O WhatsApp informou em seu blog, no último dia 6, que lançou em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde) um novo pacote de figurinhas disponível chamado de “Vaccines for All” (Vacina para todos).
O pacote inclui ilustrações que expressam a alegria pela chegada das vacinas e a gratidão a todos os profissionais de saúde que atuaram em meio a pandemia.
Vacinas para todos: pacote de figurinhas e canais de apoio à vacinação
Em uma ação de marketing do Facebook junto com a OMS, as figurinhas recém-lançadas, de autoria da artista Ana Cattini, contam com instruções recorrentes sobre auto-cuidado e expressões de alívio e agradecimento pelo início da vacinação.
A ideia é que um dos meios de comunicação mais populares do mundo utilize seu poder de disseminação de mensagens para também disseminar a aceitação das vacinas e representar o que todos querem dizer em breve: “Estou vacinado”!
De acordo com Andy Roberts, líder da equipe de comunicação da OMS “As vacinas são um divisor de águas, mas, por enquanto, teremos que continuar a usar máscaras, respeitar o distanciamento social, evitar aglomerações, ventilar espaços fechados e manter as mãos sempre limpas”
Em seu blog, o WhatsApp informa que, desde o início da pandemia, fechou contrato de parcerias com mais de 150 governos municipais, estaduais e federais, além de organizações, como a OMS e a UNICEF, para disponibilizar canais de apoio sobre o novo coronavírus. No ultimo ano, quase 3 bilhões de mensagens foram enviadas e compartilhadas por meio destes canais.
WhatsApp e canais de apoio
Com a pandemia entrando em novo estágio em diversos países do mundo, um dos principais meios de comunicação do governo com suas populações é o WhatsApp, capaz de oferecer informações pertinentes sobre a vacinação e os auto-cuidados a serem tomados antes do processo de imunização.
Um dos meios para facilitar o contato entre OMS, governo e nação, foi a criação do OMS BOT, onde basta adicionar o número +41798931892 à sua lista de contatos e enviar um “oi”. Também é possível acessar o bot clicando aqui, e então receber informações pertinentes sobre o andamento da vacinação pelo mundo, como se cadastrar para receber a vacinação e novidades em tempo real sobre a situação da pandemia ao redor do mundo.
As intenções são boas e o intuito de se utilizar a ferramenta com maior poder de comunicação do mundo, que muitas vezes facilita o acesso às Fake News, é alcançar o maior número possível de pessoas ao redor do mundo com informações e serviços referentes à vacinação e ao auto-cuidado, especialmente pessoas em locais de difícil acesso ou pertencentes a grupos marginalizados.
Utilizar o poder de comunicação e as figurinhas que normalmente são usadas em grupos, entre amigos e como descontração, para conscientizar todos sobre a vacinação, pode ter sido um dos grandes acertos do aplicativo nos últimos tempos.
Leia Mais: Comunicação do WhatsApp na Pandemia