O WhatsApp está enfrentando uma reclamação de grupos de consumidores da União Europeia que dizem que o aplicativo de mensagens está pressionando os usuários a aceitar uma atualização de privacidade que viola os regulamentos do bloco.
A European Consumers’ Organization (BEUC), Organização Europeia do Consumidor (OEC) em inglês, apresentou uma reclamação sobre a forma como o WhatsApp introduziu mudanças em seus termos de serviço e política de privacidade, dizendo que elas não são transparentes ou de fácil compreensão para os usuários.
Muitos usuários do WhatsApp mudaram para outros aplicativos, como Sinal e Telegram, quando a atualização foi lançada no início deste ano, devido à preocupação de que as mudanças dariam ao Facebook, que possui o WhatsApp, mais acesso às informações dos usuários.
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“O WhatsApp tem bombardeado os usuários durante meses com mensagens pop-up agressivas e persistentes para forçá-los a aceitar seus novos termos de uso e política de privacidade”, disse a diretora geral do OEC, Monique Goyens. “Eles disseram aos usuários que o aplicativo deixará de funcionar se eles não aceitarem os novos termos”. Entretanto, os consumidores não sabem o que realmente estão aceitando”, acrescentou ela.
O OEC e grupos de consumidores de oito países membros apresentaram a queixa à Comissão Europeia, ao braço executivo da UE e à rede de autoridades de proteção ao consumidor do bloco. O que o WhatsApp disse que a reclamação se baseia em um mal-entendido do propósito e efeito da atualização e gostaria de ter a oportunidade de explicá-la ao OEC.
“Nossa recente atualização explica as opções que as pessoas têm para enviar mensagens a uma empresa sobre o WhatsApp e proporciona maior transparência sobre como coletamos e usamos os dados”, disse o WhatsApp em uma declaração preparada. “A atualização não expande nossa capacidade de compartilhar dados com o Facebook e não afeta a privacidade de suas mensagens com amigos ou familiares, em qualquer parte do mundo”.