Como Fazer Backup no WhatsApp GB

Em nosso artigo a seguir, mostramos como fazer backup no WhatsApp GB e como fazer a migração para o app oficial e vice-versa. Continue acompanhando e veja os detalhes a seguir!

Qualquer pessoa com um mínimo de informação sabe da importância de fazer um backup das informações reunidas ao longo da vida. Quando se trata de aplicativos de chat como o WhatsApp, fazer backup é praticamente obrigado. E quando se trata de um apk modificado como o WhatsApp GB? Confira como fazer backup no WhatsApp GB com eficiência!

Observação sobre Backups em Mods de WhatsApp

Deixamos claro que, a partir da data desta publicação (26/5/2021), o mod WhatsApp GB passa por diversas atualizações, fazendo com que algumas funcionalidades sejam corrigidas ou melhoradas. Ultimamente, muitos usuários tem relatados problemas no backup de apks como esse, pois não conseguiam fazer o procedimento da mesma maneira que o aplicativo original.

Em função das mudanças constantes, deixaremos algumas opções de backup para quem é amante deste apk. De acordo com o nosso uso, existem algumas maneiras de fazer o backup da forma mais segura possível:

  • Do apk GBWhatsApp para o próprio apk
  • Do WhatsApp oficial para o apk mod
  • Do Apk mod para o WhatsApp oficial.

Como são três opções diferentes, escolha aquela que melhor lhe convém, sempre tendo em mente que é possível fazer experimentos. Independentemente disso, reforçamos que, ao instalar o WhatsApp GB, você já tenha feito o backup das conversas, ainda mais quando há relatos em versões anteriores de banimento da conta por uso excessivo das funcionalidades extras.

Como Fazer Backup no WhatsApp GB

Ninguém quer perder informações ou acessos importantes, ainda mais quando nos referimos a compromissos profissionais. Diversos formatos de mídia são possíveis de serem compartilhados no aplicativo. Conforme mencionamos acima, mencionaremos as três formas e como proceder sem perda de arquivo ou conversas de chat essenciais.

Como Fazer Backup no WhatsApp GB e Restaurar no Mesmo Mod

como fazer backup do whatsapp gb no próprio apkPara fazer um backup e restaurá-lo a partir do próprio app, localize a tela onde estão seus chats. Nela, encontre no canto superior da direita o ícone dos três pontos, existem duas opções da configuração: a configuração do próprio apk  chamada de “Configurações do GB” (1) e a outra chamada de “Configurações” (2). Como estamos falando do aplicativo alternativo, começaremos pela primeira opção.

Como fazer backup do WhatsApp pelas Configurações do GB
Como fazer backup do WhatsApp pelas Configurações do GB

 

Conforme mostrado na imagem acima, perceba que nas próprias “Configurações do GB” existem diversas funcionalidades extras. Dentre elas, a função de “Restauração e Backup”. Algo que já diferencia do app oficial. Clique nessa opção e você será direcionado a tela seguinte (imagem do meio). Na tela, é mostrado as opções de periodicidade do backup (quadrado vermelho) e a possível inclusão de mídia que você tenha compartilhado (quadrado azul).

Entretanto, o detalhe que quero mostrar é quando você desliza até embaixo na tela, conforme visto na imagem da esquerda. Percebeu que não existe a opção para backup no Google Drive? Pois é, não existe essa função ainda.

Por enquanto, as duas opções possíveis são o MEGA, um site armazenador de arquivos na núvem e o DropBox. Fique tranquilo, pois ambas são opções seguras e quem demandam que você possua uma conta grátis cadastrada nela.

Tendo isso em mente, vamos a opção (2) que usa as configurações normais:

como fazer backup do whatsapp gb no próprio apk -configurações normais

Conforme imagem acima, veja que as opções são semelhantes ao aplicativo oficial, só que usando o mod WhatsApp GB. Para aprender como fazer backup no WhatsApp GB, clique na opção:

  • “Conversas (chat)”
    • “Backup das Conversas” ou Backup Chat, em inglês.
      • “Fazer Backup”

Viu que agora tem a opção do Google Drive como destinatário das informações do arquivo de mídia? Caso você faça muita questão de usar o Google Drive, essa é a melhor alternativa, pois a anterior exigir cadastro de outros sites. Como o Google Drive demanda uma conta no Google cadastrada, acredito que seja interessante usá-la.

Para melhor aproveitamento do backup, você pode incluir mídia, periodicidade da restauração e cadastro da conta do Google de destinação. Nesse último, é provável que você tenha diversas contas de Gmail autenticadas para fins pessoais ou profissionais. Agora que temos as informações em backup, vamos para a restauração delas:

EZ File Explorer para restauração de backup no whatsapp gb
EZ File Explorer para restauração de backup no whatsapp gb

É bem possível que, ao fazer o backup no WhatsApp GB corretamente, tenha sido criado diferentes pastas locais de destino dentro do HD interno de memória do seu aparelho celular.

