Você precisa desativar o sensor de proximidade do WhatsApp? Um problema muito frequente relatado por usuários do aplicativo é em relação a esse recurso nos aparelhos. Em muitos casos, no momento de uma chamada ou na reprodução de um áudio no app, a tela apaga e isso causa muita reclamação.
Esse fato ocorre em aparelhos de várias marcas, incluindo LG, Motorola e Samsung. O que acontece é que qualquer celular mais moderno já vem com esse recurso que desativa o display durante uma chamada. Isso tem como objetivo evitar toques acidentais no rosto. Afinal, é algo que poderia encerrar a chamada involuntariamente, por exemplo.
No WhatsApp, esse recurso é útil.Assim, é possível ouvir áudios de maneira privada, sem a utilização do alto-falante externo. Dessa forma, a função é ideal para você ouvir áudios em locais públicos ou com mais pessoas no mesmo ambiente.
Mas, muita gente reclama dessa função e gostaria de desativá-la, pois, como já mencionado, a tela pode apagar a qualquer momento. A seguir, vamos saber como funciona e como desativar o sensor de proximidade do WhatsApp.
Como funciona o sensor de proximidade do WhatsApp?
Os aparelhos contam com um sensor que emite um raio infravermelho durante ligações e reprodução de áudios. Ele é programado para desabilitar a tela do celular quando algo bloqueia esse raio. Assim, quando a pessoa leva o telefone ao ouvido, a tela automaticamente se apaga.
No entanto, o sensor é muito sensível. Assim,ele pode fazer a tela apagar não apenas com o rosto, mas com um dedo passando pela tela, por exemplo. Por isso, muitas vezes estamos ouvindo um áudio no WhatsApp, passamos o dedo por cima da tela e ela apaga.
Esse sensor está localizado na parte superior da tela, geralmente ao lado da câmera. Quando o objeto que está impedindo a propagação do raio infravermelho para de fazer isso, a tela é desbloqueada no mesmo instante. Muitos fatores podem causar o apagamento da tela e todos estão relacionados ao sensor. Assim, preste atenção e verifique as seguintes questões:
- Defeito no sensor;
- Alguma sujeira atrapalhando o sensor;
- Películas ou capas que atrapalham o sensor;
- Problema de calibração do sensor.
Se o problema for um defeito no sensor, é necessário procurar um técnico. Se houver algum obstáculo atrapalhando o sensor, ao eliminá-lo ele deve voltar a funcionar de forma correta. Para calibragem, existem programas gratuitos na Google Play Store ou no Apple Store que realizam esse procedimento.
Desativar o sensor de proximidade do WhatsApp no Android
Se você possui um celular Android, há um modo de tentar desativar o sensor de proximidade. Siga os seguintes passos:
- Vá em “Configurações”;
- Clique em “Acessibilidade”;
- Encontre o aplicativo “TalkBack”;
- Vá em “Configurações”;
- Encontra a opção “Usar sensor de proximidade”;
- Desative essa opção.
O TalkBack é um aplicativo para deficientes visuais, por isso, você precisa deixar ele desativado. Existem também aplicativos que desabilitam os sensores do aparelho. Outros apps regulam o sensor, para evitar que ele fique muito sensível e faça a tela desligar com qualquer interferência no sensor. Em um aparelho Xiaomi, existe também outra forma de calibrar os sensores e isso pode resolver seu problema:
- Vá em “Configurações”;
- Clique em “Sobre o telefone”;
- Vá em “Todas as especificações”;
- Encontre a função “Versão do Kernel”;
- A área de testes dos sensores do aparelho será aberta;
- Encontre a opção “Proximity sensor”;
- Na tela seguinte, você precisará aproximar o dedo no sensor do aparelho até que a numeração visível na tela fique em 0;
- Feito isso, clique em “pass”;
- A partir daí, você fará esse processo outras vezes, pois todos os sensores serão testados;
- Por fim, após calibrar todos os sensores, ao acessar novamente o WhatsApp, o problema deve ter sido resolvido.