Hoje você vai aprender a fazer ata notarial de WhatsApp.Este um documento produzido por um tabelião de notas que tem a função principal de registrar o que ele testemunhou. E, ao contrário do que muitos podem imaginar, essa ata pode atestar qualquer tipo de fato, conversa ou registro. Isso conta, por exemplo, como estado de conservação de um imóvel, que objetos havia dentro de um cofre quando aberto ou mesmo o conteúdo de um site.
Assim, não é só possível efetuar esse tipo de ata para registrar o que foi dito em conversas de WhatsApp.Esse tipo de procedimento também é um dos mais comuns atualmente em cartórios de todo o país, pelos mais diferentes motivos.
Nesse sentido, é importante mencionar que o registro ganha um peso significativo.Isso porque o tabelião dispõe de fé pública.Ou seja, tudo o que ele afirma é verdade. Mas quais são os casos em que é necessário realizar esse tipo de verificação? E como encaminhar o conteúdo das conversas para um tabelião e referendar a validade de diálogos efetuados através do WhatsApp? Confira nesse texto tudo o que você precisa saber para fazer ata notarial de WhatsApp.
Em que casos é necessário fazer ata notarial de WhatsApp
São diversas as situações em que é preciso comprovar junto a um tabelião a veracidade de acontecimentos ou afirmações feitas em conversas. Isso vale não só de WhatsApp, mas de aplicativos de trocas de mensagens em geral, como Facebook e Instagram. Veja abaixo quando você pode encaminhar o pedido de registro de ata notarial de WhatsApp:
- Em casos de processos judiciais. Isso ocorre quando é preciso que o tabelião de notas faça essa constatação para referendar uma prova contra outra pessoa. Uma vez que o conteúdo for registrado, o processo de negação desse registro é bastante conflituoso. Assim, se existir uma alegação que confronte o que está sendo registrado pelo tabelião, vai ser preciso prová-la na Justiça;
- Entre as questões que mais motivam o registro de ata notarial de WhatsApp estão trocas de insultos, problemas referentes a menores de idade e seus pais em litígio, questões relativas a empregador e empregado, entre outros.
Como encaminhar ata notarial de WhatsApp
O processo para fazer ata notarial de conversas de WhatsApp funciona do mesmo modo do que para qualquer outro tipo de comprovação de fato. Basta se dirigir a um cartório com o conteúdo do que pretende registrar em mãos (nesse caso, o próprio telefone celular).
Dessa forma, é possível fazer a ata notarial de duas formas diferentes.O tabelião pode tanto transcrever o conteúdo da conversa como também efetuar um print dela. Após esse processo, ele junta esse conteúdo à escritura, imprimindo e entregando à pessoa. No caso de vídeos e fotos, o registro é feito a partir da visualização do tabelião do conteúdo, para que ele possa registrar o que viu no documento oficial.
É importante ter a posse dessa escritura. Assim, o titular pode fazer os mais diversos usos que possam eventualmente lhe ajudar em algum processo movido contra alguém.