Como Criar Loja no Instagram?

Está pensando em criar loja no Instagram? Então hoje vamos te mostrar como fazer isso. Entre as redes sociais mais populares na área de vendas, está o Instagram. O aplicativo é muito útil para isso e oferece recursos ótimos para você montar uma loja online.

Primeiramente, é importante você utilizar várias redes sociais e não apenas uma. Assim, além do Instagram, utilize também o Facebook e WhatsApp, por exemplo. Seria bem útil sua loja ter um site, pois isso passa mais credibilidade.

Dessa forma, você pode disponibilizar todos esses links por meio do Linktree. Esse é o primeiro passo para começar a vender no Instagram. Depois de fazer isso, veja como criar loja no Instagram abaixo.

Como Criar Loja no Instagram?

Crie uma loja com o auxílio do Facebook

O Instagram é um aplicativo que pertence ao Facebook há alguns anos. Por isso, essa plataforma oferece um recurso chamado Gerenciador de Negócios. Por meio dele é possível criar loja no Instagram. Mas o Facebook exige três requisitos para isso:

  • Tanto a sua conta comercial do Instagram e sua página do Facebook precisam estar conectadas à mesma conta do Gerenciador de Negócios;
  • Ter as devidas permissões para gerenciar a página do Facebook;
  • E, por fim, ser um administrador do Gerenciador de Negócios.

Agora, veja como criar loja no Instagram usando o Facebook:

  • Acesse o Gerenciador de Negócios pelo computador, clicando neste link;
  • No menu do lado direito, clique em “Começar” e vá no botão “Avançar”, na parte inferior da tela;
  • Agora, escolha o método de finalização da compra (a compra poderá ser finalizada em outro site);
  • Clique novamente em “Avançar”;
  • Na seção “Escolher canais de vendas”, selecione a sua conta do Instagram que está vinculada ao Gerenciador de Negócios;
  • É preciso confirmar seu e-mail comercial e clicar em “Enviar”;
  • Feito isso, adicione um catálogo já existente ou crie um para divulgar seus produtos no Instagram;
  • Por fim, revise os dados, marque como lido o campo do “Acordo do Comerciante” e clique em “Concluir a configuração”.

Sobre o método de finalização da compra, aparecerá a opção “Finalização da compra com o Facebook ou o Instagram”. Porém, essa opção só é válida para empresas/lojas dos EUA. Ou seja, o melhor é escolher “Finalização da compra em outro site”.

Adicionando produtos ao catálogo

Para adicionar produtos ao catálogo inserido inicialmente, você precisa acessar, pelo computador, o Gerenciador de Comércio. Ao acessar essa ferramenta, você terá acesso a todos os seus catálogos. Agora, siga esses passos:

  • Clique no catálogo desejado e em “Adicionar itens”;
  • Clique em “Adicionar manualmente”;
  • Adicione as informações básicas, como imagem, nome e descrição do produto;
  • Preencha também os campos como link de compra, preço, etc;
  • Clique em “Avançar”;
  • Agora, é possível inserir outras opções, como cor e tamanho do item;
  • Feito isso, revise as informações e clique em “Adicionar item”.

Pronto! Agora sua loja no Instagram está criada e seus catálogos atualizados. Personalize sua página no Instagram da maneira que preferir, mas mantenha sempre os catálogos em ordem e com ótimas imagens.

Como criar loja no Instagram com o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso exclusivo para lojas no Instagram e possibilita que seu perfil se torne uma loja muito eficiente. Seu funcionamento é muito simples. Por meio dele, cada item disponibilizado nas fotos recebe um tipo de etiqueta, com o nome e valor do produto. Para conseguir ativar esse recurso, o Instagram estipula algumas regras, como:

  • Apenas produtos físicos podem ser vendidos e não serviços;
  • A venda de álcool e produtos adultos, por exemplo, também está proibida;
  • Ter uma conta comercial no Instagram;
  • Associar a conta à página do Facebook e ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Essas contas precisam estar vinculadas;
  • Ter, ao menos, 9 postagens no perfil da sua loja;
  • Respeitar as políticas de uso do Instagram.

Com todos esses requisitos cumpridos, você deve criar o catálogo por meio do Gerenciador de Negócios do Facebook. Então, siga os mesmos passos citados acima. Depois de criar seus catálogos, é preciso habilitar o modo Compras no Instagram. Veja como fazer isso na sequência.

Habilitando o modo Compras e marcando produtos

Esse é o último passo de como criar loja no Instagram. Depois de habilitar o modo Compras e marcar o primeiro produto, sua loja já estará na ativa. Confira o passo a passo:

  • Entre no seu perfil comercial e clique em “Configurações”;
  • Vá em “Empresas” e em “Compras”;
  • Selecione a página do seu catálogo que estará visível;
  • Volte ao perfil e escolha a foto que deseja marcar como produto;
  • Clique no menu dos três risquinhos, do lado superior direito da publicação;
  • Clique em “Editar” e depois em “+”;
  • Selecione “Marcar Produtos”;
  • Selecione o produto desejado e clique em “Concluir”.

Agora sua loja já estará ativa e pronta para realizar a primeira venda. Outro detalhe essencial: verifique se a sua conta é comercial. Caso contrário, você precisa ir em “Configurações”, “Conta” e clicar em “Mudar para conta comercial”.