Sequestro de contas no WhatsApp continua a acontecer: aprenda a se proteger!

Os golpistas continuam a ter como alvo os usuários do WhatsApp para realizar sequestro de contas, como tem ficado evidente com o passar dos anos.

Esse tipo de golpe normalmente tem como objetivo conseguir o código de WhatApp, que é enviado por SMS. A manobra acontece com o intermédio de criminosos que se passam por amigos da vítima através de números já clonados.

O golpe existe há anos, mas continua a surpreender as pessoas, com cada vez mais vítimas compartilhando suas histórias nas redes sociais!

Apesar da popularidade,o descuido pode ser entendido como uma falta de conhecimento acerca das instruções de segurança do aplicativo. O WhatsApp deixa bem claro que os usuários nunca devem compartilhar seus códigos de segurança a ninguém, mesmo que pareça ser um amigo.

O que deve chamar sua atenção?

Você pode estar sendo alvo de um golpe se receber uma mensagem de texto SMS com um código WhatsApp de seis dígitos que não esperava – afinal, não foi solicitado por você.

Normalmente, você precisaria desse código ao configurar uma nova conta ou fazer login em sua conta existente em um novo dispositivo.No entanto, se você não iniciou esta solicitação, pode ser um golpista tentando fazer login em sua conta.

Na próxima etapa, o golpista envia a você uma mensagem do WhatsApp solicitando o código de seis dígitos. Esse contato parece vir de um amigo genuíno porque essa conta já foi invadida – por isso, muito cuidado. Desconfie!

O que os golpistas fazem com contas roubadas?

Com uma conta roubada, o criminoso pode enviar mensagens para seus amigos e familiares e fingir ser você. Assim, ele consegue aplicar cada vez mais golpes! Uma tentativa como é a de extorsão – como se alguém conhecido estivesse precisando de um dinheiro urgente.

Eles podem fingir que estão passando por uma crise e pedir dinheiro aos seus contatos. Ou, ainda,roubar os números de telefone de seus contatos para que possa tentar o truque do código de seis dígitos com novas vítimas.

Ao sequestrar sua conta, o golpista também permanecerá em seus bate-papos em grupo, onde terá acesso a informações confidenciais da sua vida pessoal e de trabalho!

Como você pode se proteger?

Em um comunicado oficial, o WhatsApp disse que “a segurança de nossos usuários e suas mensagens são muito importantes para nós. No entanto, assim como SMS ou ligações regulares, é possível que outros usuários do WhatsApp que tenham o seu número de telefone entrem em contato com você.”

Em outras palavras, é impossível que a empresa impeça esse tipo de golpe, exatamente porque ele usa da ingenuidade dos usuários quanto às regras de segurança.

Sendo assim, elencamos aqui algumas boas práticas para evitar situações de risco e exposição pelo aplicativo:

  • Nunca forneça uma senha ou código de segurança SMS a ninguém – nem mesmo a amigos ou familiares;
  • Habilite a verificação em duas etapas para uma camada extra de proteção;
  • Fique atento se receber uma mensagem pedindo dinheiro. Em caso de dúvida, ligue para seu amigo ou familiar para verificar.

Além disso, sempre consulte fonte oficiais para qualquer dúvida que surgir. O WhatsApp tem um guia em seu site para ajudar as pessoas a manter suas contas seguras, confira!

Leia Mais: WhatsApp Testa Arquivamento de Conversas