Como Anunciar em Grupos de WhatsApp? Atualmente diversas empresas e empreendedores utilizam o WhatsApp como ferramenta para realizar vendas de produtos e serviços. Para tanto, é necessário fazer uma ampla divulgação do negócio para se obter resultados. Neste artigo, será abordado formas de como direcionar a divulgação dos anúncios em grupos da plataforma.
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Devo Anunciar de Imediato?
O comerciante que deseja ter sucesso em suas vendas costuma divulgar seus serviços para todos os contatos possíveis de sua lista. Porém, é preciso ter discernimento em alguns aspectos no momento que for anunciar em grupos.
Dependendo do que se trata a ideia central do grupo em questão, fazer anúncios pode não ser uma boa ideia. Por vezes, alguns grupos são criados para um único propósito, não sendo conveniente ou coerente fazer postagens de assuntos que fujam do foco. Um grupo criado apenas para discutir sobre assuntos relacionados à uma prova de concurso, por exemplo, ter anúncios de vendas pode causar desconforto nos demais integrantes.
Por outro lado, há muitos grupos que podem ter abertura para realizar anúncios. Grupos de WhatsApp pessoais, como grupos de amigos, colegas de trabalho, dos parceiros de saídas, do condomínio ou da igreja, podem trazer maior liberdade para esse tipo de postagem.
Assim, o anunciante deve ter cautela e analisar o conteúdo do grupo antes de pensar em entrar e ir fazendo de imediato sua propaganda. É preciso observar como a maioria das pessoas do grupo se comportam para poder não fazer um “papel feio” diante dos outros.
Devo Pedir Permissão ao Administrador do Grupo?
Se o grupo não tem como propósito central vendas ou se é observado que ninguém faz esse tipo de postagem no grupo, é de bom senso que o administrador do grupo seja consultado previamente se esse tipo de publicação é permitida.
É comum ver pessoas que fogem bastante do foco principal de um grupo de WhatsApp, trazendo incômodo a diversos outros membros. Alguém pode até possuir interesse no produto ofertado, mas pela chateação de entender que o local não é apropriado para tanto, pode causar desinteresse.
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Além disso, dependendo da seriedade e foco do grupo, postagens indevidas podem ocasionar até banimento do membro, se o administrador tiver estabelecido essa regra e, consequentemente, punição. Portanto, uma dica também é ler as regras do grupo, antes mesmo de falar com o administrador. Lá pode haver informações do que é ou não permitido, não precisando incomodar os administradores.
E se o Administrador Disser Não?
Se caso a resposta do administrador do grupo for que não autoriza fazer anúncios, é coerente que ele não seja feito. No entanto, uma alternativa, dependendo da disposição do empresário, é visualizar todos os contatos do grupo e analisar se há alguns conhecidos, os quais poderiam receber mensagens de assuntos diversos no privado sem grandes problemas. Assim, o anunciante não estaria infringindo as regras do grupo e poderia estar conseguindo alcançar alguns dos contatos do grupo.
Como Anunciar em Grupos de WhatsApp com Link
Para anunciar em grupos de WhatsApp através de um link, o usuário deve ter uma conta de anúncios no Facebook Ads. Assim, poderá vincular um botão do anúncio criado no Facebook para uma aba de conversa no WhatsApp. O anunciante deve seguir o seguinte passo a passo:
- Abrir a conta de anúncio do Facebook e acessar o “gerenciador de anúncios”
- Selecionar a aba “campanhas” e clicar em “+ criar”
- Selecionar na coluna “consideração” a alternativa “tráfego”
- Escolher a alternativa do tráfego “WhatsApp”
- Copiar e colar o URL do número do WhatsApp do anunciante
- Configurar o público que poderá receber o anúncio. Haverá opções em relação a idade, localização, gênero e idiomas.
- Definir onde será o melhor posicionamento do anúncio, se automático ou editar os posicionamentos, conforme preferir.
- Escolher a melhor otimização para veiculação de anúncio, trazendo a possibilidade do anúncio aparecer para mais pessoas possíveis de ter interesse no produto;
- Determinar o orçamento do produto;
- Escolher o formato do anúncio;
- Decidir o rastreamento de conversão;
- Clicar em “confirmar”.
- Repetir a ação para todos os anúncios que se deseja ter o link do WhatsApp.
Pronto! Feito isso, o potencial cliente quando clicar no anúncio poderá abrir uma conversa no WhatsApp diretamente com o anunciante, facilitando a comunicação e a facilidade de vendas. Para ampliar ainda mais o alcance, o empreendedor pode copiar o link do anúncio e divulgar nos grupos os quais ele faz parte e tem autorização de fazer.
Como Acompanhar o Progresso da Campanha em Grupos de WhatsApp
O próprio Facebook Ads possui algumas métricas para visualizar a quantidade de cliques que o anúncio recebeu. Porém, saber a quantidade de um determinado grupo fica um pouco mais complicado. Um recurso para isso pode ser a utilização do Suiteshare, onde é possível verificar a quantidade de acessos diários, a localização das pessoas e os leads vindos do WhatsApp.