Como Clonar o WhatsApp
É possível clonar o WhatsApp? | A clonagem do WhatsApp de outro celular é um tema que gera muitas dúvidas entre as pessoas.
Afinal, é realmente crime ou não? Como acontece em um número de celular? Existe clonagem que não seja ilegal? Esses são apenas alguns dos muitos questionamentos recorrentes sobre o esse aplicativo de mensagens.
Pensando nisso, elaboramos esse guia completo para você aprender tudo sobre clonagem da conta do WhatsApp e, no caso da clonagem não ser ilegal, como você pode fazer esse procedimento em menos tempo. Confira a seguir!
OBS: Não endossamos qualquer tentativa de clonagem dos apps de mensageiros como o WhatsApp, Telegram ou qualquer outro. Esse artigo é meramente informacional e não assume qualquer responsabilidade pela aplicação das dicas pelos leitores e suas eventuais consequências.
Como ocorre a clonagem de WhatsApp?
De acordo com dados divulgados pelo laboratório de segurança digital da PSafe, cerca 5 milhões de brasileiros foram alvos de clonagem do WhatsApp apenas no ano de 2020.
É provável que, caso você não tenha sido alvo desses golpes, certamente conhece alguém que foi.
Nos últimos anos, o golpe mais comum que acontece é quando o golpista assume a identidade da vítima, indo aos contatos da mesma e solicitando favores financeiros.
Confira: Como fazer backup do WhatsApp?
Geralmente, utilizando a desculpa de um problema emergencial, por exemplo, um acidente, esses clonadores fazem os contatos depositarem dinheiro na conta informada.
Vale salientar que esses indivíduos costumam se preparar com bastante afinco antes de “golpear” os contatos da vítima.
Para tanto, é comum que eles estudem os contatos da vítima por dias, observando os contatos que elas possuem mais familiaridade.
A clonagem é extremamente problemática. Pois, além de causar prejuízos financeiros para aqueles enganados, também fere a privacidade da vítima.
Isso ocorre porque ao clonar o WhatsApp da vítima, o indivíduo terá acesso a tudo que ela compartilhar e receber no aplicativo. Ou seja, mensagens, fotos, dados sigilosos, dados bancários e senhas.
Sabemos que hoje, especialmente entre os jovens, tornou-se comum possuir um “grupo sozinho”.
Em resumo, é um grupo composto unicamente pela pessoa proprietária do WhatsApp, em que utiliza aquele espaço para salvar coisas importantes como determinadas mensagens, fotos ou fazer anotações.
Por isso, a existência desses clonadores se torna extremamente perigoso ao usuário.
De fato, a clonagem ocorre de diversas formas. Assim sendo, uma delas, através do WhatsApp Web, opção que o WhatsApp oferece para que o aplicativo seja acessado pelo computador.
Clonar WhatsApp é crime?
SIM! Clonar, mexer e buscar informações no WhatsApp de outra pessoa sem a prévia autorização da mesma constitui crime.
Isso não vale apenas para o WhatsApp, mas para qualquer outro meio de comunicação digital, como Facebook ou o e-mail.
Podemos apontar que essa ilegalidade se sustenta em duas normas do ordenamento jurídico brasileiro, dentre elas o artigo 154-A do Código Penal.
Tendo em vista a grande quantidade de casos de clonagem de WhatsApp, acreditamos ser possível que, nos próximos anos, haja o endurecimento dessas leis, estabelecendo penas mais agressivas.
Além disso, não apenas a atuação de hackers e clonadores que é ilegal. Mexer no WhatsApp do seu parceiro/parceira sem a autorização do mesmo também constitui crime.
Esse tipo de atitude talvez seja ainda mais comum do que a clonagem. De modo que é bastante presente em relacionamentos abusivos, tóxicos e recheados de desconfiança
Como clonar o WhatsApp?
Embora não pareça, clonar o WhatsApp de alguém não é algo que exige ciência de foguete.
Qualquer pessoa com conhecimento intermediário/avançado em informática conseguem fazê-lo.
