Quais as Melhores Abordagens de Venda pelo WhatsApp?

Conhecer as melhores abordagens de venda pelo WhatsApp é muito importante para várias áreas diferentes. Afinal de contas, o uso do aplicativo para fins comerciais é cada vez maior. E isto, claro, também inclui a comercialização de produtos e serviços diversos.

Mas qual a maneira certa de abordar um cliente pelo aplicativo para vender suas mercadorias? Saiba mais informações sobre esse assunto a seguir. Veja também como aproveitar ao máximo as diferentes funcionalidades do aplicativo para atrair mais clientes e fechar mais negócios.

Entenda como são as melhores abordagens de venda pelo WhatsApp

Em primeiro lugar, você precisa ter algumas coisas em mente antes de falar oferecer produtos e serviços pelo aplicativo. Para ser bem-sucedido ao falar com o cliente no WhatsApp, siga algumas regras básicas. Entre elas se destacam, por exemplo:

  • Conhecer a pessoa que faz parte de seu público-alvo e usar a mesma linguagem que ela na hora de abordá-la;
  • Apresentar-se antes de qualquer coisa, identificando como conseguiu o contato da pessoa e após dizendo o que quer oferecê-la;
  • Ter um planejamento prévio de conteúdo, definindo os objetivos de venda e sendo educado com o cliente acima de tudo;
  • Por fim, além de usar abordagens de venda, oferecer também informações relevantes de marketing de conteúdo, além de brindes e promoções aos clientes.

Na medida em que você segue essas diretrizes, os resultados de suas abordagens serão muito positivos. E para garantir o seu sucesso, veja a seguir mais dicas úteis para falar com o seu cliente e oferecer vendas a ele pelo aplicativo.

Técnicas e métodos de abordagem para você adotar

Para adotar as melhores abordagens de venda pelo WhatsApp, é muito importante ter um script do que irá dizer. Além disso, priorize sempre os contatos de suas listas de transmissão, além de mandar suas mensagens em horários estratégicos como metade da manhã ou da tarde.

Outro detalhe importante é optar por gatilhos mentais na hora de vender seus produtos e serviços. Bons exemplos são de escassez (restam poucas unidades) ou urgência (esta é a hora de comprar). Junto a estes detalhes, use frases curtas e objetivas para falar com o cliente.

  • Olá, tudo bem? Aqui é (seu nome) da (nome da empresa). Estou contatando pois há poucas unidades de nosso (mercadoria) e gostaríamos de avisá-lo. Teria interesse em adquirir nosso produto?
  • Boa tarde, (seu nome) da (nome da empresa) aqui. Para agradecer por sua parceria, estou passando para oferecer uma promoção de (produto ou serviço com oferta). Vamos conversar?
  • Opa, tudo bem com você? Sou (seu nome) e falo em nome da (empresa) para oferecer nosso novo pacote de (produtos/serviços). Bora saber mais sobre essa novidade?
  • Boa tarde (nome da pessoa), como vai? Eu sou (seu nome) e represento a (nome da empresa). Gostaria de compartilhar informações sobre nossos (produtos/serviços) e te mostrar novidades e descontos, tudo bem?

Considerações importantes sobre o assunto

Embora esses sejam apenas alguns exemplos de gerais das melhores abordagens de vendas pelo WhatsApp, eles podem ajudar muito sua empresa. Além disso, lembre-se de usar outros recursos que o aplicativo oferece para falar com os clientes, como por exemplo:

  • Imagens como fotos, vídeos e gifs;
  • Arquivos em áudio;
  • Envio de documentos;
  • Além disso, emojis.

O mais importante é manter a conversa agradável e o cliente a vontade. Além disso, utilize o WhatsApp Business para a sua empresa, que conta com vários recursos. Nessa versão do app você pode usar bots para automatizar a comunicação com clientes, por exemplo, e ter acesso a relatórios com informações relevantes para suas vendas.

Por fim, personalize ao máximo suas mensagens, chamando a pessoa pelo nome e se mostrando solícito ao que ela disser. Assim você terá excelentes resultados em potencializar as suas vendas a partir do aplicativo. Com certeza os benefícios serão significativos para sua empresa.