Como saber se o WhatsApp está com vírus | Aprenda como proteger o seu celular desses ataques e como lidar com eles quando acontecem.
O surgimento do WhatsApp em 2009 iniciou uma nova era na troca de mensagens. Esse aplicativo, criado por Brian Acton e Jan Koum, conta atualmente com mais de 2 bilhões de usuários e está presente em mais de 180 países.
Por dia, são enviados o equivalente a 55 bilhões de mensagens, 4,5 bilhões de fotos e 1 bilhão de vídeos. Esses números demonstram a força e a popularidade desse programa. É importante dizer que todos os meios de comunicação, individuais ou de massa, nasceram da necessidade dos seres humanos trocarem informações uns com os outros.
Desde o surgimento dos primeiros desenhos em cavernas, que deram início à escrita até a invenção dos smartphones e sua interação com a internet muita coisa mudou. Inclusive, a intenção direcionada ao uso desses meios.
Assim, por mais que muitas pessoas não acreditem, é possível ter o aparelho de celular infectado por um vírus através do WhatsApp. Apesar de ser mais fácil invadir um computador do que um celular, nenhum sistema operacional é infalível e isso inclui Android, IOs e o próprio aplicativo de mensagem.
Para te ajudar, nesse artigo, separamos dicas de como identificar, evitar e minimizar os danos de um WhatsApp contaminado ou clonado. Continue a leitura e aprenda no WatsGP como saber se o WhatsApp está com vírus.
Índice de Conteúdo
Como saber se o WhatsApp está com vírus?
Os vírus digitais são softwares maliciosos que, tal qual um vírus biológico, se instalam em um aparelho e se multiplicam a fim de contaminar outros celulares e, muitas vezes, essa contaminação acontece através do WhatsApp, nas mais diversas formas, como veremos abaixo.
Esses vírus variam de spyware (software espião que costuma ser instalado sem consentimento do usuário a fim de monitorar atividades online e histórico de dados para repassar a terceiros) e adware (software criado para distribuir publicidade indesejada nos celulares), e devem ser levados à sério.
A grande maioria dos vírus do WhatsApp, chegam até os usuários através de mensagens, propagandas, links abreviados, etc.
Por isso, se você acessou recentemente algum conteúdo desconhecido através desse aplicativo de mensagens e seu celular começou a apresentar sintomas de infecção, fique atento.
Listamos abaixo alguns dos principais indícios de vírus em seu WhatsApp.
Sintomas de vírus no WhatsApp:
- Conta de WhatsApp hackeada;
- Outras contas usadas no mesmo celular hackeadas;
- Bateria mais fraca que de costume;
- Celular lento e WhatsApp travando;
- Movimentação não autorizada no seu cartão de crédito;
- Publicidade excessiva na tela do seu celular;
Desconfie sempre de:
- Links com descontos e promoções duvidosas;
- Links com formulários estranhos que exigem dados de documento;
- Links com supostas novas versões ou atualizações do WhatsApp;
- Arquivos suspeitos que precisam de download quando são recebidos;
- Quando um contato conhecido enviar um link sem maiores explicações;
- Mensagens que pedem para ser encaminhadas;
- Links abreviados nas mensagens;
Fique sempre atento diante de qualquer conteúdo suspeito e jamais forneça dados pessoais como número de identidade, CPF, dados bancários, entre outros, principalmente quando essas informações forem solicitadas por números desconhecidos.
No entanto, mesmo que venha de um número conhecido, tire a dúvida mandando uma mensagem de confirmação ou até mesmo fazendo uma ligação para esse contato. Esse simples gesto pode evitar uma grande dor de cabeça e inúmeros problemas!
Dicas do que fazer caso o WhatsApp esteja com vírus
Caso seu aplicativo de mensagens esteja contaminado, algumas atitudes podem ser tomadas a fim de reduzir danos.
- Alerte os seus contatos sobre esse problema – isso pode evitar que eles também sejam vítimas caso o seu celular entre em contato com os deles;
- Cancele os serviços que estão vinculados ao seu número cadastrado – isso evita que o vírus tenha acesso às suas informações que estão vinculadas com essas contas;
- Instale um aplicativo antivírus no seu smartphone – procure aplicativos que tenham uma boa reputação entre os usuários e principalmente que estejam nas plataformas originais correspondente aos seus dispositivos.
No caso da Google Play, aplicativos como BitDefender Mobile e Kaspersky Security for Mobile estão sempre no topo dos principais testes e são ótimas opções de antivírus para celular com sistema Android.
Golpes mais comuns no WhatsApp
Além de vírus, existem alguns golpes aplicados no WhatsApp e que também merecem atenção redobrada.
Conheça os golpes mais comuns entre eles e saiba como se proteger:
WhatsApp Clonado
Nesse tipo de golpe o criminoso normalmente se passa por uma empresa que o usuário conhece.
O golpista entra em contato tanto por mensagem quanto por ligação, dispondo de alguma informação enganosa como um suposto erro, oferecendo alguma promoção, por exemplo, e em seguida solicita que a vítima repasse o código enviado por SMS de verificação do WhatsApp.
Com esse código, o golpista consegue clonar o aplicativo e, dessa forma, tem acesso aos seus contatos.
O foco desse tipo de golpe é o de pedir dinheiro para amigos e familiares. E muitas vezes os criminosos conseguem o que querem.
Por isso, nunca passe seu código do WhatsApp para ninguém. Esse tipo de abordagem é feita somente para golpes, nenhuma empresa ou instituição idônea realiza esse tipo de procedimento. Fique atento!
Leia também: WhatsApp clonado? Saiba como resolver
Contas Falsas
Nessa modalidade, o golpista cria uma conta no WhatsApp e rouba os dados públicos de outra pessoa para usar nela, como foto de perfil e nome.
Depois, através dessa conta falsa, o criminoso entra em contato com os amigos da vítima que ele está usando como identidade, e pede dinheiro emprestado.
Desconfie de mensagens desse tipo, pois o WhatsApp possui um recurso que pode avisar automaticamente quando um contato troca de número.
Sempre que ocorrer, procure verificar de forma mais segura se aquela pessoa é realmente quem ela diz ser. Ligar para o número anterior a mudança é uma opção.
Habilite a configuração de confirmação em duas etapas
O WhatsApp possui um recurso de segurança chamado confirmação em duas etapas. Ele permite ao usuário criar uma senha de seis dígitos que será solicitada sempre que ele registrar seu número no WhatsApp. Isso dificulta a ação de golpistas que tentam clonar o aplicativo.
Entre na Central de Ajuda do WhatsApp e aprenda como fazer.
Agora você entendeu como saber se o WhatsApp está com vírus e pode continuar se comunicando à vontade, mas sempre com atenção e segurança! Para conferir mais dicas de como essas, acesse o nosso blog.
Conteúdo escrito em parceria com os especialistas do TechTube.
Leia Mais: WhatsApp Não Funciona no Wi-Fi? O que Fazer?