Denunciei um Grupo no WhatsApp por Engano: O que Fazer?

Denunciei um Grupo no WhatsApp por Engano: O que Fazer? O tema grupo do WhatsApp por si só já causa muita repercussão. Há muitos usuários que adoram e outros que odeiam, quase que na mesma proporção.

Um dos principais motivos que faz com que muitos usuários deixem de gostar do grupo do WhatsApp são os problemas que ele pode apresentar, como conversas inadequadas ou fake news. Dessa maneira, vários usuários ainda têm dúvidas sobre como denunciar um grupo de WhatsApp. Por isso, falaremos hoje sobre esse assunto. Confira a seguir!

Por que denunciar um grupo do WhatsApp?

São diversos motivos que podem levar uma pessoa a procurar formas de denunciar um grupo de WhatsApp. Inclusive, na maioria das vezes, os usuários que vão parar nesses grupos não solicitaram entrada ou receberam uma ideia diferente do que seria o grupo.

Mas, não é todo grupo denunciado que sofre de fato alguma punição, pois existem regras específicas feitas pelo próprio aplicativo.

Conheça as principais violações passivas de punição:

  • Infringir, violar ou apropriar-se indevidamente de direitos do WhatsApp, de terceiros e de usuários, como publicidade, privacidade e propriedade intelectual;
  • Usar o app de forma ilícita, obscena, difamatória, ameaçadora, intimidadora ou com violência;
  • Enviar declarações falsas, incorretas ou enganosas;
  • Se passar por outra pessoa;
  • Encaminhar informações não permitidas ou ilícitas em massa, ligações ou mensagens automáticas;
  • Fazer engenharia reserva, alterando, modificando, criando trabalhos derivados ou extraindo serviços da plataforma;
  • Armazenar ou direcionar vírus ou códigos prejudiciais para o aparelho de terceiros;
  • Coletar informações sobre usuários de maneira não permitida ou autorizada
  • Vender, revender, alugar ou cobrar pelos serviços da plataforma.

Como identificar uma Fake News em um grupo do WhatsApp

Nas violações, está escrito que não se pode enviar declarações falsas, incorretas ou enganosas, o que caracteriza exatamente uma fake news.

Aliás, um dos fatores que mais causa denúncia em grupo de WhatsApp é a fake news, devido aos seus efeitos serem extremamente negativos e, de alguma forma, os usuários contrários tentarem evitar tal fato.

Certamente, identificar uma fake news corretamente evita desfazer a denúncia no WhatsApp.

Por isso, iremos te explicar em cinco passos como identificar se uma notícia enviada é verdadeira ou falsa. Lembre-se que se ela for falsa, o ideal é denunciar o grupo.

  1. Título muito escandaloso: manchetes “inacreditáveis” ou chocantes demais sempre são suspeitas;
  2. Escrita deficiente: por se tratar de uma notícia falsa, não há muitos profissionais envolvidos. Então, procure erros gramaticais e discordâncias;
  3. Ausência de fontes: uma notícia deve trazer dados específicos, não há margem para suposições;
  4. Objetivo: em toda fake news há o objetivo de destruir uma pessoa pública ou organização, seja pública ou privada;
  5. Procure na internet: se for verdade, os grandes sites também estarão falando sobre isso. Por isso, procure outras fontes de informação.

Quais as consequências de compartilhar Fake News em grupos do WhatsApp

Não é à toa que as fake news são uma das maiores causadoras de denúncias nos grupos de WhatsApp.

Um exemplo disso é mostrado na pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, que apontou a influência das redes sociais nas escolhas políticas.

Após a pesquisa, foi possível concluir que, para as eleições de 2018, 45% dos entrevistados afirmaram ter decidido seu voto com base em uma informação das redes sociais.

A mesma pesquisa buscou dados de quantos cidadãos utilizam as redes sociais para se informar.

O resultado disso é que 79% dos entrevistados afirmam que utilizam o WhatsApp para se informar, que, por sua vez, está recheado de fake news.

Portanto, ao verificar uma notícia falsa nos grupos ou até enviada por contatos, opte por denunciar.

Como o WhatsApp combate usos irregulares sem ler as mensagens?

Uma dúvida que muitos usuários têm é: “o que acontece com o grupo denunciado e como a plataforma identifica usos irregulares sem violar LGPD?”

Você já deve saber que há criptografia nas mensagens do app, o que significa que o WhatsApp não possui acesso às conversas dos seus usuários.

Para identificar as violações, o app mensageiro utiliza um recurso de spam ou denúncia. No caso, os próprios usuários fazem essa denúncia ao WhatsApp.

Mas, o que acontece com o grupo denunciado?

