer seus clicks. Não deixe de conferir os modelos de celulares com as melhores câmeras para tirar fotos para Instagram em os 10 melhores celulares com câmera boa de 2022.

Use e abuse do temporizador 

O temporizador é uma ferramenta essencial, principalmente para tirar selfies, pois, com ele é possível ajustar o celular na posição correta e controlar a quantidade de segundos de espera antes do registro da imagem. A maioria dos modelos de câmera, permitem a escolha entre 3, 5 e 10 segundos, mas isso pode variar. 

Para quem está sozinho em um lugar incrível e quer tirar boas fotos no Instagram, o temporizador pode facilitar e muito. Assim, você pode colocar seu aparelho em um tripé, pau de selfie ou semelhante, acionar o timer e realizar clicks de qualidade, desfrutando de resultados incríveis. 

Escolha a direção da foto a depender se a foto irá para o feed ou para os stories

É interessante diferenciar as direções de acordo com a intenção de postagem da foto. Por exemplo, se você quer postar uma imagem nos stories, adequar a direção de acordo com as dimensões suportadas por este recurso pode melhorar não só o resultado final, mas também o engajamento obtido. 

Um outro fator determinante nesse sentido, é a análise do tipo de foto, já que o feed exige mais conteúdos educativos, inspirações, fotos bonitas e autorais, enquanto os stories tem o objetivo de criar relacionamento com os seguidores, de forma a construir interação e conectividade de hobbies. 

Portanto, é imprescindível determinar quais são os seus objetivos com determinados clicks. Desta forma, a repercussão de seus posts pode ser surpreendente, trazendo bons frutos para o seu perfil do Instagram. 

Prefira tirar fotos sem flash

O flash é uma ferramenta eficaz quando usada no momento correto. Isso se dá, pois, se esta configuração for utilizada em fotos sem necessidade, o resultado final pode não ser qualificado. Quando tiramos fotos à noite, por exemplo, é comum constatarmos que as pessoas ou animais ficaram com os olhos avermelhados. 

Por isso, é mais viável conferir como utilizar a iluminação natural ao seu favor, do que utilizar o flash com a esperança de que a luz fique mais adequada. Deste modo, procure conferir a real necessidade do uso deste recurso, recorrendo a ele apenas se for preciso, já que é possível capturar fotos para o Instagram altamente qualificadas sem o flash.

Tire proveito da iluminação natural 

Como mencionado anteriormente, a iluminação natural pode ser a melhor opção a fim de tirar boas fotos para o Instagram. Se você observar bem e decidir por um ângulo adequado para aproveitar a iluminação do ambiente, suas fotos podem sair com excelente resultado, trazendo um engajamento eficaz ao seu perfil. 

Além disso, existem alguns momentos do dia que podem tornar seus clicks ainda melhores, tais momentos são denominados de Golden Hour. A Golden Hour ou Hora Dourada, se refere aos horários seguintes ao nascer do sol e anteriores ao pôr do sol. Nestes horários a luz natural faz das fotos excelentes, sendo uma opção interessante para quem quer inovar. 

Escolha cenários neutros ou com poucas pessoas

Para que sua foto do Instagram fique mais completa e transmita seus objetivos, procure escolher cenários neutros, sem a presença de itens que possam “poluir” a imagem e sem muitas pessoas ao seu redor. Atualmente, existem aplicativos de edição capazes de limpar o cenário de fundo, funcionando como uma alternativa no caso do ambiente estar cheio. 

No entanto, em circunstâncias onde você possui controle do cenário, basta retirar objetos que não são necessários e que podem atrapalhar. Assim, o resultado final fica mais profissional e qualificado, influenciando diretamente no engajamento de sua foto, tanto nos stories, quanto no feed.

Evite usar o zoom da câmera

Assim como o flash, o zoom é um recurso que deve ser utilizado com cautela, já que pode produzir fotos sem nitidez ou com muitas distorções. Portanto, evite usar o zoom na hora de tirar suas fotos para o Instagram, assim a imagem obtida pode ficar mais interessante. Caso você queira evidenciar um objeto em específico, existem algumas alternativas. 

É possível utilizar editores capazes de recortar os objetos a serem evidenciados, deixando-os com uma boa qualidade para visualização e também no tamanho correto para postagem. Além disso, se for viável, basta se aproximar do objeto ou estabelecer um bom ângulo para que você evidencie o que for desejado sem a necessidade de dar o zoom. 

