Está pensando em criar loja no Instagram? Então hoje vamos te mostrar como fazer isso. Entre as redes sociais mais populares na área de vendas, está o Instagram. O aplicativo é muito útil para isso e oferece recursos ótimos para você montar uma loja online.
Primeiramente, é importante você utilizar várias redes sociais e não apenas uma. Assim, além do Instagram, utilize também o Facebook e WhatsApp, por exemplo. Seria bem útil sua loja ter um site, pois isso passa mais credibilidade.
Dessa forma, você pode disponibilizar todos esses links por meio do Linktree. Esse é o primeiro passo para começar a vender no Instagram. Depois de fazer isso, veja como criar loja no Instagram abaixo.
Índice de Conteúdo
Como Criar Loja no Instagram?
Crie uma loja com o auxílio do Facebook
O Instagram é um aplicativo que pertence ao Facebook há alguns anos. Por isso, essa plataforma oferece um recurso chamado Gerenciador de Negócios. Por meio dele é possível criar loja no Instagram. Mas o Facebook exige três requisitos para isso:
- Tanto a sua conta comercial do Instagram e sua página do Facebook precisam estar conectadas à mesma conta do Gerenciador de Negócios;
- Ter as devidas permissões para gerenciar a página do Facebook;
- E, por fim, ser um administrador do Gerenciador de Negócios.
Agora, veja como criar loja no Instagram usando o Facebook:
- Acesse o Gerenciador de Negócios pelo computador, clicando neste link;
- No menu do lado direito, clique em “Começar” e vá no botão “Avançar”, na parte inferior da tela;
- Agora, escolha o método de finalização da compra (a compra poderá ser finalizada em outro site);
- Clique novamente em “Avançar”;
- Na seção “Escolher canais de vendas”, selecione a sua conta do Instagram que está vinculada ao Gerenciador de Negócios;
- É preciso confirmar seu e-mail comercial e clicar em “Enviar”;
- Feito isso, adicione um catálogo já existente ou crie um para divulgar seus produtos no Instagram;
- Por fim, revise os dados, marque como lido o campo do “Acordo do Comerciante” e clique em “Concluir a configuração”.
Sobre o método de finalização da compra, aparecerá a opção “Finalização da compra com o Facebook ou o Instagram”. Porém, essa opção só é válida para empresas/lojas dos EUA. Ou seja, o melhor é escolher “Finalização da compra em outro site”.
Adicionando produtos ao catálogo
Para adicionar produtos ao catálogo inserido inicialmente, você precisa acessar, pelo computador, o Gerenciador de Comércio. Ao acessar essa ferramenta, você terá acesso a todos os seus catálogos. Agora, siga esses passos:
- Clique no catálogo desejado e em “Adicionar itens”;
- Clique em “Adicionar manualmente”;
- Adicione as informações básicas, como imagem, nome e descrição do produto;
- Preencha também os campos como link de compra, preço, etc;
- Clique em “Avançar”;
- Agora, é possível inserir outras opções, como cor e tamanho do item;
- Feito isso, revise as informações e clique em “Adicionar item”.
Pronto! Agora sua loja no Instagram está criada e seus catálogos atualizados. Personalize sua página no Instagram da maneira que preferir, mas mantenha sempre os catálogos em ordem e com ótimas imagens.
Como criar loja no Instagram com o Instagram Shopping
O Instagram Shopping é um recurso exclusivo para lojas no Instagram e possibilita que seu perfil se torne uma loja muito eficiente. Seu funcionamento é muito simples. Por meio dele, cada item disponibilizado nas fotos recebe um tipo de etiqueta, com o nome e valor do produto. Para conseguir ativar esse recurso, o Instagram estipula algumas regras, como:
- Apenas produtos físicos podem ser vendidos e não serviços;
- A venda de álcool e produtos adultos, por exemplo, também está proibida;
- Ter uma conta comercial no Instagram;
- Associar a conta à página do Facebook e ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Essas contas precisam estar vinculadas;
- Ter, ao menos, 9 postagens no perfil da sua loja;
- Respeitar as políticas de uso do Instagram.
Com todos esses requisitos cumpridos, você deve criar o catálogo por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook. Então, siga os mesmos passos citados acima. Depois de criar seus catálogos, é preciso habilitar o modo Compras no Instagram. Veja como fazer isso na sequência.
Habilitando o modo Compras e marcando produtos
Esse é o último passo de como criar loja no Instagram. Depois de habilitar o modo Compras e marcar o primeiro produto, sua loja já estará na ativa. Confira o passo a passo:
- Entre no seu perfil comercial e clique em “Configurações”;
- Vá em “Empresas” e em “Compras”;
- Selecione a página do seu catálogo que estará visível;
- Volte ao perfil e escolha a foto que deseja marcar como produto;
- Clique no menu dos três risquinhos, do lado superior direito da publicação;
- Clique em “Editar” e depois em “+”;
- Selecione “Marcar Produtos”;
- Selecione o produto desejado e clique em “Concluir”.
Agora sua loja já estará ativa e pronta para realizar a primeira venda. Outro detalhe essencial: verifique se a sua conta é comercial. Caso contrário, você precisa ir em “Configurações”, “Conta” e clicar em “Mudar para conta comercial”.