GBWhatsApp é Legal?

Será que o GBWhatsApp é legal? Essa é uma pergunta que tem aparecido ultimamente na Internet por causa de diversos aplicativos não-oficiais dos mais variados tipos como o WhatsApp GB ou WhatsApp Plus.

A resposta definitiva seria que NÃO! Do ponto de vista do aplicativo, como foi desenvolvido uma versão não autorizada do WhatsApp Messenger e por não ser um app com código aberto, ele seria uma violação de propriedade intelectual de seu desenvolvedor, embora os mods estejam disponíveis de graça na Internet.

Para a versão justificada desse artigo envolvendo o WhatsApp GB, confira o restante logo a seguir!

GBWhatsApp é Legal?

gbwhatsapp é crime

De acordo com a Associação Paulista de Propriedade Intelectual, a propriedade intelectual garante legalmente o dono de sua criação assim como qualquer compensação financeira com seu uso durante um período de tempo.

Normalmente divididas entre Propriedades Industriais e Direito Autoral, ambas categorias asseguram a proteção de suas obras, concretas ou intangíveis, de serem utilizadas para as mais diversas finalidades. O uso da propriedade que não seja autorizada pelo dono original é passível de punição criminal e financeira.

O GBWhatsApp configuraria uma forma de pirataria gratuita, inovando em recursos extras em um aplicativo que tem a cara do WhatsApp, mesmo que um dos seus desenvolvedores (como a HeyMods) diga que seria um aplicativo para parecer que não seja o próprio WhatsApp.

Conforme mencionamos em um artigo anterior sobre a segurança do GBWhatsApp, o apk não oferece risco no que tange a vírus instalados porém abre brechas para possíveis (embora não comprováveis) invasões de privacidade e disseminação de informações confidenciais para desconhecidos.

Panorama do Ponto de Vista do Consumidor

Do ponto de vista de quem consome o aplicativo (TESTADO EM MAIS DE DOIS CELULARES), o aplicativo disponibilizado por uma equipe que justificam seu uso por serem amantes do app menciona que o cunho é meramente informativo e que atualizações podem  ser feitas, removendo diversos bugs que atrapalhariam a experiência do usuário no apk.

Apesar da ciência do Facebook, detentora atual do WhatsApp Messenger, algumas providências vêm sendo feitas para limitar o comportamento do consumidor. Em alguns casos, há relatos de suspensão e possível banimento de contas por tempo indeterminado.

Essa resposta do Facebook é compreensível, mesmo que não concorde, pois ninguém quer ter seu produto copiado e manipulado por terceiros de intenções duvidosas. Ao mesmo tempo, como é praticamente impossível de monitorar tais desenvolvedores e puní-los, pois podem ser muitos espalhados ao redor do mundo, creio que uma ação que poderia melhorar ainda mais o aplicativo seria investigar tais funções extras e assim incrementá-las no próprio aplicativo oficial

Felizmente, novos recursos do WhatsApp vem surgindo como o WhatsApp Pay e aumento da velocidade do áudio no chat, o que incentivaria as pessoas a consumires somente de quem é de fato dona do app.

É possível que alguns tentem usar isso para obter vantagens? Sim

É possível que outros desenvolvam tais Mods só pela vontade de tornar o aplicativo melhor? Sim

Não são poucos os casos de pirataria que tornam as obras de seu dono cada vez mais popular. Quer um exemplo (trecho de notícia a seguir)?

pirataria tropa de elite

Lembra do filme Tropa de Elite?

O filme, criado em 2007, foi sucesso no cinema não só pela exposição da realidade do crime no Rio de Janeiro, mas pela igual fama ao ter sido alvo de pirataria 3 MESES ANTES DO FILME ESTREAR NOS CINEMAS.

Estima-se que foram divulgados MAIS DE 1 MILHÃO DE CÓPIAS piratas ao longo de toda sua existência, superando à época a marca de 700 mil pessoas que viram o filme na primeira semana de exibição.

Agora, olha o que é mais interessante abaixo (outra matéria):

pirataria ajudou tropa de elite

Veja só: a pirataria ajudou na popularização do filme! Poderia até dizer que se não fosse TAMBÉM por isso, não haveria o filme Tropa de Elite 2.

É como diz o ditado: há males que vem para o bem!

Dadas as notícias acima, podemos traçar um paralelo com o GBWhatsApp. Apesar da repercussão ruim sobre a pirataria, ela traz um benefício colateral: a exposição dos pontos do WhatsApp Messenger a serem melhorados.

Outro fato é que se os aplicativos modificados fossem tão ruins, não haveria a disseminação e popularização do mesmo. Observando dados antigos no Google, vemos que esse mod vem sendo alvo de constantes mudanças já faz alguns anos.

Ora, se é tão prejudicial assim, porque alguém iria colocar a tapa para criar algo só para ser penalizado, ainda mais quando se trata de um mensageiro mundialmente conhecido.

Conclusão

Escrevemos esse artigo para informar sobre os potenciais riscos e os panoramas que concernem esses Mods. Não obtemos nenhum benefício financeiros com eles assim como não somos financiados pelos seus desenvolvedores.

Cabe a você avaliar os prós e contras e assumir os riscos da instalação. Somente salientamos que busque algum com indícios de atualização para não ver seus dados disseminados contra a sua vontade.

GBWhatsApp é legal para você? Deixe sua opinião no nosso e-mail, assim podemos atualizar com a sua versão da história!

Leia Mais: Como Mudar do GBWhatsApp para WhatsApp?