Basicamente, a plataforma avalia a denúncia e o comportamento do usuário para, em seguida, bloquear suas mensagens ou realizar outra punição.

Outra técnica utilizada pela plataforma é acompanhar os padrões de comportamento daqueles que enviam mensagens desagradáveis. Lembrando que isso pode ser feito mesmo sem ler as conversas.

Por exemplo, o app saberá que você enviou mensagens em massa, mas não saberá qual é o conteúdo.

Com isso, o sistema de inteligência artificial consegue encontrar os possíveis disseminadores de conteúdo impróprio na rede.

O que acontece ao denunciar um grupo no WhatsApp?

O que acontece após uma denúncia é que, mesmo sem acesso às mensagens, o WhatsApp lê as últimas, no caso as mais recentes.

Por isso, é muito importante realizar a denúncia assim que verificar o envio de mensagem ou conteúdo que viole as diretrizes. Quanto mais tempo esperar para realizar a denúncia, mais difícil será para o aplicativo identificar a violação, o que pode deixar o disseminador de fake news isenta de punição.

Se a plataforma identificar a violação no grupo do WhatsApp, o usuário que enviou terá punição.

Nos grupos, a punição é somente para o usuário que enviou as mensagens. Nesse caso, ele será banido da plataforma.

Quantas denúncias são necessárias para excluir um grupo no WhatsApp?

Também é muito comum que os usuários questionem com quantas denúncias o WhatsApp é excluído.

A princípio, com um relatório enviado o grupo do WhatsApp pode ser excluído ou banir usuários. Assim, ressaltamos novamente a importância de enviar a denúncia no momento em que houver mensagens.

É possível garantir que a plataforma encontre as violações e resolva o problema. Caso isso não aconteça, é mais indicado sair do grupo ou pedir que outra pessoa denuncie.

Denunciei um Grupo no WhatsApp por Engano: O que Fazer?

Se você está nessa situação e não sabe o que fazer, nós iremos te ajudar. A melhor sugestão do que fazer em caso de denúncia por engano no WhatsApp é analisar toda a situação.

Se não houver nenhum conteúdo irregular, não há notificação nem punição, embora muitos acreditem que a pessoa denunciada no WhatsApp fique sabendo. Então, fique tranquilo! Pois, não há nenhum problema nisso. Mas, se você deseja realmente desfazer a denúncia por algum motivo, também é possível. Para isso, acesse seu aplicativo, procure por configurações e, em seguida, por “Ajuda”.

O próximo passo é no “Fale Conosco”. Na mensagem a ser enviada para os administradores, explique o fato: “Denunciei um grupo do WhatsApp por engano” e cite o nome do grupo ou algum dado relevante. Outra forma de fazer isso é utilizando o suporte da plataforma – [email protected].

Quando denuncia um contato no WhatsApp a pessoa fica sabendo?

Grande parte dos usuários acredita que a pessoa denunciada no WhatsApp fica sabendo. No entanto, isso é falso! Não há como a pessoa saber que foi denunciada, essencialmente quando a plataforma não identifica nenhuma irregularidade na conta.

Da mesma forma, mesmo que haja uma punição, com o grupo do WhatsApp sendo banido ou a própria pessoa, não há como saber quem realizou a denúncia. Para proteger os usuários, a plataforma não disponibiliza a informação. Então, a única forma de saber quem denunciou é se a mensagem tiver apenas um destinatário.

Como saber se já fui denunciado no WhatsApp?

No mesmo sentido, se você for denunciado também não saberá. E o que fazer em caso de denúncia por engano no WhatsApp para a minha conta?

Sim, isso pode acontecer! Se uma pessoa lhe comunicar que denunciou sua conta por engano, oriente-a a seguir os procedimentos descritos no tópico acima. Em suma, isso evitará que haja uma punição injusta para a sua conta de WhatsApp. Mesmo que não haja nada impróprio, é recomendado realizar o processo.

E se eu quiser saber por que fui denunciado?

Nesse caso, será possível saber o motivo da denúncia somente se sua conta ou grupo for banido.

Conclusão

Agora que você já sabe com quantas denúncias o WhatsApp é excluído e o que fazer em casos de engano, usar a plataforma ficará muito mais fácil. Novamente, vale ressaltar a importância de denunciar e evitar a disseminação de fake news nas redes sociais, essencialmente em grupos do WhatsApp, sendo onde elas mais se encontram.

Por fim, aproveite seu grupo do WhatsApp com segurança, responsabilidade e sabendo que pode desfazer ou resolver uma denúncia por engano. Resolvemos o seu problema com o grupo do WhatsApp? Diga-nos comentário abaixo!