Hoje vamos explicar como não viciar o iPhone. Esse é um problema muito comum e é um dos principais motivos pelo qual as pessoas trocam de aparelho.
Assim, existem dicas básicas e simples para aumentar a vida útil da bateria do seu aparelho. Por outro lado, toda a bateria tem um limite e pode chegar um momento onde não há o que fazer.
Neste sentido, o importante é adotar bons hábitos no seu dia a dia em relação ao iPhone. Dessa forma, você vai aumentar a durabilidade do aparelho e, com isso, evitar prejuízos. Então, veja abaixo como não viciar o iPhone.
Índice de Conteúdo
Por que o iPhone vicia?
Existem várias situações que podem viciar um iPhone. Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a bateria sofre uma degradação natural com o passar do tempo. Ou seja, ela não vai durar para sempre!
Mas, para aumentar a vida útil dela, você tem que ter atenção redobrada com a temperatura do iPhone. Isso quer dizer que a temperatura é a grande responsável pelo vício do iPhone. Em outras palavras, manter a bateria em uma temperatura agradável é o primeiro passo para o seu aparelho não viciar. E isso mesmo em dias mais frios.
O que faz viciar o iPhone?
Como vimos no tópico anterior, o segredo para o iPhone não viciar é, acima de tudo, manter a temperatura ideal do aparelho. Assim, temperaturas acima de 35°C podem danificar seriamente a bateria.
Muita gente pensa que esse problema só ocorre no verão, mas essas pessoas estão enganadas. No inverno também pode acontecer de a bateria esquentar muito. E o principal motivo para isso é a utilização de capas no iPhone mesmo quando ele estiver carregando.
Algumas capas retém o calor gerado durante o carregamento do aparelho. Aí, o iPhone fica bem mais quente do que o normal, mesmo em dias frios. A primeira dica, então, é tirar qualquer tipo de capa no momento do carregamento.
Como não viciar o iPhone? (dicas gerais)
Com essas informações iniciais, podemos elencar algumas dicas gerais para não viciar o iPhone, confira:
- Tirar a capa do aparelho no momento do carregamento;
- Carregar o aparelho em um lugar bem ventilado e não colocar nenhum objeto em cima dele;
- Usar cabos e carregadores originais ou de boa procedência (você pode usar carregadores de outros aparelhos, desde que estejam em bom estado);
- Jamais deixar o iPhone com zero de bateria e desligar sozinho antes de colocar para carregar (ao atingir 15% de bateria, você já pode pôr para carregar);
- Atualizar o sistema de forma seguida ou quando aparecer nova atualização disponível.
Seguindo essas dicas, você com certeza vai aumentar a vida útil da bateria, evitando que ela vicie rapidamente.
Como não viciar o iPhone 7?
Antes de concluir que seu iPhone 7 está com a bateria viciada, observe o seguinte:
- Bluetooth e GPS consomem muita bateria no iPhone 7. Então certifique-se que eles não estão ativados o tempo todo no seu aparelho;
- Aplicativos e widgets não usados também gastam muita bateria nesse modelo de iPhone.
Como não viciar o iPhone 8?
É comum as pessoas acreditarem que a famosa carga rápida danifica a bateria do aparelho. Mas não é isso que acontece. Em 2017, a Apple lançou o iPhone 8 e o iPhone X, e esses modelos foram os primeiros a contar com a carga rápida.
De lá para cá, todos os modelos da Apple possuem essa função e ela não danifica o aparelho. A carga rápida possui dois estágios. No primeiro, a bateria recebe uma quantidade de tensão considerável, e ela pode carregar 50% em meia hora, por exemplo. Ao atingir cerca de 80%, inicia o segundo estágio. Nele, a carga passa a ser mais lenta, justamente para não danificar alguns componentes do iPhone.
Assim sendo, não há nenhum problema em dar carga rápida no seu celular. Outro ponto importante é que o sistema iOS desliga a carga elétrica automaticamente quando a bateria atingir 100%. Dessa forma, não há risco de sobrecarregar ela e você pode deixar o aparelho carregando durante a noite.
Preciso comprar um iPhone novo quando viciar?
Quando o iPhone viciar, a única solução é a troca da bateria. Ou seja, você não precisa comprar um aparelho novo. O valor da bateria vai depender do modelo do seu aparelho. É possível comprar esse item na Apple Store, loja oficial da marca, ou ainda em assistências autorizadas.
E aqui vai mais uma dica importante: nunca compre baterias usadas ou de procedência duvidosa! Outro detalhe importante é que você deve verificar se o aparelho ainda está na garantia. Se estiver, talvez você consiga trocar a bateria sem custo algum, se ficar comprovada uma falha de fabricação, por exemplo.
Como não deixar o iPhone viciar novamente?
Se você trocou a bateria e não quer deixar o iPhone viciar novamente, então siga à risca as dicas deste artigo. O primordial é não deixar o aparelho superaquecer no momento do carregamento. Lembre-se que isso pode ocorrer mesmo em dias frios. Então, carregue o iPhone de forma adequada, com um carregador em perfeito estado e retire a capinha do celular durante o processo. E, claro, mantenha sempre o sistema dele atualizado.
Assistência técnica resolve problema de vício no iPhone?
Você pode levar o seu iPhone para uma assistência técnica para confirmar se o problema é realmente na bateria. No mais, não há milagre e, se ficar comprovado o problema, a única saída é trocar a bateria. Neste sentido, a assistência técnica pode te ajudar.
Confira outros artigos: