Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem quando se trata dessa ferramenta inigualável que é o Whats app. Será que é melhor usar o Whats app para vender produtos ou para vender serviços ?
O fato é que o Whats app veio para ficar e a ferramenta se inova de tempos em tempos para facilitar ainda mais a comunicação entre as pessoas, quer seja Business to Business, quer seja Business to Consumer e por ser uma ferramenta grátis e super democrática pode ( e é usada) desde um CEO de multinacional e um super empresário, até pela pessoa mais simples que vende seus produtos ou serviços para o público com renda mais baixa.
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O Whats app é melhor para vender produtos ou serviços ?
Estudos mostram que sites otimizados para SEO utilizam o Whats app em todas as páginas afim de aproximar clientes e empresas e os profissionais do Google Ads ou Google adwords se assim você preferir chamar são enfáticos em dizer que as maiores conversões de clientes são através do Whats app.
Claro que ainda tem os clientes que se sentem mais seguros em ligar no telefone fixo da Empresa afim de separar Pessoa física e pessoa Jurídica portanto não deixe de ter os telefones fixos da sua empresa para essas pessoas mais tradicionais, que geralmente são aquelas que tem mais de 30 ou 40 anos.
Contudo, os jovens querem praticidade e rapidez e por isso são ávidos pelo Whats app e quando a pessoa que responde pelo Whats app da empresa responde rapidamente as chances de vendas são muito maiores.
Então fica aí a dica que não adianta ter a ferramenta de whats app integrada ao seu sistema e ou site se a pessoa que responde pelo Whats app leva uma eternidade para dar um retorno.
Utilizando o Whatsapp para venda de serviços
Imagine por exemplo uma pessoa querendo ir à uma festa e de repente descobre que a roupa escolhida está muito larga ou ultrapassada.
A pessoa rapidamente pega seu smartphone e dá um google buscando por exemplo por consertos de roupas em Sp( ou conserto de roupas ) e rapidamente aparecem as buscas do google quer sejam links patrocinados do Google ads quer seja site posicionado no orgânico através de técnicas de SEO.
Digamos que a pessoa clique no primeiro site e ele não tenha Whats app integrado. A pessoa provavelmente olhará muito rápido e se não achar o site interativo ou intuitivo ela voltará no google e clicará no próximo site, e caso esse tenha o ícone do Whats app e oferecer um lay out bacana e as informações que a pessoa busca , as chances da pessoa clicar no whats app para um contato maior é muito grande.
Entende como de repente a interatividade pode ser até mais atrativa, pelo menos a princípio, do que o próprio site em sí ?
Integre o whatsapp da sua empresa nas estratégias de SEO
Não estamos querendo aqui dizer que só o Whats app ajudará suas vendas. Longe disso. De nada adianta integrar o whats app ao seu site se o site for lento, se não tiver bem trabalhado nas palavras chaves, se não entregar ao usuário àquilo que ele busca. São diversas estratégias que tem que andar juntas e o que estamos explicando nesse Post é que o Whats app é IMPRESCINDÍVEL para a conversão de leads em vendas.
À medida que você trabalhar bem seu site vai aumentar consideravelmente a quantidade de pessoas que chamarão através do Whats app e aí vamos para algumas estratégias :
Tenha o Whats App Business ao invés do Whats app tradicional ,
Crie um catálogo no Whats app caso sua empresa ofereça vários tipos de serviços, deixando fotos e links de cada landing page específica.
Crie mensagens de saudação para novos interessados com endereço da empresa, site, horário de funcionamento e outras informações.
Da mesma forma, crie mensagem de ausência como por exemplo aos finais de semana onde você deixe especificado a partir de quando e que horas retornará o contato.
Tente deixar um whats app exclusivo para o atendimento a clientes ao invés de usar o Whats app para trabalho e para uso particular
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Não… não é. Todavia, quer dizer que é uma pessoa possivelmente interessada nos seus produtos ou serviços. É como se fosse um aceno de mão, do tipo :
“Ei, me explica mais sobre isso por favor”.
Uma dica importante é aquela de que se na primeira conversa a pessoa perguntou quanto custa, qual o preço dos seus serviços ou produtos possivelmente essa pessoa está conversando com outras empresas e ainda não tenha enxergado em sua empresa algum diferencial para se tornar cliente.
Então tenha sempre em mente que a cada dia você terá de otimizar seu site, seu blog, deixar sempre atualizado seu Google Meu negócio ou Google My Business como alguns preferem chamar, ter suas redes sociais super ativas, pedir avaliações dos clientes etc.
Lembra do exemplo que demos sobre a pessoa que buscou por consertos de roupas em SP ? Imagine se a pessoa viu o site bacana, gostou do que leu mas resolveu ver a reputação da empresa no Google meu negócio e de repente ela se depara com várias reclamações de que o Atelier de costuras estragou a roupa . Você arriscaria levar o seu vestido de festa para ajustar ou ir até a costureira para ajustar o terno? Acredito que não.
Portanto não adianta deixar o site preparado para receber mais visitantes, otimizar seu conteúdo, integrar o whats app se você falhar no principal que é treinar sua equipe e ter um trabalho diferenciado da concorrência.
E não se engane que mesmo se você fizer tudo certinho você bombará de clientes. Não exatamente já que dependemos sim da situação econômica do País e de pessoas que de fato queiram pagar por um serviço bem feito, pois muitas pessoas querem mesmo é preço baixo.
Elas querem a qualidade que sua empresa oferece, querem a competência que as pessoas nas avaliações dizem que sua empresa tem, mas muitas delas querem pagar um preço que você não terá como atingir com toda a qualidade que você tem.
No mais é isso aí. Caso sua empresa ainda não tenha o Whatsapp bem à vista do visitante do seu site possivelmente você esteja perdendo vendas.