You are here
Home > Blog >

Como Exportar Conversas do Whatsapp

como exportar conversas do whatsapp

“Como Exportar Conversas do Whatsapp”?

A plataforma de mensagens WhatsApp tem 1,5 bilhões de usuários em todo o mundo e está sendo cada vez mais utilizada como uma ferramenta para organizar, mobilizar e compartilhar conteúdos importantes de direitos humanos.

Leia Mais: Whatsapp GB

Este tutorial mostra a você como baixar e exportar suas mensagens de chat, vídeos, fotos e outras mídias do WhatsApp. Como o WhatsApp é uma plataforma fechada, temos que usar suas próprias ferramentas embutidas para acessar, baixar e exportar o conteúdo.

Por que Exportar Conversas do Whatsapp?

Exportar conversas do Whatsapp vai muito além de simplesmente ter conversas antigas gravadas. Quer outras razões?

Fins Jurídicos

Qualquer caso que possa ir para à Justiça, apresentar o chat do Whatsapp serve também como prova. De acordo com alguns escritórios de advocacia brasileiro, provas de conversa no Whatsapp podem ser usadas em casos de:

  • Divórcio;
  • Questões Trabalhistas;
  • Crimes contra a honra
  • Planos de Saúde
  • Desistência de Imóvel;

A vantagem é que você consegue comprovar com tanta exatidão (data e hora da conversa, número do destinatário e mídias compartilhadas) que existem formas de você compactar conversas como arquivos em PDF, GIFs ou formatos para Microsoft Office.

Lembrando que não somos representantes jurídicos. Em caso de dúvidas, consulte seu advogado ou escritório de advocacia com experiência comprovada.

Fins Empresariais

Muitos negócios hoje são fechados de forma informal. Com o avanço da tecnologia em comunicação online, escritórios formais foram substituídos por reuniões online via aplicativos ou softwares de conversa como Skype, Zoom, Google Meet ou até o próprio Whatsapp.

Transações comerciais com sócios, fornecedores, comerciantes, fabricantes ou varejistas via Whatsapp já são a regra das relações empresariais. Não é por acaso que estão desenvolvendo uma maneira de fazer pagamentos via Whatsapp.

Fins Acadêmicos

Em trabalhos de universidade, relatórios de estudo acadêmico já são transferíveis via Whatsapp. Foi-se o tempo em que havia filas para impressões de centenas de folhas em gráficas.

Hoje, tudo é feito pelo computador. A possibilidade de utilizar chats para exportar pesquisas é gigantesca. Nem preciso falar sobre a economia de dinheiro, não é?!

Fins de Backups Alternativos

É claro que o Whatsapp possui uma forma de fazer backup, mas sabendo da possibilidade de exportar conversas em novos formatos de backup nunca é demais, certo?

Armazenamentos em nuvem como One Drive ou Google Drive facilitam a recuperação de conversas do Whatsapp para fortalecer os motivos citados anteriormente.

Como Exportar Conversas do Whatsapp

Exportar conteúdo é diferente de fazer backup do seu WhatsApp. Os backups são projetados para restaurar sua conta WhatsApp, por exemplo, se você estiver trocando de telefone, e são armazenados em um formato criptografado de banco de dados WhatsApp que não pode ser aberto ou lido fora do WhatsApp.

exportando conversas do whatsapp

Ao invés disso, este tutorial sobre como exportar conversas do Whatsapp (por exemplo, arquivos .txt e .mp4) vai depender do sistema operacional do seu celular. Ademais, este conteúdo exportado não pode ser restaurado para a sua conta WhatsApp com a mesma eficiência de um backup normal, mas é um bom quebra-galho caso você queira salvar conteúdo importante fora do WhatsApp.

Veja nosso tutorial de como recuperar conversas apagadas no WhatsApp.

Como Exportar Conversas do Whatsapp em Formato PDF

Para mais mais entendidos de computador, existe um comando do teclado chamado de Print Screen, função de que tira uma foto da sua tela atual. Como ela, muitos tiram imagens das conversas do Whatsapp. Embora seja uma saída rápida, ela não é tão simples.

Por isso, muitos buscam alternativas como exportar chats via arquivos em PDF. Vamos ver o passo a passo?

passo a passo para exportar chats do whatsapp 1
  • Abra o chat do Whatsapp que gostaria de ter a conversa exportada;
  • Na parte superior, procure pelo símbolo dos três pontinhos;
  • Clicar em “Mais” -> “Exportar Conversa”;
  • Escolha a opção de compartilhar ou não e mídia junto;
  • Escolher o local de destino onde a conversa será exportada
passo a passo para exportar chats do whatsapp 2

Os chats de grupos do Whatsapp são exportáveis de acordo com os passos mencionados anteriormente. Outro benefício adicional é que a possibilidade de exportar conversas também é possível para contatos não armazenados em seu smartphone.

Como Exportar Chats no WhatsApp para Android

como exportar conversas do whatsapp para android

Todo o processo é simples e não deve demorar até 3 – 5 minutos.

  • Inicie o WhatsApp no seu dispositivo
  • Toque no chat ou na conversa em grupo que você quer exportar
  • Toque no botão de menu no canto superior direito
  • Selecione “Mais” e toque em “Exportar chat”.
  • Se a conversa contém alguns arquivos de mídia como imagens, áudios e vídeos, o WhatsApp perguntaria se você deseja exportar a conversa com ou sem mídia. NOTA: A inclusão de mídia aumentará o tamanho da exportação do chat.
  • Você será então solicitado a selecionar onde deseja compartilhar ou salvar o chat que deseja exportar. Você pode optar por salvá-lo no Google Drive, ou compartilhá-lo com outros contatos no seu aplicativo de e-mail, WhatsApp, Telegram ou enviá-lo como um arquivo .txt via Bluetooth. Há muitas maneiras de compartilhar seu bate-papo exportado.

Como Exportar Chat do Whatsapp para Iphone

como exportar conversas do whatsapp para iphone

Para o Iphone, siga as instruções a seguir:

  1. Escolha a conversa do Whatsapp para exportar
  2. Clique no nome do contato no canto superior da tela
  3. Vá até Exportar Conversa e escolha a opção de anexar a mídia
  4. Selecione o aplicativo para onde será enviado a conversa, a depender do formato desejado.
  5. Escolha um e-mail e clique em Enviar.

Como Exportar Chat do Whatsapp para PC

como exportar conversas do whatsapp para pc

Quer você queira compartilhar todo o histórico de uma conversa com um amigo ou usá-lo como prova de quem sabe o quê, aqui está como exportar conversas do WhatsApp para o PC:

  • Vá para o WhatsApp chat que você deseja exportar, toque no ícone do menu de três pontos no canto superior direito, depois toque em “Mais -> Exportar chat” (com ou sem mídia).
  • Em seguida, selecione para onde você quer exportar o chat. Se você quiser abrir no PC, a melhor aposta é fazer o upload para o Google Drive (ou outro serviço em nuvem que você tenha tanto no PC quanto no telefone).

Nota: Selecionando “Incluir Mídia” não irá exportar nem todo o seu histórico de chat nem toda a mídia do seu histórico de chat. Será limitado a cerca de 60.000 a 70.000 caracteres que você escreveu e qualquer mídia contida até esse ponto.

Gostou do nosso conteúdo sobre como exportar conversas do Whatsapp? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Top