You are here
Home > Blog >

Como Usar Whatsapp no Exterior

como usar whatsapp no exterior

Caso você planeje viajar, você pode se perguntar como usar Whatsapp no exterior.

Desenvolvido por ex-funcionários do Yahoo, o WhatsApp permite o envio de mensagens de texto e voz através da conexão de dados do seu telefone. Ao forçar as informações através dos servidores do WhatsApp, você poderá evitar cobranças por SMS. Tais cobranças podem ser significativas em países estrangeiros.

Leia Mais: Perdi meu Chip – Como Recuperar o Whatsapp?

Usar o WhatsApp em outro país envolve simplesmente forçar seu telefone ou dispositivo similar a usar Wi-Fi ao invés de conexões de celular local. Confira mais detalhes!

Como Usar Whatsapp no Exterior

O WhatsApp é a solução perfeita para se comunicar com amigos e familiares em todo o mundo a partir do seu dispositivo móvel. É como enviar mensagens de texto, mas funciona em qualquer conexão de internet, e funciona tanto em iPhones como em dispositivos Android.

O WhatsApp acessa seus contatos e lhe envia notificações push, com sua permissão. Você então digita seu número de telefone, pois o aplicativo não lhe atribui um novo número. Em seguida, você pode nomear o seu telefone e adicionar uma imagem do perfil.

como usar whatsapp no exterior

Passo 1

Desligue sua conexão de celular. Para a maioria dos telefones, vá para o menu de configurações e desligue a configuração de dados do celular. Para mais informações sobre como fazer isso em telefones Windows, iOS e Android, veja os links em “Recursos”.

Passo 2

Conecte seu telefone a uma rede Wi-Fi compatível. Em todo o mundo, o Wi-Fi utiliza um padrão de sinalização compatível com praticamente todos os smartphones.

Abra o WhatsApp e use-o como você normalmente faria. O WhatsApp utilizará a única conexão disponível, Wi-Fi, para completar as suas conversas.

  • Ao viajar para o exterior, é aconselhável definir seu status informando que você não responderá com a mesma rapidez que responderia ao usar sua conta de dados móvel doméstica. A empresa recomenda, “Atualmente estou em roaming no exterior, responderei quando estiver em Wi-Fi”.
  • Se você vai estar em um local internacional por um tempo, você também pode comprar um smartphone local e carregar o WhatsApp nesse telefone. Isso permite que você utilize dados celulares sem incorrer em tarifas de roaming de dados.
  • Ao conectar-se ao Wi-Fi pela primeira vez, abra o navegador do seu smartphone e tente conectar-se ao Google ou a outro site simples. Alguns hotspots Wi-Fi têm um modo cativo que impede que sua conexão seja completada até que você concorde com os termos. Você só pode concordar com estes termos quando redirecionado dentro de um navegador. Se você não concordar com estes termos, o WhatsApp não irá funcionar.

Cuidados ao Usar Whatsapp no Exterior

cuidados em como usar whatsapp no exterior

Apesar da fama e dos benefícios do Whatsapp, não podemos comemorar ainda. Os usuários tem passado por algumas situações como desconexões inesperadas ou interrupção do aplicativo. Em função disso, algumas observações devem ser levadas em conta na hora de usar o aplicativo fora do Brasil.

Ligação Condicionada ao Uso do Whatsapp

Você não pode fazer ligações do exterior caso não tenha uma conta do Whatsapp associada, valendo o mesmo para o destinatário da ligação.

Apesar de não ser aparentemente um problema, para quem tem um histórico pouco favorável com a tecnologia, isso pode ser um entrave para quem precisa saber como usar Whatsapp no exterior. Isso é estranho, considerando que somos 7 bilhões de habitantes globalmente.

Conexão com Internet é Obrigação

Aprender como usar Whatsapp no exterior requer conexão com a Internet, o que deveria ser óbvio. Como o Whatsapp depende da tecnologia VoIP, usar o wi-fi ou não é indiferente nesse caso.

Apesar do Whatsapp recomendar o uso da rede sem fio por ser mais rápido e eficaz nas chamadas de alta qualidade, também vai depender de quem está recebendo a ligação. Veja que estar conectado online é uma exigência para ambas as partes, independente se a ligação é local ou internacional.

Em determinados momentos você não conseguirá uma conexão estável e, por definição, ligar com sucesso para quem você precisa.Portanto, as chamadas não são a priori grátis. Tarifas de banda larga ou do pacotes de dados serão usados, infelizmente.

Acessibilidade a Certos Dispositivos

Como as ligações via Whatsapp requerem Internet, nem todas os celulares estarão aptos a chamadas internacionais. Você não pode fazer chamadas de ou para números fixos, por exemplo.

Nesse caso, talvez você precise pagar por ligações de longa distância, a não ser que você encontre outras alternativas, como usar de programas de chat online como Skype, Zoom ou Google Meet dentro de uma conexão de internet de hotel, pousada, hostel ou casa de amigos ou parentes no exterior.

Custo da Ligação Internacional

Em casos de ligações onde a Internet está temporariamente lenta, o aplicativo muda para cobrar tarifas internacionais de chamadas, sendo o custo o dobro ou o triplo do normal.

Riscos de Segurança

Apesar dos avanços tecnológicos, o Whatsapp tem sido alvo de ataques de hackers, chegando a relatos de falso software de Whatsapp, um malware disfarçado.

Diante dos últimos acontecimentos com o Facebook, o qual foi revelado venda de dados de usuários para empresas de comunicação ou ainda boatos de fake news, as preocupações com a privacidade de com a segurança do Whatsapp persistem.

Por outro lado, não somos obrigados a usar o Whatsapp para fazer ligações internacionais, o que cabe a nós decidir. Mesmo com a facilidade da comunicação, devemos ter responsabilidade com o uso para não, literalmente, pagarmos a conta mais tarde.

Agora que você aprendeu como usar Whatsapp no exterior, confira outros artigos no nosso blog.

Fonte: aqui

Deixe uma resposta

15 − 15 =

Top