WhatsApp testa funcionalidade de mensagens autodestrutivas, a exemplo de Instagram e Snapchat

Atualmente em fase de testes, a mais nova atualização do WhatsApp promete superar expectativas e bater aplicativos que utilizam a mesma função, como Instagram e Snapchat. Entenda melhor!

A nova atualização do WhatsApp

O WhatsApp, que já é conhecido pela demora em fornecer atualizações relativas à privacidade e a segurança, tenta aperfeiçoar os recursos de privacidade trazendo esta nova atualização.

A nova função já está sendo testada pelo WhatsApp Beta e permitirá, em um futuro próximo, que mensagens de texto, vídeos, fotos e documentos sejam apagados após uma visualização, o que promete garantir mais privacidade aos usuários.

Além disso, a funcionalidade oferece o que alguns usuários do Snapchat já conhecem bem: as mensagens que só podem ser vistas uma única vez.

Anteriormente, o Snapchat se tornou mundialmente famoso por permitir que seus stories durassem 24 horas e, após o prazo, desaparecessem. Logo em seguida, passou esta função também para os chats privados.

Outro aplicativo que também utiliza a função da “mensagem autodestrutiva” é o Instagram, mas apenas para chats privados (directs) e para mídias visuais como fotos ou vídeos. Ao usuário é atribuída a escolha de permitir que a exibição de suas mídias seja repetida uma vez mais ou que ela se autodestrua após aberta.

Privacidade e funcionamento

Com o fator pandêmico e o caos em que vivemos, o aplicativo,que já era o bastante popular em nosso país para troca de mensagens, se tornou a primeira opção para troca de informações, dados pessoais, endereços, arquivos e fofocas.

Apesar de ser rápido e ilimitado, o WhatsApp não consegue garantir cem por cento de segurança ao usuário, em relação a sua privacidade. Já que há vários casos de clones de contas e acessos sem a permissão do usuário titular do aplicativo.

Sendo assim, em sua nova atualização, o WhatsApp está trabalhando, em sua versão Beta, um modelo de desaparecimento das mensagens e mídias, ou “autodestruição”, voltada para quem deseja garantir ainda mais sua privacidade nos chats.

A expectativa é que seja muito usado por aqueles que tenham o interesse de compartilhar dados mais íntimos e/ou sensíveis, como dados bancários ou fotos sensuais.

A nova função, poderá ser habilitada nas configurações de conversa do próprio aplicativo, permitindo ao usuário que estipule mensagens temporárias como padrão ou apenas para algumas em especifico, em grupos ou chats privados.

Como os testes ainda são recentes, não se sabe muito sobre seu funcionamento, mas espera-se que siga os modelos e as configurações de conversa do aplicativo Snapchat, se apagando após uma exibição.

A nova função, porém, ainda não possui data de lançamento ou prazo para disponibilização a todos os usuários, mas estima-se que a função desaparecimento seja lançada para usuários de IOS e de Android de forma rápida e gradual.

Além disso, a boa notícia é que não deve demorar muito para que a nova opção de configurar suas mensagens esteja disponível para todos os usuários.

Para continuar se mantendo informado, acompanhe as próximas postagens do portal!