Hoje vamos falar sobre impressões no Instagram. Com certeza você já ouviu falar em métricas para redes sociais. Elas consistem em recursos que mostram o alcance e o impacto de suas publicações em determinada rede. Assim, essa expressão na plataforma tem esse objetivo.
As impressões no Instagram fazem parte de um conjunto de métricas oferecidas para posts no feed, Stories e IGTV. Esse tipo de dado é conhecido popularmente como “métrica da vaidade”, pois simplesmente mede quantas vezes o post foi visualizado.
Assim, elas não se aprofundam no assunto e deixam de medir a taxa de conversão, por exemplo.Por isso as impressões usadas isoladamente, podem não demonstrar com fidelidade aquilo que você quer.
É necessário usar outras métricas em conjunto para uma avaliação adequada do desempenho da sua marca. Confira a seguir mais considerações sobre as impressões no Instagram e por que é importante utilizá-las.
Confira:
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Impressões no Instagram: detalhes importantes
Como já falamos, essa métrica serve para você visualizar o desempenho de posts no feed, Stories e IGTV. No entanto, ela não informa se o post foi visto mais de uma vez por uma mesma pessoa. Ou seja, ela pode não ser totalmente verdadeira, já que um usuário pode acessar determinado conteúdo dezenas de vezes.
Veja agora mais algumas informações sobre as impressões dentro da plataforma:
- Esse recurso está disponível para contas comerciais, por meio do Instagram Insights;
- Ele mede o número de vezes que o post apareceu na tela de outros usuários;
- Também pode medir o número de vezes que o perfil apareceu para os outros;
- É possível obter o número de impressões de maneira geral ou de cada tipo de conteúdo em específico;
- Por fim, essa métrica é ideal para determinados objetivos.
Diferenciando métricas
As impressões no Instagram podem ser facilmente confundidas com outras métricas, como o alcance e visualizações. O mais eficiente é que você use todas as métricas disponíveis para obter um resultado mais verdadeiro.
O alcance, ao contrário das impressões, mede o número de usuários alcançados pela publicação. Ou seja, se o mesmo usuário viu o post dez vezes, será contabilizado um alcance.
Já as visualizações são métricas para vídeos e stories. Se o vídeo do feed for visto por, pelo menos, três segundos, é contabilizada uma visualização. Nos Stories não há tempo mínimo para contar como visualização.
Como acessar as impressões no Instagram?
Lembrando que é preciso ter uma conta comercial para ter acesso às métricas do Instagram. Veja como conferir as impressões no Instagram:
- Abra seu perfil comercial pelo celular (não é possível fazer isso pelo PC);
- Vá no menu na parte superior direita da tela;
- Clique em “Insights”;
- Agora você terá uma visão geral do desempenho da sua conta;
- Você pode selecionar um período de tempo para o Instagram avaliar seu desempenho;
- Ou ainda clicar em “publicações”, é possível filtrar seus posts de acordo com cada métrica;
- Assim, se você decidir filtrar pelo número de impressões, os posts serão organizados em uma ordem decrescente e você verá as impressões em cada um deles;
- Por fim, se você clicar em “Contas alcançadas”, é possível ver as impressões do seu perfil. Isso levando em conta o período de tempo que você selecionou.
No menu Insights do Instagram, você pode conferir outras métricas, com gráficos e números que mostram o desempenho do perfil. Essas métricas também mostram sua evolução de acordo com o período de tempo selecionado.
Considerações finais
Saber acessar o Insights do Instagram é essencial para qualquer usuário que tenha uma conta comercial nessa rede. As impressões no Instagram fazem parte de um conjunto completo de métricas. Por meio dessas métricas, você saberá se a sua estratégia está dando certo, além de avaliar os posts que fizeram mais sucesso entre seus seguidores.
Assim, qualquer campanha de marketing no Instagram faz uso desses recursos. Além disso, influenciadores também se aproveitam das impressões no Instagram e de outras métricas importantes. Então, se você tem uma conta comercial, está na hora de começar a explorar mais a opção Insights do Instagram. Isso pode dar uma guinada no seu negócio e na sua marca.