Teve o Whatsapp Roubado? O WhatsApp é a ferramenta de comunicação preferida da maioria dos usuários de celular, mas por ser o app mais usado no mundo tem um lado ruim e é que o torna um alvo para quem quer roubar nossa conta para acessar nossos chats ou enviar spam.
O WhatsApp tem medidas de segurança para que isso não aconteça, mas não é impossível. Eles podem roubar nossa conta fazendo com que enviemos nosso código de verificação, através do WhatsApp Web ou se o seu celular tiver sido roubado (e você não tem proteção). Neste artigo, explicamos as etapas a seguir se sua conta do WhatsApp for roubada. Confira mais detalhes que o WatsGP fez na íntegra logo a seguir!
Índice de Conteúdo
Teve o WhatsApp Roubado? Veja o que Fazer
Whatsapp Roubado via Código de Verificação
Quando configuramos o WhatsApp e ativamos no celular pela primeira vez, temos que inserir nosso número de telefone e recebemos uma mensagem SMS com um código que devemos inserir. Sem este código não é possível ativar a conta, por isso é muito importante não compartilhá-la com ninguém.
Os ladrões de contas do WhatsApp usam um método de engenharia social para obter o código da vítima. Eles mandam uma mensagem na qual avisam que a conta do WhatsApp foi hackeada (ou algo parecido que nos amedronta) e pedem que enviemos o código de verificação que vamos receber por SMS.
Assim que o entregarmos a ele, o ladrão poderá ativar a conta em outro dispositivo e ficaremos de fora porque o WhatsApp só pode ser usado em um terminal de cada vez.
O WhatsApp só pode ser usado em um dispositivo. Se dermos nosso código de verificação, quando o ladrão fizer o login, ele nos bloqueará.
A intenção desse tipo de roubo é geralmente enviar spam para nossos contatos, algo irritante, mas com consequências relativamente inofensivas. Mas isso não significa que não devemos agir rapidamente, se uma pessoa se passar por nós, ela pode obter informações confidenciais e levar a algo mais sério.
O que eu faço para recuperar minha conta? Se você se encontrar nessa situação, siga estas etapas:
- Fale com seus contatos por telefone ou de outra forma para que saibam que a pessoa que está controlando seu WhatsApp está se passando por sua identidade, evitando assim que compartilhem informações com ela.
- Registre sua conta do WhatsApp novamente com seu número de telefone.
- Digite o código de seis dígitos que você receberá por SMS. Se muitas tentativas tiverem sido feitas, o SMS pode demorar algumas horas, caso em que tente a chamada. Assim que você entrar, o ladrão será desconectado.
- Se ele também solicitar um código adicional de seis dígitos, o invasor pode ter ativado a verificação em duas etapas. Nesse caso, o WhatsApp não dá muitas opções: você terá que esperar sete dias para poder usar a conta novamente. A parte boa é que assim que você cumprir o passo 3, a sessão da outra pessoa será encerrada para que naquele tempo ela também não consiga usar sua conta.
Para evitar que sua conta seja roubada com este método, a solução é óbvia: não compartilhe o código de seis dígitos com ninguém e suspeite se receber uma mensagem solicitando por ele. Além disso, você pode ativar a verificação em duas etapas e ninguém poderá acessar sua conta sem o segundo código. Claro, não se esqueça ou você pode bloquear sua conta por sete dias.
Acho que Alguém está me Espionando pelo WhatsApp Web
A segunda maneira de alguém acessar seus bate-papos do WhatsApp é entrando em sua conta através do WhatsApp Web. Ao contrário do caso anterior em que o ladrão pode ser uma pessoa totalmente desconhecida, no caso do WhatsApp Web geralmente é alguém que tem acesso ao nosso celular, pois para efetuar o login é necessário digitalizar um código QR.
Detectar se alguém está usando o seu WhatsApp Web é mais fácil, pois o WhatsApp inclui a notificação que nos informa que há uma conta ativa no momento. Se você vir isso em seu celular e não estiver usando, suspeite e tome medidas. Impedir que eles espionem você é muito fácil seguindo estas etapas.
Leia Mais: Como Mudar o Número do WhatsApp e Não Perder as Conversas
Entre no WhatsApp e, no menu do canto superior direito, escolha a opção WhatsApp Web. Clique no botão ‘Fechar todas as sessões’ e o espião será expulso do aplicativo.
E se meu Celular for Roubado?
No caso de você não ter acesso ao seu celular devido a roubo ou perda, existem várias maneiras de impedir que alguém acesse seus bate-papos. Se você tiver um código ou bloqueio de tela de impressão digital, estará seguro. Em qualquer caso, siga estas etapas:
- Bloqueie o cartão SIM ligando para sua operadora. Isso não fechará a sessão do WhatsApp ativa, mas os impedirá de verificar a conta novamente, pois não poderão receber o SMS.
- Para garantir que ninguém acesse seus bate-papos, você deve desativar a conta. Para fazer isso, envie um e-mail para support@whatsapp.com colocando o assunto “Telefone roubado / perdido: Por favor, desative minha conta” e anexando seu número de telefone celular com o prefixo internacional incluído (se for um número brasileiro, o prefixo é +55).
- Para ativar sua conta novamente, você terá que solicitar uma duplicata do SIM à sua operadorae verificar novamente a conta em um novo celular. Lembre-se de que, se tiverem passado 30 dias desde que você desativou a conta (etapa 2), ela será excluída permanentemente.
Agora que você sabe o que fazer em caso de WhatsApp roubado, deixe seu comentário!