Instagram Bloqueado Temporariamente: O que Fazer?

O que fazer quando tiver o Instagram bloqueado temporariamente? Nos últimos anos, a plataforma vem endurecendo alguns pontos sobre sua política de uso. Por isso, milhares de contas foram atingidas por essa nova “filosofia” da empresa.

Assim, se você teve o Instagram bloqueado temporariamente, fique ligado neste artigo para saber como desbloquear. Primeiramente, é preciso ressaltar que esse problema não significa que você faz algo errado. Muitas pessoas são bloqueadas sem uma razão aparente.

Na sua última atualização das políticas de uso, a rede social definiu diretrizes mais rígidas sobre alguns temas. Isso inclui discurso de ódio e qualquer tipo de discriminação. Além disso, denúncias, direitos autorais e envio de mensagens em massa podem ser motivos para um bloqueio. Então, a seguir saiba mais sobre Instagram bloqueado temporariamente e como agir diante disso.

Confira: É possível criar outra conta no Instagram?

Instagram bloqueado temporariamente: o que fazer?

Antes de mais nada, avalie se você não infringiu a política de uso do aplicativo. Como falamos antes, existem muitos motivos que levam a um bloqueio temporário. A principal consequência disso é que você não conseguirá interagir com mais ninguém na rede.

Assim, no momento em que curtir uma foto ou clicar no botão para seguir alguém, aparecerá uma mensagem informando do bloqueio. Essas mensagens variam, veja:

  • Ação bloqueada: avisa do bloqueio da ação e pede para o usuário tentar mais tarde. A mensagem de ação bloqueada também pode informar até quando o usuário estará nessa situação;
  • Ação temporariamente bloqueada: informa que você usou o recurso de forma indevida e que, por isso, ele foi bloqueado por determinado tempo.

Independente do tipo de mensagem, se você não conseguir realizar nenhuma ação no Instagram, o primeiro passo é relatar o problema. Para isso, faça o seguinte:

  • Vá na tela inicial do seu Instagram;
  • Clique no menu no canto superior direito (representado por três risquinhos);
  • Agora clique em “Configurações”:
  • Vá em “Ajuda” e selecione “Relatar um problema”;
  • Clique novamente em “Relatar um problema” e explique o que está acontecendo, de forma resumida;
  • Você adicionar imagens e prints;
  • Por fim, clique em “Enviar”.

Outras providências extras

Depois de relatar um problema ao Instagram, você precisa aguardar a resposta da rede, o que pode demorar até uma semana. Mas é possível tentar outros truques para poder usar o Instagram:

  • Fique algumas horas ou, se possível, um dia inteiro sem tentar entrar na rede. Assim, o aplicativo terá a certeza que você não é um robô;
  • Associe sua conta ao Facebook, pois o app também verá que você não é um bot;
  • Acesse o app por outras redes ou PC: tente usar um outro endereço IP, por meio de uma outra rede Wi-Fi. Também tente entrar por outro computador ou celular. Ah, e se tiver dados móveis, tente usá-los para acessar seu Instagram bloqueado;
  • Se você usa aplicativos para conseguir mais seguidores, exclua-os imediatamente;
  • Exclua as hashtags dos seus posts recentes (se houver), pois o Instagram pode entender que elas são impróprias;
  • Reinstale o app e limpe os dados. Para isso, vá em “Configurações” no seu aparelho, acesse “Aplicativos”, encontre o Instagram e toque em apagar ou limpar dados.

Conta desativada

Se você chegar à conclusão que sua conta não foi bloqueada, mas sim desativada, o negócio é um pouco mais sério. O processo de desativação é geralmente irreversível, mas você pode entrar em contato com o Instagram.

Para fazer isso, acesse esse link. O aplicativo mostrará a seguinte mensagem:

“Se você acredita que sua conta foi desativada por engano, forneça as informações a seguir para que possamos investigar.

Só envie este formulário de contato se sua conta tiver sido desativada por não seguir as Diretrizes da Comunidade do Instagram e você acreditar que houve um engano. Caso não consiga acessar sua conta por outro motivo, retorne à Central de Ajuda para encontrar o local apropriado para relatar o problema.”