Uma informação que ainda não havíamos apresentado até este momento é que o próprio sistema operacional, em especial o Android, já traz alguns recursos que permitem clonar o WhatsApp.
Certamente, há um gigantesco ponto de interrogação na sua cabeça; “se é ilegal, porque o próprio Android permite que eu realize essa operação?”.
Antes de tudo, clonar é fazer duas versões de um mesmo WhatsApp, permitindo que haja duas contas iguais, mas separadas. Nesse sentido, o Android viabiliza esse processo.
Porém, não é com pretensão de permitir que as pessoas cometam crimes.
A possibilidade de clonar seu próprio WhatsApp é para pessoas separarem o WhatsApp do trabalho do WhatsApp pessoal. Por exemplo, os aparelhos da marca Samsung, que utilizam o sistema operacional Android, trazem o chamado “Dual Messenger”.
Ativando essa opção, é possível que você tenha dois aplicativos do WhatsApp no mesmo smartphone.
Para acessar, basta fazer o seguinte:
- Abra o menu do seu Samsung e procure pelo ícone ‘Configurações’;
- Clique nele e, em seguida, procure por ‘Recursos Avançados’;
- Selecione ‘Dual Messenger’ e ative-o;
- Nesse momento, aparecerá uma mensagem para confirmar se quer realmente instalar o segundo aplicativo. Clique em ‘Instalar’;
- Pronto! Assim que for instalado, seu segundo WhatsApp aparecerá na tela. Em suma, lele possui uma marcação laranja, a fim de distingui-lo do WhatsApp original.
Agora, falando da clonagem ilegal, ela costuma ocorrer pelo espelhamento do WhatsApp, sendo recorrentemente feita pelo WhatsApp Web.
Nesse método, o clonador precisa estar em posse do seu WhatsApp, de modo a abri-lo no computador pelo WhatsApp Web.
Outro meio é a utilização de programas e aplicativos que fazem essa clonagem.
Método bastante conhecido para clonar o WhatsApp de forma ilegal é o chamado SIM-swap.
Esse golpe exige auxílio das companhias telefônicas. Assim, o golpista clonará o chip do seu celular, permitindo a ele ter acesso ao WhatsApp e outros aplicativos.
Como clonar o WhatsApp de outra pessoa à distância?
Os meios e métodos para a clonagem estão ficando cada vez mais elaborados. Hoje, uma pessoa no Rio Grande do Sul consegue clonar o WhatsApp de alguém no Rio Grande do Norte.
O WhatsApp Web, apesar de muito utilizado, exige que o clonador tenha o celular da vítima em mãos, de modo a fazer a leitura do QR Code e abrir o WhatsApp no computador.
Além desse método, há alguns softwares e aplicativos de celular que também fazem isso.
Conheça 2 deles:
- mSpy: é um programa super completo e muito utilizado para clonar redes sociais, e-mails, chamadas telefônicas e visualizar a galeria do indivíduo.
- Clonapp:
- O clonador pega o celular da vítima;
- Abre o WhatsApp e, em seguida, o WhatsApp Web;
- Depois, pega o próprio celular e abre no programa Clonapp;
- Ativa a opção ‘escanear’ e aguarda até que o procedimento seja finalizado.
Além desses métodos, há muitos outros aplicativos que permitem clonar o WhatsApp de outra pessoa à distância. São eles: Parallel Space, XNSPY e Track My Fone.
Conclusão
Ao longo desse artigo, você aprendeu sobre clonagem do WhatsApp.
Como vimos, clonar o WhatsApp de outra pessoa sem a permissão da mesma constitui crime, podendo até levar à prisão. Assim, vale a pena tomar algumas precauções para evitar posteriores incômodos.
Ativar às duas etapas de verificação em duas etapas do WhatsApp é uma delas, pois aumentará a sua segurança.
Além disso, outro meio é ficar sempre atento ao WhatsApp Web, observando quais são os computadores que o seu WhatsApp está aberto. São medidas simples, mas que podem conferir maior segurança ao utilizar o WhatsApp.
Baixe também: Snaptube