Como Descobrir Quem Acessou Meu WhatsApp Web | WhatsApp Web é a versão do popular aplicativo de mensagens que nos permite conversar com qualquer um de nossos contatos a partir do próprio navegador. Esta versão é amplamente utilizada por pessoas que passam o dia em frente ao computador e não querem passar o dia todo pegando seu celular para ver quem está escrevendo para eles e respondendo às mensagens. Entretanto, tornou-se também uma ferramenta utilizada para espionar o WhatsApp de outras pessoas.
Se você já usou o WhatsApp antes, você saberá que para acessar todas as suas conversas a partir do navegador, basta visitar o site da WhatsApp e depois pegar seu telefone celular e abrir o aplicativo de mensagens, tocar o botão de menu para selecionar a opção WhatsApp Web e digitalizar o código QR exibido na tela do computador a partir de seu telefone celular.
Automaticamente, veremos como todos os nossos chats WhatsApp aparecem na versão do navegador e podemos conversar e compartilhar todos os tipos de conteúdo como se estivéssemos fazendo isso a partir do celular. Um dos problemas comuns da utilização do WhatsApp Web, ao contrário das muitas vantagens, é que nem sempre nos lembramos de fazer logout no computador. Imagine, por exemplo, que você o abra no trabalho ou em um computador em sua escola ou faculdade. Então você se esquece de sair e qualquer pessoa pode acessar suas mensagens e lê-las mesmo que não possa enviar novas, pois a versão web depende diretamente de seu celular estar conectado.
Além disso, qualquer pessoa que tenha acesso a seu telefone pode se conectar ao WhatsApp a partir de seu computador em questão de segundos e espionar todas as suas mensagens, pois não é necessário digitar nenhum tipo de senha ou PIN. Abaixo, vamos mostrar a você como descobrir se alguém está ou esteve espionando seu WhatsApp a partir da versão Web do aplicativo de mensagens.
Índice de Conteúdo
Como Descobrir Quem Acessou Meu WhatsApp Web?
Felizmente, o WhatsApp é relativamente transparente e há várias maneiras de verificar se alguém está acessando nossa sessão WhatsApp na web. Na verdade, estas ações que discutimos abaixo têm o objetivo de nos permitir acompanhar as sessões que abrimos com nossa conta sobre a aplicação de mensagens.
Notificações de Acesso
A primeira coisa a fazer é olhar para a barra de notificação em seu celular, assim que você abrir o WhatsApp Web em seu navegador de computador, aparecerá um aviso indicando que a versão web do aplicativo está em uso. Geralmente, esta barra aparecerá indicando que a WhatsApp Web está atualmente ativa. Se você estiver usando-o, basta ignorá-lo, mas ele pode aparecer sem que você o tenha usado, caso em que devemos ser cuidadosos e fechar todas as sessões possíveis. Vá até seu computador, se tiver um por perto, e verifique se o deixou fechado. Seja em casa, no escritório, etc.
Entretanto, se por qualquer razão esta notificação não aparecer ou se nossa WhatsApp tiver sido espionada enquanto não estivermos olhando nosso celular continuamente, este aviso pode não aparecer mais. Ele só aparecerá enquanto estiver ativo.
Confira as Sessões Abertas
Neste caso, se você suspeitar que alguém possa ter espionado suas mensagens WhatsApp através da versão web do aplicativo, você pode verificá-lo da seguinte maneira. A primeira coisa que vamos fazer é abrir o WhatsApp em nosso celular, tocar no botão do menu e selecionar a opção WhatsApp Web para fechar as sessões abertas. Isto é algo que recomendamos que você faça sempre, independentemente de você achar que alguém está espionando você ou não. Será melhor prevenir o possível acesso ao seu WhatsApp.
Quando é recomendado? Sempre que você deixar um computador onde tenha usado o WhatsApp Web e ele for compartilhado (ou se for seu laptop, mas correr o risco de alguém abri-lo em casa), recomendamos que você siga estes passos para sair completamente do computador.