Estude como editar as fotos e usar os filtros ao seu favor

Editar suas fotos pode ser uma boa pedida, principalmente se você busca chamar a atenção das pessoas para o seu perfil do Instagram. Contudo, é interessante salientar que, por mais que o próprio aplicativo desta rede social possua filtros e configurações de edição interessantes, eles não são indicados, especialmente em contas profissionais. 

Isso se dá, pois, os recursos disponíveis no app são mais generalistas e o objetivo principal do Instagram não é oferecer uma edição de primeira e sim de compartilhar conteúdos. Portanto, estude os melhores editores disponíveis e veja se é viável investir em um pago ou um gratuito. Assim você pode utilizar os filtros ao seu favor e bombar ainda mais sua conta.

Veja quais são as funções da sua câmera

Conhecer as diferentes funções de sua câmera pode promover uma edição mais completa e qualificada das suas fotos do Instagram. Deste modo, é possível explorar os diferentes recursos de forma positiva, utilizando os mais adequados para cada ocasião. Algumas das principais funções são: 

  • Fotos Panorâmicas: A função de Fotos Panorâmicas permite o registro de imagens em 180º ou 360º, dependendo do aparelho. Isso funciona através da junção de múltiplas imagens em uma mesma câmera, onde você registra de uma ponta a outra, com um direcionamento específico. 
  • Grades do Celular: A função Grades do Celular auxilia no enquadramento das imagens, evitando que o resultado final fique torto ou que o objeto mais importante não fique evidenciado. Desta forma, é possível obter fotos mais profissionais e qualificadas. 
  • Autofoco: A função Autofoco permite que a câmera foque em um objeto automaticamente, podendo ser acionada através de um toque na tela ou ao pressionar o disparador. Esta função facilita ainda mais a obtenção de resultados interessantes. 
  • Modo Profissional: A função Modo Pro pode ser ativada a fim de controlar mais precisamente as configurações da câmera relacionadas com o tempo de exposição, temperatura da imagem, entre outros. Assim sendo, é possível definir os recursos mais viáveis de maneira manual. 
  • Auto HDR: A função Auto HDR auxilia na ampliação da gradação, que está relacionada com o contraste e coloração das imagens. Por meio deste recurso é possível determinar o brilho correto e assim, produzir uma foto mais profissional e de qualidade.

Mantenha a lente da câmera limpa

Antes de tirar suas fotografias, procure sempre higienizar a câmera para retirar os resquícios de gordura corporal que ficam acumulados nesta região. Como estamos sempre em contato com o celular ou com a câmera tradicional, a lente acaba ficando suja e se não for limpa, as fotos podem sair com borrões ou distorções.

Muitas vezes acreditamos que a câmera está danificada, quando na verdade está apenas com sujeira acumulada. Portanto, mantenha seu aparelho com as lentes limpas se você quer registrar imagens incríveis para postar no seu Instagram. 

Uma outra dica é usar e abusar das câmeras presentes em seu celular, pois nos modelos mais recentes lançados, principalmente em iPhones, é bem comum o aparelho vir com 2 ou 3 câmeras traseiras. Não deixe de conferir os 10 melhores iPhones para comprar em 2022 e saiba quais modelos possuem as melhores câmeras.

Evite fotos centralizadas

Se você busca registrar imagens inovadoras, que chamem a atenção de quem te segue e, principalmente, de quem ainda não te segue, uma dica eficaz é evitar fotos centralizadas. As fotos centralizadas são bastante comuns não só no Instagram, mas também em outras redes sociais e bancos de imagens. 

Pensando nisso, tente sempre inovar em relação a posição das pessoas, animais e objetos nas fotos para o seu Instagram. Deste modo, é possível explorar outras variáveis, ângulos e disposições para que o resultado final possa transparecer toda a sua criatividade, influenciando em um bom engajamento. 

Use as sombras do ambiente ao seu favor

Assim como a iluminação natural, as sombras podem criar imagens muito criativas, inovadoras e lindas. Utilizar este recurso ao seu favor permite que as fotos para o seu Instagram tenham um toque ainda mais profissional. Existem diversas formas de utilizar as sombras, desde a exploração de um caráter assustador, até o de uma ilusão 3D. 

É possível criar formas, perspectivas e inversões com as sombras, de modo a evidenciar um objetivo com a imagem capturada. Por exemplo, se você vai fotografar um pôr do sol, as sombras das pessoas observando ou dos pássaros voando nas montanhas podem tornar o registro muito mais especial para você, seus seguidores e para quem ainda não te segue. 

Portanto, busque usar as sombras em suas fotos, pois, assim você consegue converter momentos comuns do cotidiano em grandes acontecimentos, que muitas vezes deixamos passar despercebidos. 

