Já caiu em golpes no WhatsApp? O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais famoso do mundo, isso porque é cheio de opções interessantes para seus usuários e não é difícil de utilizar, nem pesa muito em seu dispositivo.
Contudo, apesar de ser um aplicativo muito famoso e seu dono ser uma das maiores empresas do mundo, o Facebook de Mark Zuckerberg, ainda não há uma inteira segurança dentro dele.
Como em todos lugares da Internet, existem golpes e até mesmo problemas com a privacidade, que são recorrentes até em aplicativos e sites extremamente famosos. Nesse artigo, falaremos sobre como é e como funcionam esses golpes, o que são e, o mais importante, como evitar cair nos mesmos.
Leia também:
Índice de Conteúdo
O que são Golpes no WhatsApp?
Golpes aplicados pelo WhatsApp são mais comuns, e na verdade fáceis de fazer, do que se pensa. No Brasil, as estatísticas mostram que mais de 400 mil pessoas foram vítimas desses golpes só no ano passado pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. Isso é um número extremamente alto, então você deve estar provavelmente se perguntando, por que é tão difícil de totalmente parar isso quando o WhatsApp é possuído por uma empresa de enorme porte.
Isso porque nem todos os golpes passam pelas suas denúncias e, nem sempre, é possível resolver o problema de uma vítima pelo suporte do aplicativo e se torna necessário acionar a lei em casos mais sérios. Além disso, pelo alto número de pessoas que são atingidas por esses golpes, o suporte do aplicativo acaba ficando cheio com pedidos relacionados a acontecimentos muito similares e isso pode atrasar o trabalho da equipe do app.
A sua melhor chance, na realidade, é tomar muito cuidado com aquele número aleatório que você nunca viu mandando mensagem para você, links aleatórios e qualquer pessoa que peça informações muito sensíveis, como cartões de crédito e localização exata, de forma aleatória. Mas afinal, quais realmente são os golpes do WhatsApp e como eles funcionam? Vamos te mostrar aqui aqueles mais comuns, de que muita gente já acabou sendo vítima.
Golpes no WhatsApp Mais Comuns
Clonagem de WhatsApp
Esse é, sem dúvida, o método mais comumente usado por golpistas. Esse golpe faz com que os criminosos tenham acesso total a conta do usuário afetado, incluindo seus contatos. Por meio disso, eles podem conversar com os mesmos e se passar pela vítima. Por isso, muitas vezes, as pessoas que estão do outro lado não se tocam do que está realmente acontecendo até que é tarde demais.
Eles usam de manipulação com a vítima para se passar pelo seu contato e pedir informações sensíveis como cartões de créditos e outras informações que seriam úteis a eles. Para tomar a conta da vítima principal, eles normalmente se passam por grandes empresas conhecidas o bastante para que a vítima não suspeite de nada, e pedem informações por SMS ou email.
Lembre-se sempre que uma empresa segura e de honra não irá pedir nenhuma informação sua através do WhatsApp ou qualquer serviço de mensagem. Quando necessário confirmar alguma informação do usuário, empresas genuínas mandam um email para contato seguro entre eles e o usuário, normalmente para um endereço da web que é privado e sem perigo de suas informações serem vazadas.
Clonagem de SIM ou SIM Swap
Esse método é um pouco mais complexo e pode ser chamado também de SIM Swap (ou troca de SIM em português). Por ser mais difícil de fazer, os criminosos normalmente apenas fazem isso diretamente com alvos que tem certeza que haverá algum tipo de lucro.
O número da vítima é cadastrado em um SIM diferente, em um dispositivo diferente também. Com isso, os criminosos podem ter acesso a contas importantes para a vítima, como emails e contatos. É por essa razão que caso um app lhe dê a opção de ativar a verificação por duas etapas é sempre bom tê-la para salvar seus dados e dificultar o acesso de criminosos.
Cupons, Passagens e Cartões de Créditos
Já esse método é talvez o mais perigoso e fácil para que pessoas com mais idade e menos experiência tecnológica caírem nele. Nesse, os criminosos se passam novamente por alguma empresa grande de nome famoso. O que torna isso tão convincente é que eles vão tão longe quanto fazer um perfil genuíno de um funcionário da empresa e copiarem as promoções muitas vezes enviadas por WhatsApp, email, etc.
Até aí, essas mensagens não são estranhas, especialmente se você se cadastrou em algum tipo de newsletter de um site, por exemplo um site de viagens com promoções para passagens. As mensagens oferecem cupons, passagens com promoção e cartões de créditos atrativos para que a vítima passe suas informações pessoais em um link fornecido, ou até mesmo seja hackeado em apenas um clique no link.
Dicas para Não Cair em Golpes no WhatsApp
Existem várias maneiras rápidas e fáceis de proteger sua conta de golpes assim. A maior dica, porém, além do que iremos citar, é simplesmente prestar atenção naquilo que você recebe e evitar passar informações sensíveis para quem você não tem total certeza que não pode ser um golpista. Algumas maneiras, porém, incluem:
- Ativar a verificação por duas etapas em sua conta do WhatsApp. Essa opção é encontrada nas configurações dentro do próprio app.
- Nunca confie em pessoas que pedem pelo código enviado ao seu SIM, pois, além de ser uma pergunta que apenas um golpista faria, ela pode obter seu número em outro dispositivo dessa maneira.
- Não confie em atendentes de grandes empresas que usam uma linguagem não formal em ligações.
- Mantenha o WhatsApp sempre atualizado com sua última versão, pois essas sempre contém formas mais eficientes de evitar essas situações.
Conclusão
Agora que você sabe como se manter protegido dessas situações, sempre lembre-se que o suporte do WhatsApp está disponível 24 horas por dia para sua conveniência e você pode fazer contato em caso de um golpe.