A WhatsApp disponibilizará seu suporte multi-dispositivo com criptografia de ponta a ponta, de acordo com um relatório. O aplicativo de mensagens instantâneas de propriedade do Facebook comercializou sua criptografia focada na privacidade por algum tempo.
É alegado proteger mensagens de texto e voz, fotos, vídeos, documentos e chamadas de uma forma que não são acessíveis por ninguém – exceto o remetente e o receptor. Entretanto, permitir o mesmo nível de proteção em múltiplos dispositivos ao lado da sincronização da comunicação entre eles não é tão fácil e envolve desafios técnicos em sua implementação.
Embora o WhatsApp ainda não tenha fornecido detalhes oficiais, o site WABetaInfo informou que a criptografia de ponta a ponta disponível no WhatsApp será compatível com seu próximo suporte multi-dispositivo.
No início deste mês, Mark Zuckerberg mencionou em uma suposta conversa com a WABetaInfo que as conversas quando se utiliza o suporte multi-dispositivo no WhatsApp ainda serão criptografadas de ponta a ponta.
Telas compartilhadas mostraram que o CEO do Facebook declarou que a empresa resolveu os desafios envolvidos na implementação da criptografia de ponta a ponta de forma “elegante” para garantir que as conversas entre os usuários estejam protegidas mesmo quando se utiliza o aplicativo de mensagens em múltiplos dispositivos.
Leia Também: WhatsApp Testa Arquivamento de Conversas
Pensava-se que WhatsApp estava trabalhando para permitir o suporte a vários dispositivos desde pelo menos julho de 2019. O recurso permite que os usuários acessem o aplicativo simultaneamente em até quatro dispositivos.
Parece estar em um estágio final de seus testes internos, já que screenshots detalhando a nova adição apareceram online no passado recente. Além de permitir a criptografia de ponta a ponta ao usar o suporte multi-dispositivo, diz-se que a WhatsApp está trazendo backups criptografados de ponta a ponta. No entanto, não há uma linha de tempo exata sobre quando ela estaria disponível mesmo para os testadores beta públicos.
A WhatsApp utiliza o protocolo de criptografia para oferecer experiência de comunicação criptografada de ponta a ponta em seu aplicativo. Os concorrentes, incluindo o Google Messages, também adotaram o mesmo método de proteção para atender às preocupações de privacidade levantadas pelos ativistas digitais.
Entretanto, como a criptografia de ponta a ponta limita a rastreabilidade em plataformas, governos e reguladores em alguns países – incluindo a Índia – exigiram formas de obter uma entrada de porta traseira.