Use portas e janelas para criar transições de cenários

As portas e janelas podem oferecer diferentes perspectivas para as fotos. Por exemplo, se você vai fazer o registro de uma cozinha, é interessante evidenciar a região onde fica a porta ou a janela, para que haja uma transição interessante de cenários. Assim, é possível evidenciar não só a cozinha, mas também a paisagem do lado de fora. 

Portanto, se você pretende tirar uma foto de qualidade para o seu Instagram, explorando os diferentes elementos disponíveis no ambiente, esta é uma excelente forma de registrar locais, pessoas, animais e mais. Desta forma, é possível obter um bom engajamento e fazer registros muito especiais. 

Use elementos de cena para criar gradientes

Na hora de planejar uma foto para o seu Instagram, você pode explorar os mais diversos elementos. É possível colocar objetos ou retirá-los para que o resultado final fique mais interessante, de forma a compor uma imagem mais completa. Um fator fundamental a se considerar é o de criação de gradientes. 

Os gradientes são como degradês, onde basicamente uma cor se converte em outra através dos recursos utilizados. Muitos editores podem criar esse efeito, no entanto, usar os elementos de cena pode ser uma alternativa criativa para explorar os gradientes de forma natural e obter clicks inovadores. 

Use tecidos finos sobre a lente para criar camadas em suas fotos

Em alguns registros fotográficos, o uso de tecidos finos sobre a lente têm potencial de criar um efeito de camadas interessante. Isso faz com que a foto produzida cause sensações naqueles que estão vendo, o que pode ser muito interessante para gerar bons índices de engajamento no público de seu perfil. 

Portanto, procure planejar o que você pretende registrar e assim utilizar de recursos como estes ao seu favor. Com isso, as fotos de seu Instagram podem ter um resultado eficaz, chamando a atenção de seus seguidores  e também daqueles que ainda não conhecem seu perfil pessoal/profissional.

Tire fotos de objetos e pessoas em números ímpares

No mundo da fotografia, existe uma regra denominada de regra das probabilidades. Esta regra diz que quando registramos uma imagem, é necessário pensar em sua composição. Todas as fotos dos perfis do Instagram procuram chamar a atenção dos espectadores, de forma a estimular sensações mentais. 

Portanto, tal regra utiliza os números ímpares como uma forma de influenciar o cérebro daqueles que estão apreciando a foto. Por exemplo, uma imagem com 3 objetos vai ser mais chamativa do que uma com 2, pois, assim um dos objetos se torna dominante e a foto vai ser observada por muito mais tempo, prendendo o olhar de seu seguidor.

Como encontrar o melhor ângulo e enquadramento para suas fotos

Agora que você conheceu as principais dicas relacionadas às formas de tirar fotos para o Instagram, vamos conhecer informações sobre os diferentes ângulos e enquadramentos capazes de tornar seus registros ainda mais qualificados, criativos e inovadores. Acompanhe a seguir para saber mais!

Escolha a melhor altura do ângulo 

Decidir pela altura de ângulo mais adequada é essencial para atingir os objetivos principais de seu retrato para o Instagram. Assim, seus seguidores podem ter acesso às sensações que você propôs de forma completa, profissional e qualificada. As principais alturas de ângulo para aquisição de bons resultados, são: 

  • Ângulo Normal: O ângulo normal diz respeito ao enquadramento no nível dos olhos da pessoa ou animal fotografado. No caso de objetos o enquadramento fica “de frente”, muito comum em retratos pessoais ou paisagísticos. 
  • Ângulo Plongée: O ângulo plongée, também denominado de câmera alta, diz respeito ao enquadramento acima dos olhos da pessoa ou animal fotografado, causando uma impressão de profundidade como nos mergulhos. 
  • Ângulo Contra Plongée: O ângulo contra plongée, também denominado de câmera baixa, diz respeito ao enquadramento abaixo dos olhos da pessoa ou animal fotografado. A câmera fica voltada para cima, deixando uma sensação de altura. 

Veja qual o melhor lado do ângulo

Além da altura do ângulo, é preciso considerar o seu melhor lado a fim de registrar fotografias de qualidade para postar no seu Instagram. É interessante salientar que a referência dos ângulos vem utilizando partes do corpo, porém basta associar a altura destas partes para definir o melhor ângulo para os objetos e paisagens. Os lados principais são: 

  • Frontal: O lado do ângulo frontal diz respeito ao enquadramento no nível do nariz da pessoa ou do animal fotografado. No caso de objetos, basta posicionar a câmera de frente. 
  • 0 ¾: O lado do ângulo 0 ¾ diz respeito ao enquadramento cerca de 45º a partir  do nariz da pessoa ou do animal fotografado. No caso de objetos, procure posicionar a câmera de frente e em seguida, adequar ao ângulo acima citado. 
  • Perfil: O lado do ângulo de perfil diz respeito ao enquadramento cerca de 90º a partir do nariz da pessoa ou do animal fotografado. No caso de objetos, procure posicionar a câmera de frente e em seguida, adequar ao ângulo acima citado. 
  • Nuca: O lado do ângulo da nuca diz respeito ao enquadramento cerca de 180º a partir do nariz da pessoa ou do animal fotografado. No caso de objetos, procure posicionar a câmera na parte de trás. 

