É Possível Clonar WhatsApp Web?

Muitas pessoas se perguntam se é possível clonar WhatsApp Web. A partir da disseminação do app em todo o mundo, também cresceram os métodos de clonagem da conta de terceiros. Esses crimes de invasão de informações alheias têm uma série de objetivos.Eles podem ser desde obter o acesso ilegal a dados privados como tentar extrair dinheiro dos contatos salvos no aparelho.

Por isso, é de fundamental importância ter o conhecimento das maneiras como os criminosos utilizam o WhatsApp para clonar contas. Alguns dos procedimentos fazem uso de aplicativos que se vendem como uma solução rápida para ter acesso à conta de outra pessoa.Mas podem trazer mais problemas para os mal-intencionados.Isso porque não são absolutamente confiáveis.Além disso solicitam uma série de confirmações suspeitas (que podem acarretar em roubo de arquivos do aparelho).

Assim, veja no texto a seguir as principais formas utilizadas para clonar o WhatsApp Web. Isso é algo muito importante para se prevenir de ataques virtuais de roubo de dados (o que configura crime de acordo com o Código Penal Brasileiro).

Clonar o WhatsApp Web por meio do espelhamento de contas

Estão à disposição na internet uma série de softwares que afirmam possuir a função de rastrear as contas de WhatsApp de terceiros. Esse sistema geralmente espelha a conta do celular em outro desktop que não estaria inicialmente associado à conta em questão. De uma forma geral, esses aplicativos suspeitos replicam o conteúdo de um celular para o outro por meio da internet.

Entretanto, na grande maioria das vezes, esses aplicativos solicitam que o invasor também tenha em mãos o aparelho com a conta original. Ou seja, mesmo que o criminoso esteja tentando invadir a conta por meio de outro computador não é tão fácil. É necessário que, de alguma forma, o titular da conta “autorize” o acesso ao sistema.

Clonagem do WhatsApp por meio do SIM Swap

Esse método de acesso ilegal ao WhatsApp de terceiros já é um pouco mais sofisticado.Isto porque é realizado por quadrilhas que contam com funcionários da própria operadora telefônica.Elas desativam o número e o transferem para outro celular em posse de bandidos. Dessa forma, os criminosos têm informações privadas que possibilitam organizar ações de espionagem de dados, extorsão e falsidade ideológica.

Muitas vezes, entram em contato com as pessoas da sua lista se passando por você para pedir dinheiro em seu nome.

Formas de evitar a clonagem de seu WhatsApp Web

Veja a seguir algumas dicas simples que podem ser incorporadas ao seu cotidiano.Assim você pode se prevenir de golpes relacionados à clonagem de contas do WhatsApp:

Ative a verificação em duas etapas

Essa seleção em duas etapas é uma das formas mais práticas de manter a segurança do seu aparelho.  A partir dessa configuração, o usuário será avisado sempre que alguém tentar acessar a sua conta por meio de outro dispositivo móvel.

Para selecionar essa configuração, abra as configurações do sistema e posteriormente escolha “Conta”, e depois, “Verificação em duas etapas”, pressionando em no ícone onde está escrito “Ativar”. Por fim, defina uma senha de seis dígitos com números e letras variadas para aumentar o seu grau de proteção.

Não compartilhe o seu código de confirmação

O processo de notificação do WhatsApp ocorre no momento em que existe a tentativa de cadastro em uma nova conta com o seu número de telefone. Assim, é de fundamental importância manter a sua conta segura.Por isso não compartilhe o seu código de confirmação com mais ninguém.

Ao manter o seu código de confirmação enviado para o seu celular por SMS em sigilo, você preserva a segurança da sua conta e impede que a confirmação do acesso seja realizada por pessoas indevidas.Como as suas mensagens e dados são armazenadas em seu aparelho, se alguma pessoa acessar sua conta de outro dispositivo, ela não poderá ler suas conversas.