Agora, teremos que encontrá-los e transferí-los para o WhatsApp (ou  para a versão GB) após instalá-lo no seu celular ou de outro.

Para tal, recorreremos a um aplicativo (conforme imagem acima revela) chamado de ES File Explorer. Encontre-o no Google Play ou App Store e faça o download e instalação.

 

como restaurar o backup no whatsapp gb
como restaurar o backup no whatsapp gb

Ao entrar no EZ File Explorer, você verá a página principal com todas as informações de mídia armazenadas. Clique na opção “Armazenamento (Storage)” e você verá que há duas pastas: uma relativa ao GBWhatsApp (com tudo que foi criado e compartilhado lá) e a pasta “GBWhatsApp Backup”, responsável pelo backup feito no aplicativo.

Pressione a pasta GBWhatsApp até ela ficar envolta em uma cor diferente. No menu acima, clique no ícone de lápis e opte por “Copiar (Copy)”. Ademais, você precisa colocar essa cópia em um local que você consiga encontrar com facilidade. O que recomendo é usar o computador e armazená-lo tanto na memória interna do PC, quanto no HD. Outra opção possível quando você quer agilidade é usar o WhatsApp Web e transportar os arquivos de backup para lá.

como restaurar o backup no whatsapp gb no pc

Conforme escrevo este artigo, estou usando um aparelho extra para testes do WhatsApp GB, outro aparelho principal de uso pessoal e o WhatsApp Web do meu aparelho. O que tenho feito é transferir via WhatsApp Web o conteúdo do backup do aparelho extra para o meu celular principal e, com ele, fazer o download da pasta.

Conforme escrevo esse artigo, não existe a opção de mover o arquivo, então estou utilizando o app File Manager Plus, que possibilita transferir a pasta para qualquer lugar que eu queira. Com isso, copie pasta “GBWhatsApp” e transfira para a pasta “Downloads”. Após isso, transfira o conteúdo da pasta “Downloads” para a Área de Trabalho do seu computador.

Outra opção também destinar a pasta “Download” para junto das pastas principais do File Manager. Na verdade, a diferença é só na quantidade de cliques necessário para chegar lá. Lembra que na imagem acima, houve outra criação de pasta chamada de “GBWhatsApp Backup”? Mais uma opção caso queira aproveitar.

No momento de reinstalação do WhatsApp GB, ele pedirá para escolher a pasta para restauração do backup. Selecione aquela que você criou pela destinação da pasta nos passos acima e pronto. O backup foi restaurado completamente.

Como Fazer Backup do WhatsApp GB e Restaurá-lo no WhatsApp Oficial (Usando File Manager)

como restaurar o backup no whatsapp gb com file manager

Lembre que na segunda opção de backup, é possível usar as configurações normais do WhatsApp? O procedimento é similar ao anterior, porém um detalhe é necessário: você precisa mudar o nome da pasta “GBWhatsApp” para “WhatsApp” e todos os arquivos onde tenha o nome do apk.

como restaurar o backup no whatsapp gb com file manager renomeando as pastas

Como o app oficial não endossa uso de mods, podendo levar ao cancelamento da conta, para contornar essa situação você precisa trocar o nome. O processo de restauração segue igual no aplicativo oficial. Ao fazer o download e posterior instalação, você deve selecionar a pasta de backup. Para fins de segurança (mas não necessário), desinstale o WhatsApp GB para evitar qualquer incompatibilidade na hora de recuperar os arquivos e chats acumulados.

Como Fazer Backup do WhatsApp e Restaurá-lo no WhatsApp GB (Usando File Manager)

O procedimento no terceiro caso segue o caso dois da configuração, só que agora começaremos pelo app oficial. O trâmite da instalação é praticamente o mesmo. Agora, lembra que no passo anterior mudamos as pastas de “GBWhatsApp” para “WhatsApp”?

como restaurar o backup no whatsapp gb pelo whatsapp oficial
como restaurar o backup no whatsapp gb pelo whatsapp oficial

Neste caso específico, o procedimento será o inverso. Você trocará no File Manager o nome da pasta atual, de “WhatsApp” para “GBWhatsApp”. Tendo feito isso, faça o download e instalação do apk. Você já deve ter reparado que logo de cara, ele fornece a opção (dentro do botão vermelho) para restaurar. Não faça ainda!

Ao invés disso, ao executar a verificação e estar dentro da opção de Chat (Conversas), entre em “Configurações” e busque restaurar a partir dali. Por precaução, desinstale o WhatsApp oficial para não deixar rastros óbvios.

Agora que você entendeu como fazer backup no WhatsApp GB, espero que esse post tenha ajudado. Caso tenha encontrado problemas ou alguma informação não tenha sido mencionada no artigo, mande um email para nossa equipe que atualizaremos o tutorial o mais rápido possível.