Sabe baixar fleets do Twitter? O Twitter, como qualquer outra rede social, quer se manter como preferida dos usuários e não fica para trás quando as demais redes criam novos meios de interagir com seus usuários. Em função do grande sucesso dos Stories do Instagram, o Twitter lançou os fleets com a mesma ideia de funcionamento e abrindo as mesmas opções aos usuários.
Confira:
- Como ver comentários no Twitter?
- Melhores ideias de bio para Twitter
- Como fazer header para Twitter?
Índice de Conteúdo
O que são os fleets no Twitter?
Criado com a finalidade de postar imagens ou vídeos temporários, esse conteúdo ficaria até 24 horas disponíveis para visualização dos seus seguidores. O Twitter não permitia aos usuários a baixar fleets do Twitter.
Acessíveis apenas para quem estava navegando via aplicativo para iOS ou Android, bastava um clique para você postar textos, GIFs, fotos ou vídeos e até mesmo abrir a sua câmera para criar um novo conteúdo.
Esses fleets ficavam disponíveis na parte superior da sua tela no aplicativo e podiam ser vistos pelos seus seguidores, ou por qualquer usuário, caso seu perfil no Twitter não fosse privado.
Como postar fleets no Twitter?
Definido pela rede social como “uma nova maneira de contar histórias”, os fleets tinham uma maneira rápida e prática de serem postados. Na parte superior do aplicativo do Twitter você encontrava disponível um ícone com sua foto em um círculo acompanhado de um “mais +”.
Ao clicar neste ícone, abria-se na sua tela as opções de postagens disponíveis para você. Escolhido o conteúdo de sua postagem e feitos todos os ajustes, colocados os “adereços” do seu agrado, era só clicar no botão publicar e estava no ar a sua publicação.
Como ver fleets no Twitter?
Para quem adora acompanhar a rotina que a galera costuma publicar como Stories no Instagram ou no Facebook, os fleets no Twitter eram mais uma opção de estar sempre por dentro do que acontece por aí.
Os fleets eram postados pelos usuários e automaticamente iam parar no topo do aplicativo, acima do feed de seus seguidores. Para visualizar seu feed, seus seguidores só precisavam clicar no ícone com sua foto para que o fleet abrisse em suas telas. Esses fleets podiam ser visualizados diversas vezes por quem tinha interesse, porém apenas pelo período que ficavam disponíveis, ou seja, 24 horas.
Como baixar fleets do Twitter?
Os fleets no Twitter, assim como nas outras plataformas, vieram com a proposta de serem usados, principalmente, para produção de conteúdo instantâneo. A ideia era oferecer um espaço para que os usuários pudessem postar um conteúdo para ficar em destaque, provocando a curiosidade de seus seguidores que certamente visualizariam.
Com o objetivo de criar um local para publicação de sentimentos rápidos, pensamentos momentâneos ou meros impulsos, o Twitter seguiu a linha da concorrência.
Conflito de funções na rede social
Na contramão das publicações feitas em outras redes sociais como o Instagram e o Facebook, que têm por objetivo criar um perfil que se mantenha com o usuário, o Twitter tem outra finalidade para seus usuários.
Os usuários do Twitter já têm o hábito de criarem publicações instantâneas no próprio feed. Talvez em função da limitação de caracteres por Tweet, as postagens vêm acompanhadas de um fio, onde são usados vários tweets para completar uma ideia.
Muitas vezes a argumentação é longa, em caso de assuntos polêmicos, e o usuário não quer chamar o leitor para outro canal de leitura, então opta por fazer várias publicações em sequência. Também é comum que o usuário utilize o Twitter como um lugar para descarregar suas emoções, publicando qualquer coisa que lhe venha à cabeça.
Já é costume no Twitter, que o próprio feed seja usado para pensamentos e emoções de momento, sem maiores preocupações com publicações de efeito. Talvez este tenha sido uns dos motivos que fez com que os fleets no Twitter não tivessem o sucesso desejado, como ocorre com os Stories da concorrência.
Porque os fleets do Twitter acabaram?
Criado em 2020 pelo Twitter, os fleets tinham grande expectativa de ser mais uma criação de sucesso na rede social. Talvez pelo fato de que a característica principal da rede já é de ser um espaço alternativo de publicações, os tweets já eram utilizados com esse propósito.
Com isso, ficou um pouco redundante no espaço da plataforma, mais uma publicação momentânea. Não queremos dizer com isso que os tweets foram feitos para serem apagados. Mas não temos o hábito de acessar o perfil de um usuário para ler toda a sua timeline. O Twitter não tem limite de publicações, apenas de quantidade de caracteres por conteúdo, e isso torna a rede muito badalada entre seus usuários.
Início do fim dos fleets
Em Julho de 2021, o Twitter anunciou na própria rede social que os fleets seriam descontinuados. A partir de 3 de agosto de 2021, os fleets não estariam mais disponíveis para os usuários, nem para quem os criou, nem para quem queria visualizá-los.
O Twitter declarou na rede que a criação dos fleets foi acompanhada de grande expectativas entre seus desenvolvedores. O objetivo era estimular quem não tinha o hábito de fazer tweets a ter mais um meio de criar conteúdo na rede.
O que eles perceberam foi que os fleets também eram utilizados por aqueles usuários que mais criavam conteúdo, portanto o principal objetivo não foi atingido. Com isso, a decisão da plataforma foi de desativar os fleets e partir para novas formas de estimular a produção de conteúdo na rede, aumentando a participação dos usuários.
O que dizem por aí sobre o fim dos fleets
Apesar da explicação oficial dos criadores da rede social ter muito fundamento para justificar o fim dos fleets, outras sugestões de motivos foram dadas por seus usuários. Percebeu-se que, em função de não ser possível baixar fleets do Twitter, e também com o anúncio do fim desta função, o conteúdo que foi publicado infringiu bastante as normas de conduta da rede.
Apesar de muito lamentar a extinção dos fleets como recurso da rede, a promessa é de continuar trabalhando em novas formas de buscar a interação dos usuários.