Como Reativar Conta do Twitter

É possível reativar conta do Twitter? O Twitter é uma das grandes redes sociais da atualidade e conta com mais de 51 milhões de usuários ativos somente no Brasil. Tradicionalmente, a rede de microblog é conhecida por sua cultura livre de preconceitos, abraçando todas as tribos e engajando sobre todo tipo de assunto.

Mas é importante termos em mente que é preciso ter responsabilidade com o que é dito na internet. O print está aí para ficar e esse, depois de publicado, não há quem apague da rede. Infelizmente este é um dos motivos que levam algumas pessoas a desativarem suas contas no Twitter, principalmente quando se trata de algum caso de preconceito com alta repercussão na rede.

Confira:

Por que Desativar uma Conta no Twitter?

Perfis de pessoas públicas ou famosas, vez ou outra, acabam falando mais do que devem sobre temas sensíveis e viram alvo de haters e de cancelamentos. De forma urgente e até para cessar as críticas, saindo momentaneamente dos holofotes, estes perfis acabam por desativar suas contas no Twitter.

Mas este não é o único motivo que leva uma pessoa a tomar uma medida drástica deste tipo. Em alguns casos a desativação da conta ocorre contra vontade do dono do perfil.Não é incomum ouvirmos relatos de pessoas que tiveram suas contas hackeadas e perderam o acesso ao seu Twitter.

Neste caso, o mais indicado é entrar em contato com o suporte do Twitter e solicitar que, em um primeiro momento, desative sua conta. Posteriormente o usuário pode tentar reativar a conta, trocar sua senha e tomar cuidado para que todas as configurações de segurança estejam ativas para evitar passar pelo mesmo tipo de problema. Outra possibilidade de ter sua conta desativada é quando isto acontece por decisão do próprio Twitter.

Alguns assuntos são considerados sensíveis pela rede e não podem ser postados, como violência, preconceito de várias formas, drogas, sexo e etc. A rede também não tolera o envio de SPAM, ou seja, mensagens não solicitadas em massa para seus usuários.

Se algum perfil infringir estes tipos de regras, seja fazer publicações preconceituosas por exemplo ou enviar mensagens privadas em massa, o Twitter pode tomar a decisão de desativar a conta do usuário. Além da suspensão da conta, o Twitter pode optar também por apenas bloqueá-la. Limitando que o usuário crie novos tweets ou que envie mensagens privadas para outros usuários.

Nestes casos em que o próprio Twitter decide desativar, suspender ou bloquear a conta do usuário, é possível tentar entrar em contato com o suporte da rede para reativar a conta do Twitter.

Na própria central de ajuda do Twitter existe um passo a passo para para solicitar a reativação de uma conta suspensa na plataforma.

Como solicitar o cancelamento de uma suspensão de conta no Twitter

Para isto, o usuário deve primeiramente acessar a url: https://help.twitter.com/forms/general?subtopic=suspended e registrar uma contestação. Antes de acessar a URL, faça login com as credenciais de acesso referente à conta que deseja recorrer da suspensão.

Ao acessar o link acima, você verá um formulário. Preencha com suas informações e descreva detalhadamente o problema. Se você sabe qual regra específica da rede foi infringida, fale a verdade e explique o motivo que o levou por esse caminho e que medidas irá tomar para que isso não ocorra novamente.

Como reativar a conta do Twitter dentro do prazo de 30 dias

Caso sua conta tenha sido desativada por livre escolha sua, fique atento ao prazo de 30 dias que o Twitter fornece. Dentro deste prazo ainda é possível reativar sua conta sem dores de cabeça. Quando o usuário solicita que sua conta seja desativada, o próprio Twitter avisa que manterá sua conta segura por 30 dias para que, caso haja arrependimento, ele possa voltar normalmente com sua conta.

Para reativar uma conta que encontra-se nesta situação, ou seja, desativada há menos de 30 dias, basta logar normalmente nela e pronto! Você está de volta ao Twitter como se nunca tivesse deixado de utilizar a plataforma.

Muitas pessoas procuram como podem reativar o Twitter depois de 30 dias, para estas, a notícia não é das melhores. Infelizmente não é possível reativar uma conta após este prazo. Se você não efetuar nenhum login em uma conta que está desativada, ela será excluída.

Quando uma conta é excluída, o nome de usuário daquele perfil deixa de estar atrelado ao mesmo, por este motivo, fique atento ao prazo. Tanto a solicitação de desativação como o login para reativar sua conta no Twitter podem ser feitos tanto do navegador web em um computador ou notebook, quanto do aplicativo para celulares Android ou iOS.

Recupere seus tweets mesmo que sua conta tenha sido excluída definitivamente

Se por algum motivo você teve sua conta no Twitter excluída, seja porque perdeu o prazo para reativá-la ou porque o Twitter sinalizou sua conta como abusiva, você pode tentar recuperar suas postagens.

Vale ressaltar que este procedimento não garante 100% de sucesso e que, infelizmente, somente algumas datas costumam ficar disponíveis para recuperação.

Acompanhe o passo a passo para recuperar seus tweets de uma conta excluída ou suspensa gratuitamente através do Way Back Machine:

  1. Vá até o site do serviço em web.archive.org;
  2. No topo da página, digite a url do perfil do usuário que deseja recuperar, neste formato: twitter.com/nome_do_usuario;
  3. Clique no ano que deseja acessar a “máquina do tempo” no seu perfil. Normalmente apenas alguns poucos anos são mostrados com algum conteúdo a ser recuperado;
  4. Após isso, procure no calendário alguma data que tenha “printado” a página do seu perfil no serviço e clique nele;
  5. Aguarde o carregamento da página e salve as informações que você desejar.

Na tela onde aparece o perfil recuperado pelo Way Back Machine, logo ao lado do logo do serviço, é possível verificar quantas capturas o sistema fez da URL em questão.

Portanto, se você está pensando em desativar seu Twitter, reserve um tempo para pensar primeiro, pois mesmo com o prazo de 30 dias, é muito comum que as pessoas acabem esquecendo e se arrependendo da desativação em algum momento. Se este realmente for o melhor para você, esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado a tomar a melhor decisão.