Para encontrar o melhor ângulo, movimente-se

Um fator simples e essencial capaz de registrar boas fotos para o Instagram, é a movimentação durante a produção das imagens. Quando você se movimenta, é possível encontrar o ângulo mais adequado, que pode ser diferente dependendo do que está sendo fotografado. 

Muitas vezes um ângulo utilizado para uma pessoa pode não ser adequado para um animal. Portanto, procure alternar entre os cenários, conhecer os diferentes ângulos, movimentar-se e realizar testes a fim de obter um resultado final interessante e desfrutar de um bom engajamento pós postagem. 

Veja qual o melhor plano de enquadramento para a sua foto 

O plano de enquadramento, basicamente diz respeito à distância da câmera em relação ao item que está sendo fotografado. Definir o plano adequado é essencial para atingir seus objetivos e postar uma foto interessante em seu Instagram. Os principais planos de enquadramento são:

  • Plano Aberto: O plano aberto, também denominado de ambientação, diz respeito a uma imagem registrada distante da pessoa, animal ou objeto fotografado. Pode ser interessante em paisagens, por exemplo. 
  • Primeiro Plano: O primeiro plano diz respeito a uma imagem registrada a uma distância menor da pessoa, animal ou objeto fotografado. Assim, é possível obter uma sensação de proximidade. 
  • Plano Americano: O plano americano diz respeito a uma imagem registrada do joelho para cima da pessoa fotografada. No caso de objetos ou animais, basta adequar a uma distância semelhante.
  • Plano Médio: O plano médio, também denominado de posicionamento ou movimentação, diz respeito a uma imagem registrada em uma distância média da pessoa, animal ou objeto fotografado. 
  • Close: O plano close, semelhante ao primeiro plano, diz respeito a uma imagem registrada a uma distância bem próxima da pessoa, animal ou objeto fotografado. Assim, é possível obter detalhes mais precisos. 
  • Superclose: O plano superclose, diz respeito a uma imagem registrada a uma distância bem próxima, evidenciando uma parte em específico da pessoa, animal ou objeto fotografado. Assim, é possível obter detalhes muito aproximados.

Use a regra dos terços

A regra dos terços é comumente utilizada por fotógrafos profissionais, no entanto, é muito interessante para a postagem de fotos no Instagram, mesmo que aplicada por amadores. Esta regra utiliza a função da câmera anteriormente citada, denominada de Grades do Celular, responsável por dividir a tela em linhas 3×3 como em um jogo da velha. 

Esta divisão de linhas permite um melhor enquadramento, dividindo a imagem em 9 partes. As partes localizadas no meio da grade devem posicionar a pessoa, objeto, paisagem ou animal a ser destacado na foto. Deste modo, a imagem registrada fica com muito mais qualidade e pode assegurar resultados de engajamento incríveis.

Aproveite o cenário para criar um enquadramento natural

Não se esqueça de utilizar o cenário do ambiente ao seu favor, assim é possível obter um enquadramento natural das fotos e consequentemente, registrar ótimas imagens para postar no Instagram. O enquadramento natural pode causar sensações de proximidade e chamar a atenção não só de seus seguidores, mas também dos que ainda não te seguem. 

Portanto, utilize elementos do cenário, ajustando-os se necessário, a fim de alcançar resultados promissores e atingir um público ainda maior. 

Agora que você sabe como tirar fotos para Instagram, poste suas criações e ganhe vários likes!

Agora que você já conhece todas as dicas necessárias sobre como tirar fotos para o Instagram, basta aplicar os métodos aprendidos e obter criações altamente qualificadas. Deste modo, você pode ganhar diversos likes e aumentar seu engajamento de forma promissora. 

Lembre-se de que boas imagens chamam a atenção para o seu perfil, mas também é necessário realizar o planejamento de conteúdo para que estas se adequem aos diferentes recursos do aplicativo. Para ver mais dicas para facilitar o seu cotidiano, acesse Portal Vida Livre.