Infelizmente, a prática de Spam no Instagram ainda é bastante recorrente. De acordo com as normas e diretrizes estabelecidas pela plataforma, Spam se caracteriza por qualquer tipo de conteúdo duvidoso, impertinente ou que traga algum tipo de risco para quem o acessa.
Ou seja, trata-se de uma prática inconveniente e desagradável, que além do Instagram é feita em vários outros lugares. Isso inclui outras redes sociais ou até mesmo e-mails. É muito provável que você já tenha sido vítima de Spam em alguns desses locais, certo?
Mas o que muita gente não sabe é que, mesmo sem ter a intenção, pode estar enviando Spam no Instagram de diferentes formas. Isso acontece principalmente com perfis profissionais ou de criadores de conteúdo. Assim sendo, veja as principais informações sobre o tema a seguir.
Confira: Como criar GIF para Instagram?
Índice de Conteúdo
Principais informações sobre Spam no Instagram
Antigamente, o tipo mais comum de spam estava relacionado a duas práticas principais. A primeira relacionada a publicidade e venda de produtos e serviços. Já a segunda diz respeito a tentativa de propagação de vírus, malwares ou roubo de dados de pessoas que clicassem em seus links. Mas hoje em dia essa definição se expandiu, sobretudo com relação a Spam no Instagram. Hoje podemos considerar parte desta prática fatores que incluem, por exemplo:
- Boatos e Fake News em geral;
- Além disso, lendas urbanas e correntes;
- Propagandas enganosas com o objetivo de aplicar golpes;
- Formas de interceptar e coletar dados pessoais para fins de publicidade;
- Qualquer outro tipo de conteúdo viral que não tenha um impacto positivo.
Todas essas práticas de spam podem estar presentes no Instagram de diferentes formas. Você pode recebê-las por mensagens em direct, ou mesmo vê-las em posts e stories. Além disso, elas estão muito presentes em publicações de perfis falsos e comentários disparados em massa.
Prática involuntária de Spam no Instagram
Em muitos casos, mesmo evitando as práticas citadas acima, o Instagram pode identificar que o seu perfil está fazendo Spam. E como a plataforma repudia esse tipo de prática, pode acabar bloqueando sua conta temporariamente, principalmente se você:
- Curtir várias publicações diferentes em um curto intervalo de tempo;
- Seguir muitos perfis de uma vez só, também em pouco tempo;
- Além disso, fazer comentários em vários perfis diferentes no mesmo dia;
- Mandar várias mensagens automáticas para diferentes perfis;
- Usar muitas hashtags, sobretudo de uma forma aleatória;
- Por fim, adotar a prática de automatização de seguidores.
Para evitar problemas neste sentido dentro da plataforma, é muito importante evitar essas práticas ao máximo. Assim você não precisará ter que entrar em contato com o suporte para explicar que não estava fazendo spam e assim reaver a sua conta.
Denunciando Spam e perfis falsos
Na medida em que você se deparar com esse tipo de problema dentro da plataforma, denunciar perfis desse estilo e suas postagens é a melhor coisa que se pode fazer. Para tanto, basta seguir alguns passos específicos.
Para perfis:
- Para denunciar o perfil, acesse-o e clique no menu ao lado direito dele;
- Em seguida, localize em “Denunciar” e depois vá para “Denunciar conta”;
- Agora clique na opção “Está publicando conteúdo que não deveria estar no Instagram”;
- Por fim, selecione o ícone “Spam”.
Para publicações:
- Primeiro, clique na publicação e aperte nos três pontinhos que fica ao seu lado;
- Em seguida, escolha a opção “Denunciar” e por fim vá em “É spam”.
Para comentários:
- Clique e selecione o comentário que você deseja denunciar;
- Um novo menu vai aparecer. Clique no botão “!” que está disponível;
- Agora selecione “Denunciar este comentário” e por fim escolha a opção “Spam”.
Considerações finais sobre o assunto
Agora que você já sabe as principais informações sobre Spam no Instagram, fique de olho. Além de evitar comportamentos que possam ser caracterizadas como a prática, não deixe de denunciá-las. Isso ajuda a tornar a plataforma melhor e mais eficiente para todos.
Por fim, tenha muito cuidado antes de clicar em links ou compartilhar conteúdos que pareçam suspeitos. Caso contrário você pode ser vítima de golpes, vírus ou desinformação. Por isso leve essas dicas e conselhos em consideração e navegue mais tranquilamente na plataforma.