É Possível Descriptografar Mensagens no WhatsApp?

Hoje vamos falar sobre descriptografar mensagens no WhatsApp. Esta é uma ferramenta que afirma ser totalmente segura por meio do seu recurso de mensagens criptografadas. Essa barreira de segurança garante que sequer a administradora do aplicativo tenha acesso ao conteúdo das mensagens trocadas por seus usuários. Mas e se fosse possível utilizar um software que permita, de alguma forma, visualizar mensagens, áudios, arquivos e fotos enviadas por terceiros com a utilização do aplicativo?

Pois é, existe atualmente um dispositivo de vigilância israelense que promete descriptografar mensagens no WhatsApp. Quer saber mais sobre esse assunto? Então fica ligado nesse texto até o final.

É Possível Descriptografar Mensagens no WhatsApp?

Em tese, é impossível descriptografar mensagens do WhatsApp. O sistema de criptografia oferecido pela plataforma dispõe do chamado método ponta-a-ponta. Ou seja, somente o remetente e o destinatário poderiam ter acesso às mensagens. Mas o dispositivo CatchApp afirma que tem essa função.

Trata-se de um acessório criado por um grupo de hackers que pode ser escondido em algum lugar próximo ao da vítima, como uma mochila.Isso permitiria acessar conversas e descriptografar mensagens de WhatsApp sem que o remetente ou destinatário saibam do furto do conteúdo.

Segundo informações divulgadas na mídia, os mesmos criadores também desenvolveram outras ferramentas e aplicativos capazes de acessar outros sistemas de segurança, como e-mails, redes sociais e dados que estão contidos no interior do aparelho.

Como funciona o sistema para descriptografar mensagens no WhatsApp

O que mais assusta é que o CatchApp faz, em linhas gerais, não é nada muito complexo. A sua função é basicamente estabelecer um ponto de acesso Wi-Fi falso ao qual o usuário se conecta. Dessa forma, todo o tráfego de dados feitos a partir da utilização do aparelho vai passar por esse ponto.

Assim, o administrador desse dispositivo pode extrair as informações que deseja de uma forma totalmente oculta.Segundo os desenvolvedores, esse acessório deve, inevitavelmente, estar próximo ao telefone que será interceptado. Além disso:

  • Para que o seu funcionamento ocorra com êxito, o CatchApp executa um ataque do tipo “homem do meio”. Ele é considerado um dos mais perigosos ataques virtuais. Ao se colocar como um dispositivo falso de acesso à rede Wi-Fi, o usuário acessa esse ponto e abre os seus dados para o interceptador sem saber de nada, burlando o sistema de criptografia do WhatsApp.
  • Ainda de acordo com a empresa desenvolvedora do dispositivo, ele funcionaria para descriptografar mensagens do WhatsApp tanto nos dispositivos iOS como Android

Como se proteger de ataques virtuais

Saiba a seguir como adotar procedimentos que evitem que você seja vítima de furto de dados. Além disso, proteja-se da visualização indevida de mensagens e dados contidos no seu aparelho.

  1. Evite redes Wi-Fi públicas;
  2. Não mostre a ninguém o seu Código de verificação do WhatsApp;
  3. Não esqueça o seu WhatsApp Web aberto, sobretudo se se estiver utilizando computadores públicos;
  4. Ative o sistema de proteção de bate-papos com senha, assim, outras pessoas não podem acessá-los e descriptografar as mensagens do telefone celular.

Conclusão

É importante ter em mente que o dispositivo CatchApp apresentado nesse texto é uma exceção à regra.Isso porque a descriptografia de mensagens de WhatsApp passa por operações complexas de espionagem. Assim, não baixe nenhum programa que prometa fazer esse procedimento por meio de um simples aplicativo. Os diversos apps disponíveis nas lojas virtuais dos principais sistemas operacionais que afirmam ter essa função são vírus ou malwares. Tenha cuidado.