Abra o aplicativo WhatsApp e toque nos três pontos no canto superior direito. Uma vez feito isso, escolha a seção “WhatsApp Web”. Você verá então uma tela que ativa automaticamente a câmera para escanear o código QR, ou você receberá informações sobre sessões abertas recentemente com o WhatsApp Web usando sua conta.
Se nunca usamos a versão web do WhatsApp e as sessões abertas aparecem, então podemos confirmar que alguém está nos espionando, entretanto, se usamos esta versão recentemente, devemos verificar de quais navegadores e em que data estas sessões foram abertas.
Nas informações sobre as sessões abertas, encontraremos certos dados que nos permitirão saber se são sessões abertas por outras pessoas, como o dia e a hora, o sistema operacional do computador, o navegador utilizado ou mesmo o local. Se houver sessões suspeitas, a melhor coisa a fazer é clicar na opção Fechar todas as sessões. Desta forma, evitaremos que alguém possa ver nosso WhatsApp novamente, a menos que pegue nosso celular novamente.
Se essa pessoa se desconectar, não poderemos saber se ela está nos espionando dessa forma, mas ela não terá outra escolha a não ser voltar a entrar com nossa conta se quiser ver nossas conversas novamente. É recomendável que você mantenha sempre suas sessões fechadas até decidir usá-la em um computador.
Se tivermos identificado as sessões por nome do navegador e tempo de conexão, podemos também fechar cada sessão uma a uma e deixar em aberto as que certamente nos pertencem. Desta forma, nos pouparemos de reconectar nossa conta WhatsApp nos computadores que usamos regularmente.
A partir da versão desktop
Embora nos preocupemos principalmente quando somos espiados a partir da versão web do WhatsApp, o mesmo acontece com a versão desktop que temos disponível para Windows e macOS.
O aplicativo não é o mesmo, é executado a partir de um navegador da web e a versão desktop precisa ser instalada no computador onde vai ser utilizado. A operação é exatamente a mesma. Para conectar a nossa conta, leremos o QR Code na seção Settings e clicaremos em WhatsApp Web / Desktop. O aplicativo não faz distinção entre a web e o aplicativo desktop.
A lista de dispositivos conectados à mesma conta do WhatsApp inclui tanto a web como as sessões de aplicativos desktop. Quando se trata de sessões abertas em navegadores, veremos o nome do navegador e seu sistema operacional. No caso da versão Desktop, veremos apenas o nome do sistema operacional.
Sob os nomes, ainda veremos o status “Ativo” ou o último tempo de conexão, como de costume. Como com uma janela de navegador da web não fechada, podemos deixar a sessão aberta com o aplicativo não fechado dando acesso ao nosso histórico de conversas a qualquer pessoa que tenha acesso ao nosso computador em casa, no trabalho, mesmo em uma biblioteca ou em qualquer lugar público.
Com aplicações de terceiros
Podemos recorrer a outras aplicações, como estas extensões para o Google Chrome que impedirão que nossas conversas WhatsApp sejam espiadas enquanto estamos usando o computador. Quando estamos em um local público, qualquer pessoa que passe por trás de nossas cabeças pode ver o conteúdo da tela, com este tipo de aplicação eles verão apenas uma tela embaçada.
WhatsAppHide
Se você está preocupado que alguém perto de você possa ler o que você está falando, a melhor coisa a fazer é usar a extensão WhatsHide que funciona com a WhatsApp Web. É uma extensão gratuita para o Google Chrome que nos ajuda a manter nossa tela escondida quando estamos tendo uma conversa. Você verá um ícone na parte superior direita da tela que nos permitirá “embaçar” toda a tela.
Extensão de Privacidade para WhatsApp Web
Esta extensão gratuita para o Google é o substituto perfeito para o WhatsHide, pois serve o mesmo propósito. A ativação desta extensão esconderá todas as mensagens em sua conta da Web WhatsApp até que você passe o cursor do mouse sobre elas, quando elas se tornarão legíveis.
Você pode escolher o que desfocar, se todas as mensagens na janela de bate-papo, as visualizações da lista das últimas conversas na barra lateral esquerda, os arquivos multimídia que enviamos ou recebemos, as fotos do perfil, etc.