Está na dúvida entre bloquear ou ignorar no WhatsApp? Na filosofia moderna do app podemos constantemente questionar qual a melhor saída. Esse é um dilema de muita gente que usa o aplicativo. E não apenas para relacionamentos amorosos, mas para qualquer interação que está incomodando um dos usuários.
Muitos dizem que a solução é bloquear logo de cara, pois isso seria cortar o mal pela raiz. Porém, outros preferem ignorar para ver se a outra pessoa se dá conta de que está sendo inconveniente. Mas, afinal, bloquear ou ignorar no WhatsApp? Saiba os prós e contras de cada uma dessas ações.
Índice de Conteúdo
Entre bloquear ou ignorar no WhatsApp, a segunda opção pode ser algo mais suave
Cada caso é particular, mas existem aqueles em que a outra pessoa é apenas inconveniente em alguns momentos. Nesse caso, ignorá-la pode funcionar. De forma indireta, você estará dizendo que não está interessada no que ela tem a dizer.
No caso de relacionamentos, isso também pode funcionar. Se for um ex, aí depende do contexto. Se você ainda mantém contato com a pessoa, nem que seja uma amizade, é possível apenas ignorá-lo em algumas situações. Se o término foi tranquilo para ambos, sem grandes brigas, por que bloquear a pessoa logo de cara?
Além do mais, às vezes, querendo ou não, precisamos manter contato com algumas pessoas. Na maioria das vezes isso ocorre no trabalho. Não há motivo para bloquear o contato se você, uma hora ou outra, precisará falar com ele novamente. Assim, é melhor ignorar e falar apenas quando extremamente necessário.
O momento certo para bloquear alguém
Se você ainda está pensando se é preciso bloquear ou ignorar no WhatsApp, faça algumas perguntas a si mesmo:
- Esse contato está me causando dor de cabeça, estresse ou nervosismo?
- A conversa está me incomodando?
- Quero cortar relações com esse usuário definitivamente?
- Está acontecendo algum tipo de assédio?
- A pessoa está sendo inconveniente toda hora?
Se alguma das respostas acima for “sim”, então cogite seriamente a possibilidade de bloquear o contato. Claro que ele pode ser desbloqueado, mas as situações descritas acima são muito sérias e ignorar não será suficiente. Além do mais, diante dessas situações, é preciso mostrar para a pessoa que você realmente não está contente. Até porque a saúde mental é muito importante.
Outra situação interessante é que pessoas que nem conhecemos podem entrar em contato conosco. De alguma forma elas conseguem o nosso número pessoal e começam a mandar mensagens como se fossem íntimas da gente. Nesse caso, principalmente se o usuário não se identificar, é melhor bloqueá-lo imediatamente.
Decidido entre bloquear ou ignorar no WhatsApp? Saiba o que fazer no primeiro caso
Bloquear um contato pode ser uma questão de segurança. É importante que todos os usuários saibam fazer isso. As pessoas com menos conhecimento tecnológico, ou idosos, estão mais suscetíveis a golpes pelo aplicativo. Por isso, bloquear um número é, acima de tudo, uma forma de prevenir que essas pessoas caíam em golpes.Assim, se você quiser bloquear alguém, conhecido ou não, siga esses passos:
- Na tela inicial do app, clique nos três pontinhos do lado direito da tela;
- Vá em “Configurações” e depois em “Conta”;
- Em seguida, selecione a opção “Privacidade”;
- Na parte inferior da tela, encontre e entre na opção “Bloqueados”;
- Ali aparecerão todos os contatos que você já bloqueou;
- Se quiser bloquear um novo contato, clique no símbolo localizado do lado superior direito, representado por uma pessoa e o sinal + ao lado;
- Agora, sua lista de contatos aparecerá;
- Por fim, selecione o contato que deseja bloquear e ele será automaticamente bloqueado.
Para desbloquear, faça o mesmo caminho, e na lista dos bloqueados, clique no contato que deseja desbloquear e, depois, confirme o desbloqueio.
Outras formas de bloquear um contato
Há outras formas de bloquear um contato. Você pode fazer isso diretamente por meio da conversa:
- Abra a conversa com o contato que deseja bloquear;
- Clique nos três pontinhos do lado superior direito;
- Clique em “mais opções”;
- E, por fim, clique em “bloquear” e confirme a ação.
Nesse mesmo caminho, você também pode denunciar o contato. Em caso de um número desconhecido insistir na conversa ou em caso de assédio, não pense duas vezes para utilizar esse recurso.