Os usuários da WhatsApp estão sendo advertidos sobre um esquema preocupante que tem visto as pessoas serem bloqueadas fora de suas contas. Os usuários foram enganados para entregar um “código de verificação” de seis dígitos que os hackers usaram para roubar sua conta e atacar seus contatos da mesma forma.
O velho esquema começa quando um hacker tem acesso a outra conta WhatsApp que o terá listado como um contato. O hacker, fazendo-se passar por seu amigo, lhe enviará então mensagens aparentemente normais.
Entretanto, ao mesmo tempo, você receberá uma mensagem de texto ou e-mail da WhatsApp com um código de seis dígitos. Isto porque o atacante solicitou o código da WhatsApp enquanto fingia ser você. A pessoa que se faz passar por seu amigo alegará ter enviado o código para a conta errada e lhe pedirá ajuda, enviando-o para ela.
As vítimas receberão uma mensagem, aparentemente de seu amigo, que diz algo semelhante: “Olá, desculpe, eu lhe enviei um código de 6 dígitos por engano, você pode me passar por favor? É urgente?”
Este código de seis dígitos só é gerado quando você está tentando fazer o login ou fazer alterações em uma conta.
Se você enviar o código, o ataque será bem sucedido e o hacker terá acesso à sua conta. Um usuário do WhatsApp, cujos parentes foram alvo do golpe, postado no Twitter: “Três membros de minha família perderam o acesso a seu WhatsApp esta manhã.
“Os hackers enviam uma mensagem de texto do WhatsApp com um código de verificação, depois um texto do WhatsApp de alguém que você conhece dizendo que eles precisam desesperadamente do código. Não envie o código ou clique no link”.
Para proteger sua conta, nunca forneça seu código de seis dígitos a ninguém, em nenhuma circunstância. Você também pode configurar uma autenticação de dois fatores que exigirá um número PIN para entrar em sua conta WhatsApp.
Fonte: Independent