Como Separar Contatos do WhatsApp Business dos Demais Contatos

Como Separar Contatos do WhatsApp Business dos Demais Contatos | Quem utiliza o WhatsApp Business no seu negócio pode sentir dificuldade em diferenciar as conversas de trabalho das conversas pessoais.

Isso deve-se ao fato de as conversas ficarem misturadas, não havendo separação, o que pode causar confusão, envio de mensagens erradas ou até mesmo não conseguir limitar os horários de trabalho. Pensando nisso, esse artigo mostrará algumas alternativas para auxiliar na organização de contatos dos usuários do WhatsApp Business.

Como Separar Contatos do WhatsApp Business dos Demais Contatos

Nomear Adequadamente os Contatos

O primeiro passo que o negociante deve fazer para separar contatos do WhatsApp Business dos demais contatos é saber identificar e analisar se vale a pena ou não salvar o contato de determinado cliente, pois pode acontecer de entrarem em contato com o comerciante e não ter interesse real no produto ou não ter possibilidade de fechar a venda no momento. Avaliando que sim, que deve salvar o contato, o empresário Business deve salvar o número de seus clientes corretamente.

O usuário deve verificar em qual etapa o cliente em questão está na negociação, podendo separá-lo adequadamente: se é um prospect; se é um possível comprador; se está em trâmite de fechar a compra ou se já realizou a aquisição do produto. Feito isso, o mensageiro deve salvar o contato de forma que consiga identificar facilmente aquele cliente, inserindo um nome que dê alguma referência de quem se trata, evitando que possa ser confundido com outro cliente ou algum contato pessoal.

Use Tags dos Contatos

Um recurso que o WhatsApp Business oferece é a utilização de etiquetas (tags) nos seus contatos, auxiliando ainda mais na separação e identificação dos clientes. As etiquetas podem ser criadas seguindo o seguinte passo a passo:

  1. Abrir a tela inicial do WhatsApp Business e clicar nos três pontinhos localizado no canto superior direito;
  2. Selecionar etiquetas;
  3. Aparecerá uma cor de etiqueta e um local com “nova etiqueta” para o usuário inserir o nome que desejar. Basta escrever o nome e clicar em “OK”.
  4. Fazer o mesmo procedimento com todos os nomes de etiquetas que desejar.
  5. Ir para tela de conversa dos contatos, escolher um contato, clicar em cima dele e escolher a opção Editar etiqueta;
  6. Fazer o mesmo procedimento com todos os contatos que deseja inserir naquela determinada etiqueta;
  7. Clicar na etiqueta transparente que aparecerá acima das conversa se selecionar a etiqueta em questão;
  8. Clicar em

Pronto! Agora todos os contatos que foram inseridos para aquela determinada etiqueta terá o símbolo da cor dela (se for a etiqueta amarela, por exemplo) ao lado do seu nome na lista de mensagens. Assim, é importante que o usuário escreva ou memorize o que cada cor de etiqueta criada simboliza. Para o usuário ter acesso ao grupo de pessoas de determinada etiqueta, basta:

  1. Abrir a tela inicial do WhatsApp Business e clicar nos três pontinhos localizado no canto superior direito;
  2. Clicar em etiquetas;
  3. Aparecerá a relação de todas as etiquetas criadas e a quantidade de contatos em cada uma delas, contabilizadas por itens;
  4. Clicar na etiqueta desejada e ver os contatos.

Se o comerciante desejar tirar o contato daquela relação ou trocar de etiqueta, basta selecionar o contato, seguindo o passo a passo acima, e clicar na etiqueta vazia quando for o caso de mudança e na etiqueta com um traço transversal quando for o caso de deletar. Uma sugestão de nomes de etiquetas muito utilizadas é: Azul – Novo cliente;Amarela – Novo pedido;Roxa – Pagamento pendente;Cinza – Pago;Verde – Pedido finalizado;Rosa – Problemas com vendas.

E ainda, se o usuário quiser, pode criar uma etiqueta apenas para os contatos pessoais, podendo diferenciar facilmente quando se trata de um assunto pessoal ou comercial, facilitando o usuário a identificar rapidamente e preferenciar o que deve dar prioridade a depender do horário do dia.

Dessa forma, a utilização de etiquetas otimiza o atendimento e gera um maior e mais rápido fluxo de atendimentos para o negociante.

Erros Comuns dos Usuários do WhatsApp Business

Quando o usuário não conhece todos os recursos da plataforma comercial, é comum tentar organizar da sua maneira, podendo cometer alguns erros que podem até prejudicar o seu negócio. Um deles é a criação de grupos com os clientes ou possíveis clientes.

Essa ação pode gerar uma insatisfação com os membros, pois muitas pessoas não gostam de serem postas em grupos sem autorização prévia. Além do mais, é bem comum ver pessoas que utilizam grupos de forma inapropriada, falando ou postando assuntos que nada tem a ver com o propósito do grupo. Assim, invés de aproximar o cliente, essa ação pode afastá-lo.

Outro ponto bastante corriqueiro de acontecer é quando o usuário não salva adequadamente o contato e confunde um cliente com outro ou com um contato pessoal. Esse fato pode gerar desconforto com o cliente e diminuir a confiança ou credibilidade no comerciante. Agora que você sabe como separar contatos do WhatsApp Business dos demais contatos, compartilhe esse artigo nas redes sociais!