Se você quer saber qual o melhor horário para postar no Instagram, este artigo vai esclarecer sobre o tema. Muitas pessoas usam esse app para negócios. Por isso, é importante saber qual o período de maior engajamento diário.
Assim, vale ressaltar que o melhor horário para postar no Instagram varia de acordo com o tipo de publicação ou ramo da empresa. Por exemplo, uma empresa do ramo da saúde tem um horário de pico diferente do que uma empresa de tecnologia. Mesmo assim, há horários padrões de alto engajamento.
Confira: Melhores sites para comprar seguidores no Instagram
Índice de Conteúdo
Melhor horário para postar no Instagram
Cada dia da semana apresenta um horário de pico, digamos assim. De forma geral, você pode seguir esses horários:
- Segunda-feira: das 11h às 15h;
- Terça-feira: 19h;
- Quarta-feira: 11h e 13h;
- Quinta-feira: 10h e 12h;
- Sexta-feira: das 10h às 12h;
- Sábado: 10h;
- Domingo: entre 8h e 14h.
Esses horários não são aleatórios e se baseiam em pesquisas. Elas levam em consideração o engajamento de forma geral logo após a publicação ser postada. Assim, são observadas:
- Curtidas;
- Comentários;
- Compartilhamentos;
- E ainda cliques no botão “salvar”.
Melhores dias e horários para postar no Instagram
Para quem tem uma empresa e faz vendas pelo Instagram, é essencial saber qual o horário de maior movimento na rede. Dessa forma, podemos listar os melhores e piores dias e horários:
- Melhor dia: quarta-feira;
- Pior dia: domingo;
- Melhores horários: quarta-feira às 11h e sexta-feira entre 10h e 11h;
- Piores horários: todos os dias, após as 17h e antes das 05h.
Diante disso, o Instagram já conhece alguns comportamentos dos seus usuários, confira:
- As pessoas costumam acessar o app logo após acordarem pela manhã;
- No domingo, o engajamento é muito abaixo comparado aos outros dias;
- Final da manhã e início da tarde são ótimos horários;
- Postar a noite não é uma boa ideia.
Melhor horário para postar no Instagram por ramo
Lembra que falamos lá no início deste artigo que os horários também mudam de acordo com o ramo da empresa? Pois é, separamos alguns exemplos para você conferir:
- Comércio: melhor dia e horário é quarta-feira às 15h. Já o pior dia é o domingo;
- Comunicação: melhor dia é a sexta-feira, de preferência pela manhã. Já os finais de semana não são recomendados;
- Educação: melhor dia é na sexta-feira pela manhã também. E o domingo é o pior dia;
- ONGs: as organizações sem fins lucrativos costumam ter mais engajamentos na terça-feira entre 13h e 15h e na quarta-feira às 14h. O domingo segue sendo o pior dia;
- Tecnologia: os melhores dias são quarta e sexta-feira pela manhã;
- Saúde: o melhor dia e horário é na terça-feira às 08h. Os finais de semana não trazem bons resultados;
- Finanças: o melhor dia é na quarta-feira, já a sexta-feira costuma dar bons frutos também, ali pelas 11h. Por outro lado, a terça-feira é o pior dia;
- Lazer e turismo: quartas e quintas às 13h são os melhores momentos para esse tipo de postagem.
Atenção ao público-alvo
Antes de definir qual o melhor horário para postar no Instagram da sua empresa, tenha em mente o seu público-alvo. Isso também pode mudar o melhor horário para você postar. Por exemplo, se o seu público-alvo são adolescentes, você sabe que eles estarão na escola em determinado horário.
O mesmo vale para pessoas que trabalham em horário comercial. Assim, você pode fazer testes e ver qual horário é o ideal para seu negócio.
E, para finalizar, o Instagram disponibiliza uma ferramenta para contas comerciais que fazem essa medição para você. O Instagram Insights te ajuda a ver o desempenho da sua conta e das suas publicações.