Você provavelmente está se perguntando se o Telegram é seguro, uma dúvida totalmente válida após os momentos obscuros que um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares do mundo experimentou. O WhatsApp anunciou uma mudança em seus termos de serviço, anunciando que compartilha dados com o Facebook, e isto preocupou sua longa lista de usuários.
O escândalo com os novos termos de uso do WhatsApp significou que o Facebook teve que anunciar novas melhorias em seu sistema de monitoramento de dados para que os usuários pudessem saber exatamente quais dados a plataforma coleta e para que ela está utilizando. Tudo isso levanta sérias dúvidas sobre a segurança do Telegram, e a verdade é que este é um aplicativo em que a privacidade do usuário é de grande importância, pelo menos um dos princípios apresentados por seu criador e a própria filosofia do aplicativo.
Leia Mais:
Quem é o Dono do Telegram?
Pavel Durov é o fundador do Telegram e é a razão pela qual muitos afirmam que são os russos espiam através do Telegram. Ele é um russo de 36 anos que, antes de fundar o aplicativo de mensagens, tentou rivalizar com Mark Zuckerberg criando a rede social Vkontakte como uma alternativa ao Facebook.
Durov já demonstrou que está disposto a proteger a privacidade de seus usuários a todo custo. Na verdade ele decidiu deixar a Rússia quando o governo russo exigiu que ele entregasse as informações dos perfis ucranianos em sua rede social Vkontakte.
O desenvolvedor garante que não está no negócio de mensagens seguras por dinheiro, na verdade o aplicativo é mantido por uma doação que o próprio empresário fez à plataforma para sua manutenção, e ele considera que as despesas geradas pela garantia de privacidade correspondem aos benefícios recebidos pelo aplicativo.
Privacidade como Característica Principal
Pavel Durov tem um canal dentro de seu próprio aplicativo de mensagens, no qual ele fornece atualizações sobre o próprio app. Neste espaço, o desenvolvedor apontou que eles já ultrapassaram 500 milhões de usuários no Telegram e em apenas 72 horas adicionaram mais 25 milhões de perfis, tudo isso causado pelas medidas do WhatsApp.
Ele garantiu que o Facebook tem todo um departamento dedicado a avaliar e acompanhar tudo relacionado ao Telegram e a encontrar a razão pela qual este aplicativo é tão popular. Resumindo, o aplicativo é uma plataforma segura e privada.
Sem compromissos publicitários, sem comércio de dados de usuários e sem custos de assinatura, não há simplesmente nenhum elemento no desenvolvimento do Telegram que estimule um interesse oculto por parte de seus operadores.
O Telegram é Seguro de Verdade?
A verdade é que não basta dizer que o Telegram é seguro, você tem que saber as razões pelas quais esta aplicação de mensagens instantâneas pode oferecer maior segurança do que o WhatsApp, por exemplo.
- Chats secretos: Certamente todos os chats são encriptados de ponta a ponta, mas eles também criaram um tipo adicional de conversa que são chats secretos e estes nem sequer tocam nos servidores do aplicativo, indo diretamente para o dispositivo do destinatário. Uma vez que você deixa a conversa, todos os vestígios dela são completamente apagados.
- Mensagens autodestrutivas: Esta é outra razão pela qual o Telegram é seguro. Basta escolher a opção de autodestruição no menu de chats e decidir quanto tempo você tem que ler uma mensagem antes que ela desapareça.
- Segurança adicional: Uma das preocupações dos usuários é que outras pessoas possam ler suas conversas, para que você possa ativar segurança adicional nas configurações de privacidade, usando verificação em duas etapas e adicionando um código de bloqueio que permite que você use sua impressão digital através do leitor. Você também pode definir o tempo de travamento automático.
- Chamadas criptografadas: assim como os chats, as chamadas também são criptografadas. Quando você se comunica com um de seus contatos através de uma chamada, você verá um conjunto de quatro ícones localizados no centro superior da tela que você pode verificar com a outra pessoa, se ambos corresponderem, então você pode ter certeza de que a chamada está criptografada de ponta a ponta.
- Controle das sessões ativas: A partir das configurações de privacidade você pode saber quais sessões de seu perfil estão abertas, os dispositivos dos quais foram abertas e você pode decidir fechá-las todas ou quais manter abertas, para ter certeza de que ninguém mais pode ver suas informações, ou que estão usando dispositivos não autorizados.
- Verificação da chave de criptografia: Outra razão pela qual o Telegram é seguro é porque cada conversa tem uma chave de criptografia, se você duvida da segurança do aplicativo, você pode verificar se seu contato tem a mesma chave de criptografia no final da conversa. Para fazer isso, você deve entrar na barra superior de uma conversa secreta e digitar a opção “Chave de criptografia” para verificá-la.