Como Usar Frases Prontas para Atendimento ao Cliente no WhatsApp?

As frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp são excelentes para a sua empresa. Por meio delas, você inicia o contato com a pessoa interessada em seus produtos e serviços. Além disso, pode dar a ela uma série de opções diferentes para atender a sua demanda exata.

Por isso, veja a seguir como fazer isso de uma forma simples e eficiente. Tenha em mente que o recurso de frases prontas e automáticas está disponível apenas no WhatsApp Business. Mas caso queira usá-lo em seu app pessoal, vamos mostrar uma forma de fazer isso.

Colocando frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp

Ao usar o WhatsApp Business, você pode inserir frases de atendimento automático no próprio app por um processo simples. Para isto, basta seguir os passos abaixo:

  • Primeiro, abra o aplicativo e selecione o menu principal nos três pontinhos que ficam acima do lado direito;
  • Em seguida, localize e acesse o menu “Configurações”, e dentro dele clique no ícone “Configurações da empresa”;
  • Agora, desça até encontrar três opções diferentes: “Mensagem de ausência”, “Mensagem de saudação” e “Respostar rápidas”;
  • Ao clicar em cada uma delas o app permitirá que você defina o que quer dizer para o cliente de forma automatizada.

Configurando frases prontas no WhatsApp pessoal

É claro que a versão Business do aplicativo é a mais recomendada para atender seus clientes. Mas, se por algum motivo você usar o WhatsApp pessoal para fazer isso, também há como usar frases prontas. Para isso é preciso baixar e usar o aplicativo Autoresponder for WA. O processo pode ser feito seguindo esses passos:

  • Em primeiro lugar, entre em sua loja e localize o aplicativo;
  • Em seguida faça o download, abra-o e aceite os seus termos;
  • Agora toque no ícone “+” que fica no canto direito e em seguida clique em “ok”;
  • Seguindo, localize a opção “Todos” que fica ao lado de “Mensagem recebida”;
  • Clique em “Ok” e defina o texto que usará como resposta para os seus clientes;
  • Em seguida, em “Responder mensagem” você pode definir uma resposta automática para quando o cliente lhe contatar;
  • Por fim, você também pode definir quem receberá essas respostas em seus contatos. Para isso toque na mensagem e role as opções até ver “Contatos específicos”. Agora, insira o nome das pessoas que a receberão.

Alguns exemplos de frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp

Depois de aprender como adotar esse recurso, é hora de ver alguns exemplos do que colocar neste tipo de frase. Seja para dar boas-vindas, guiar o cliente por menus específicos, ou informar alguma coisa importante, os modelos abaixo podem ajudar bastante. Confira:

  • Olá, você entrou em contato com (nome da empresa), seja bem-vindo. Acesse uma das opções do menu abaixo ou diga como podemos ajuda-lo;
  • Hey, aqui é o (nome da pessoa) e eu farei seu atendimento. Conte tudo o que você está precisando que vou te ajudar;
  • Oi, tudo bem? Aqui é (seu nome) da (nome da empresa). Informamos que o nosso horário de atendimento é (seu turno). Obrigado pelo contato;
  • Olá, tudo bem com você? Informamos que nossa empresa está em férias até o dia (data). Após esse período estaremos prontos para te atender;
  • Olá, como você está? Obrigado por nos contatar! Logo alguém de nossa equipe irá te atender, mas para agilizar o processo veja algumas opções de produtos e serviços;
  • Hey, como está? Antes da gente iniciar o atendimento, ficou sabendo da última? Nossa empresa está com essa super promoção (detalhar ofertas, descontos e serviços do tipo);
  • Oie, tudo bem? Bem-vindo ao atendimento da (nome da empresa). Queremos ouvir o que você precisa e apresentar a melhor solução para a sua demanda;
  • Bem-vindo a (nome da empresa). Confira abaixo algumas informações do nosso menu, ou tecle (número) para falar com um de nossos atendentes;
  • Oie, como está? Vish, no momento não podemos atender por (descreva o motivo). Mas logo estaremos de volta para prestar o melhor serviço, combinado?
  • Olá, espero que esteja tendo um ótimo dia. Em breve estaremos lhe atendendo, mas você já pode nos contar o que precisa.

Considerações finais sobre o assunto

Usar frases prontas para atendimento ao cliente no WhatsApp torna o processo muito mais rápido e dinâmico. Além disso, você também pode usar recursos como emojis, gifs, áudios, vídeos e fotos, sobretudo se quiser mostrar produtos e serviços.

Com relação aos menus, você pode organizar os principais serviços de sua empresa por ordem, como pagamentos, compras, produtos e dúvidas, por exemplo. Basta avaliar quais são as maiores necessidades de seus clientes e inseri-las neste espaço.

Por fim, não se esqueça de usar a empatia e se esforçar para entender a real necessidade do cliente. Mesmo que conte com uma mensagem automatizada, passe confiança e preocupação genuína com o que ele precisa. Isso fará toda a diferença para a sua empresa.