Muitos usuários possuem dúvidas de como utilizar ferramentas como mensagem automática no WhatsApp. Entre elas está a mensagem automática. Para saber mais informações sobre como usufruir e conhecer sobre o assunto, acompanhe o texto abaixo feito pela equipe do WatsGP.
Índice de Conteúdo
O que é a Mensagem Automática no WhatsApp?
O WhatsApp é uma ferramenta que tem sido bastante utilizada como meio de comunicação pelas empresas. A maioria dos usuários da rede social, em algum momento, entra em contato com alguma empresa a fim de comprar ou obter informações. Porém, dependendo da demanda, o atendente não consegue responder imediatamente o cliente. Dessa forma, na tentativa de otimizar o atendimento e serviço, utilizar um recurso de configuração do WhatsApp pode ser bastante útil, a mensagem automática.
A mensagem automática pode ser configurada no aplicativo para enviar instantaneamente alguma informação do serviço prestado ao cliente que entra em contato. A principal finalidade é que quem entra em contato não fique sem resposta e desiste se o atendente não estiver disponível naquele momento.
A versão do aplicativo que lançou a opção de mensagem instantânea apareceu em 2018 e tem sido aderida por diversos tipos de negócios, melhorando a relação com os clientes. Através dela as empresas conseguem encaminhar melhor o serviço em questão, como venda de produtos, suporte técnico, reclamações ou tira dúvidas.
É importante salientar que a utilização das mensagens automáticas e suas variações só é possível ser feita no WhatsApp Business.
Mensagem automática
Uma opção muito interessante de ser utilizada são as mensagens automáticas ou também chamadas de respostas rápidas. Nela é possível elaborar previamente um texto breve para ser utilizado em determinadas situações em que não se pode responder imediatamente.
Assim, atalhos são feitos para responder o cliente (se for o caso) com um “código” criado. Essas mensagens podem conter uma mensagem que contemple uma informação que pode ser enviada para diversas pessoas em ocasiões mais frequentes do cotidiano, como “estou em reunião”; “estou dirigindo”, “estou em horário de almoço”; etc.
Enquete no WhatsApp
Enquetes são comumente utilizadas por empresas com intuito de saber a satisfação dos clientes compradores ou usuários de serviços. Elas também são uma alternativa para otimizar o atendimento dos empresários via WhatsApp. Porém, a plataforma não possui a opção de realizar nativamente o processo. Assim, para que o usuário consiga realizar uma enquete, é preciso que ele utiliza um aplicativo terceiro, podendo, posteriormente, fazer uso e envio do link pelo WhatsApp.
Existem algumas opções de aplicativos disponíveis gratuitamente no Google Play ou Play Store. Entre eles estão o FormsApp, Pollie, SoGoSurvey, ,ZohoForms e SurveyMonkey.
Mensagens programadas
Programar antecipadamente o envio de uma mensagem pode auxiliar no cotidiano tanto de empresas como de usuários convencionais. Essa alternativa consiste em agendar o envio de uma mensagem para um determinado contato na data e horário escolhido. É ótimo para fazer lembretes de reuniões, eventos e pagamentos.
Essa ferramenta não está disponível na plataforma do WhatsApp em si. Para fazer uso é preciso baixar e utilizar um aplicativo terceiro chamado de SKEDit. É essencial lembrar que aplicativos terceiros deixam o usuário em vulnerabilidade, pois os desenvolvedores da plataforma possuem acesso direto ao conteúdo enviado, não havendo segurança no sigilo das informações enviadas. Além disso, para utilizá-lo, ele solicita que o bloqueio do celular seja retirado para poder enviar a mensagem programada. Por isso, o usuário deve avaliar o “custo – benefício” da utilização do recurso.
Quem pode usar Mensagem Automática no WhatsApp?
Como já citado anteriormente, as mensagens automáticas só são possíveis serem enviadas para os usuários que possuem a versão do WhatsApp Business.
No entanto, se caso a pessoa não possuir essa versão, ainda sim é possível utilizar o recurso, basta instalar aplicativos terceiros que fornecem essa possibilidade. Entre eles estão o “AutoResponder para WA” e o “WhatsAuto”.
Quais os Benefícios da Mensagem Automática no WhatsApp?
As mensagens automáticas são muito úteis para as empresas que possuem uma boa demanda de clientes e pouco tempo ou funcionários para poder responder prontamente. Essa alternativa faz com que o cliente se sinta mais acolhido e o empresário não perca a clientela para a concorrência por falta de resposta. O tempo de espera é reduzido e a satisfação maior.
Leia Mais: Teve o WhatsApp Roubado? Veja o que fazer
Além disso, a organização do negócio é otimizada. É possível realizar mensagens automáticas de acordo com a necessidade e procura do cliente. Mensagens personalizadas podem conseguir atender o público de forma que não precise haver uma pessoa física do outro lado, facilitando o atendimento.
Como Colocar Mensagem Automática no WhatsApp Business?
Para inserir uma mensagem automática para os usuários do WhatsApp Business é preciso seguir os seguintes passo a passo:
- Clicar nos três pontinhos na tela inicial do WhatsApp no canto superior direito;
- Clicar em “configurações”;
- Clicar em “configurações da empresa”;
- Clicar em “respostas rápidas”;
- Clicar em “adicionar (+)”;
- Adicionar a mensagem desejada;
- Adicionar palavras-chaves;
- Adicionar um atalho (no máximo três palavras);
- Salvar quando concluído os passos.
Agora, para utilizar a mensagem, basta inserir “/” junto com o atalho e selecionar a resposta rápida que o texto aparecerá automaticamente e poderá ser enviado.
Algumas observações devem ser ressaltadas: é possível guardar apenas 50 respostas rápidas; as palavras-chaves não podem ter caracteres especiais ou espaços e o atalho não pode conter mais de 25 caracteres
Como Colocar Mensagem Automática no WhatsApp Comum?
No caso de mensagens automáticas no WhatsApp comum é preciso instalar um aplicativo terceiro, como já falado anteriormente, e seguir o passo a passo de acordo com o que foi escolhido.
Porém, uma sugestão para enviar mensagens programadas, pode-se seguir o seguinte passo a passo:
1) Instalar o SKEDit
2) Fazer o cadastro criando uma conta em “criar conta”
3) Confirmar o e-mail cadastrado e “enviar código de verificação”
4) Inserir o código de verificação recebido e clicar em “verificar e-mail”
5) Selecionar o WhatsApp nas opções de “adicionar serviço”
6) Clicar em “feito”
7) Na próxima tela selecione o WhatsApp e abra as configurações em “abrir configuração”
8) Ativar o SKEDit na tela de acessibilidade.
Agora o aplicativo está instalado e habilitado para o uso. Para fazer a programação de mensagens, será necessário:
9) Abrir a tela inicial do SKEDit e selecionar o WhatsApp
10) Adicionar o contado desejado no “+” do campo “para”
11) Digitar a mensagem desejada para aquele contato e selecionar o horário e data
12) Clicar no canto superior direito em “agendar”
Pronto, a mensagem escrita será enviada ao destinatário no horário e data escolhida. Caso o celular estiver com a tela bloqueada é preciso habilitar uma permissão do SKEDit para poder enviar mesmo assim.
Agora que você sabe tudo sobre mensagem automática no WhatsApp, deixe seu comentário!