É Possível um Grupo de WhatsApp com Mais de 256 Pessoas?

Este texto é para você que quer saber se é possível um grupo de WhatsApp com mais de 256 pessoas. Existe este limite de participantes em cada lista de transmissão criada no aplicativo. Essa quantidade de contatos prevista pela administradora do software tem um motivo. É para impedir a propagação de notícias falsas (as chamadas fake news) e assegurar a segurança do sistema e de seus usuários.

Além disso, existe uma questão técnica que sustenta essa decisão. Veja a seguir a razão porque atualmente não é impossível um grupo de WhatsApp com mais de 256 pessoas.Veja também como o sistema oferece alternativas para que os usuários possam fiscalizar o recebimento de notícias falsas.

Veja por que não é possível aumentar um grupo de WhatsApp com mais de 256 pessoas?

Como vemos, a orientação para impor um limite de participantes em grupos de WhatsApp parte de uma política da empresa.Ela visa não tornar a ferramenta um meio de disseminação de informações que caluniam pessoas em favor de interesses individuais. Mas por que foi firmado exatamente o número 256? Qual a razão por trás da seleção desse numeral em particular?

Não se trata de um motivo de caráter simbólico.Mas sim algo que está relacionado à base de programação do sistema binário em que foi construído o WhatsApp. É uma lógica baseada na capacidade máxima que a configuração de 8 bits da plataforma consegue atingir.Isto porque o sistema binário utiliza apenas dois dígitos (0 e 1).Assim, 2 elevado a 8 resulta em 256 – justamente o número máximo de pessoas por lista de transmissão da plataforma.

No universo da informática, o número 256 representa o maior número de combinações possíveis em um só byte (o que, em código binário, equivale exatamente a 8 bits). Como forma de exemplo, podemos considerar esse número um parâmetro para vários outros sistemas. Muitos utilizam esse poder de processamento.Entre eles se destacam: o número de cores possível de ser representada em um videogame antigo ou cores disponíveis em GIF’s que são compartilhados em redes sociais.

Um grupo de WhatsApp com mais de 256 pessoas pode ser possível no futuro

Atualmente essa é uma restrição vigente desde o início de seu funcionamento. Mas é possível haver um grupo de WhatsApp com mais de 256 pessoas no futuro.Mas é claro que isso depende apenas de uma decisão da própria empresa.Afinal de contas, para ampliar esse número, bastaria aplicar uma quantidade de bits mais elevada em cada identificador individual do utilizador (a chamada chave de identificação).

Entretanto, a mínima alteração para aumentar em 1 byte o poder da plataforma, o limite de pessoas aumentaria para 65 mil usuários por cada linha de transmissão. Em tese, nada impede que essa medida seja implementada.Mas tendo em vista as mais recentes ações efetuadas pela empresa com o propósito de conter notícias falsas, é algo mais improvável de ocorrer em um futuro recente.

Identificador do WhatsApp ajuda a identificar notícias falsas

Uma funcionalidade disponível no WhatsApp ajuda os usuários do aplicativo a fiscalizarem a disseminação de notícias falsas pela plataforma. Essa tem sido uma diretriz muito presente em tempos de pandemia.Durante esse período, houve um grande crescimento de fake news relacionadas ao coronavírus.

As mensagens que são avaliadas como suspeitas – principalmente aquelas que são enviadas em massa – têm um ícone de lupa situado ao lado do link. Assim, no momento em que o usuário clica no botão, o aplicativo sugere pesquisas sobre o mesmo tema na internet em sites confiáveis.

Dessa forma, como o WhatsApp dispõe de criptografia de ponta-a-ponta, não existe o armazenamento do conteúdo da mensagem. Assim, caso clique no link, será direcionado ao browser de seu navegador para ingressar no site que é fonte da informação.