Comunicação via WhatsApp na Pandemia

Em tempos de isolamento, incertezas e a persistência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), explode a taxa de uso do WhatsApp como um meio de comunicação.

Muito mais que se manter informado sobre a saúde e o dia a dia dos seus amigos, colegas e familiares, o aplicativo é um dos recursos utilizados por quem deseja manter em equilíbrio sua saúde mental. Entenda melhor!

A importância do WhatsApp em meio à crise

Um estudo feito por estudantes do Núcleo de Marketing da Universidade de São Paulo (USP) indica que o WhatsApp é o aplicativo mais usado durante a pandemia da Covid-19, que afeta mais de 150 países e cerca de 1bi de pessoas em todo o mundo.

Mais do que nunca, o aplicativo é utilizado como uma forma de se comunicar e facilitar a vida dos usuários. Com dicas e informações pertinentes, cerca de 75% dos usuários têm o WhatsApp como sua principal fonte de notícias.

Porém, um outro fato chama a atenção neste momento de isolamento e incertezas em que vivemos: a solidão e a saúde mental de quem se vê refém do medo e da forte pressão psicológica em que vivemos.

A maioria dos participantes da pesquisa feita pela USP informou que o uso do aplicativo é uma forma de controlar a ansiedade e buscar uma sensação de bem-estar, fugindo da rotina e dos sentimentos negativos do cotidiano.

Os grupos de WhatsApp cumprem um papel importante nesse sentido, onde é possível fazer chamadas de vídeo com uma ou mais pessoas e se manter distraído enquanto conversa, ri, faz fofoca ou compartilha figurinhas divertidas.

Outros aplicativos também detêm taxa de crescimento em tempos pandêmicos, como os serviços de stream para ver filmes e vídeos, ouvir e compartilhar música e ainda se manter são em meio à crise atual.

pesquisa

Fonte:Sensor Tower

A solidão e a comunicação

Em uma campanha desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), o estimulo à utilização do aplicativo é alto para pessoas acima de 65 anos na tentativa de combater a solidão no período de isolamento.

A campanha está relacionada a voluntários disponíveis para manter diálogos diários com os idosos, que se veem sozinhos e deprimidos sem a presença constante da família.

A proposta é que o voluntário estimule o idoso com perguntas sobre o dia a dia, de forma a amenizar o sentimento de vazio, já que a solidão não causa apenas tristeza, em alguns casos, a solidão mata.

“Nosso intuito é fazer com que as pessoas saibam que a solidão não é sua culpa e fazer com que elas se envolvam no programa como uma forma de diminuir essa sensação”, afirma Carolina Dias, tutora de idosos e membro fundadora da campanha.

Tecnologia que salva

Por mais que as interações por aplicativos não sejam tão expressivas quanto as mesmas na presença de outra pessoa, o uso de aplicativos nestes tempos de pandemia, amenizam a angústia por boas novas e a ansiedade pela chegada das vacinas, que podem acabar com este drama e trazer de volta a vida normal.

Leia Também: Confira o Aumento dos Pagamentos via WhatsApp Pay