Baixar Winrar Gratuito | Download Winrar

Conhece o Winrar? Você já passou pela frustração de querer enviar um e-mail e não conseguir porque “o arquivo em anexo excede o limite permitido”?

Pois é, 25MB (que costuma ser a capacidade máxima dos e-mails comuns) não é lá muita coisa.

No intuito de minimizar esse e outros problemas, o WinRAR está no mercado há mais de 25 anos, contando com cerca de 500 milhões de usuários e sendo o segundo mais usado no mundo, ficando atrás apenas do Windows.

Quando o assunto é compactação e descompactação de arquivos, o programa é uma grande referência.

Portanto, vale a pena entender um pouco melhor quais são suas funcionalidades e como aproveitá-las da melhor maneira!

O que é o WinRAR?

Simplificadamente, o software é capaz de compactar (ou seja, “comprimir”) o tamanho de um arquivo.

Além disso, o aplicativo também tem como função reunir diversos tipos de arquivos e transformá-los em uma única pasta compactada — ou “zipada”, como é popularmente chamada —, facilitando que seja enviada por e-mail ou armazenada em um pen drive, por exemplo, ocupando menos memória.

Sem dúvida alguma, uma das principais vantagens que o WinRAR oferece é o suporte aos principais formatos de compressão, tais como RAR, ZIP e ISO.

Por meio de uma interface intuitiva e simplificada, a ferramenta permite não só a compactação e descompactação, mas também a recuperação de arquivos danificados.

Vale frisar ainda, que existe uma certa relatividade na taxa de redução dos arquivos. Ou seja, dependendo do tipo de material (se são fotos, vídeos ou músicas) você irá obter uma maior ou menor expressividade no resultado final da compactação.

No entanto, o WinRAR cumpre de forma majestosa o que se propõe a fazer, já que satisfaz às necessidades cotidianas do usuário. Afinal, o software domina a tarefa de fundir e “encolher” diversos itens em um só.

De tal forma, o aplicativo torna possível, ágil e organizada a missão de compartilhar, baixar e armazenar arquivos.

Como o WinRAR funciona?

Não há dúvidas de que uma das principais razões da popularidade do WinRAR é o fato do programa possuir uma licença gratuita de 40 dias.

Porém, até aí, tudo bem! Nada de mais, certo?

Errado!

A grande vantagem do compactador é que após o período de gratuidade, todas as suas funções permanecem ativas, fazendo com que a compra não seja obrigatória.

Baixe Também:

Então o WinRAR é gratuito?

Não, o WinRAR não é gratuito, apesar de muita gente achar que é, já que a ferramenta continua funcionando normalmente quando acaba o período de teste.

A partir daí, a única diferença se deve à inconveniente mensagem que aparece sempre que você usa o aplicativo, a qual informa que o prazo de gratuidade expirou.

Apesar de não ter nenhuma das suas funcionalidades bloqueadas, a licença do programa custa cerca de R$ 120,00.

Porém, se você for um usuário comum, saiba que não terá acesso a nenhum recurso extra ao pagar pelo serviço.

Diante disso, você já deve imaginar que quase ninguém paga pelo WinRAR, não é mesmo? Pois é! Mas então, por que será que seus desenvolvedores não o transformam, de uma vez, em um produto free?

Segundo Burak Canboy, diretor-executivo da empresa, se o software fosse bloqueado ao expirar os 40 dias de teste, as pessoas trocariam o WinRAR por algum outro programa pirata, fomentando o mercado ilegal.

Dessa forma, a estratégia de negócio da corporação é manter o serviço gratuito, permitindo que o usuário tenha liberdade de escolha e, caso deseje, pague pela licença como forma de recompensar seus desenvolvedores.

Consequentemente, o modelo permite que os usuários recomendem o compactador para outras pessoas, o que aumenta a popularidade da marca.

Quem paga pelo programa?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: “então como o WinRAR ganha dinheiro para se manter funcionando?”.

E aqui vai a resposta: o foco da empresa está na venda para outras empresas!

Diferentemente do usuário doméstico, que usa o software eventualmente, o usuário corporativo utiliza recursos especiais de forma recorrente. Por isso, a versão premium da ferramenta oferece três funções extras que não estão disponíveis na versão gratuita:

  • “Adicionar informações de autenticidade”;
  • “Exibir arquivo de protocolo”;
  • “Apagar arquivo de protocolo”.

Tais recursos são úteis, principalmente, para empresas de grande porte, as quais possuem um maior número de processos e, por isso, precisam que suas atividades sejam registradas para efeitos corporativos de compliance.

Além do mais, as instituições são, frequentemente, submetidas a severas fiscalizações quanto ao uso de softwares. Portanto, não seria inteligente e, muito menos, ético a utilização de programas piratas ou com versões gratuitas expiradas.

Assim sendo, a licença do WinRAR se torna fundamental dentro do ambiente corporativo, devendo ser uma para cada computador.

Como baixar e usar o WinRAR?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o compactador mais famoso do mundo, é hora de entender como ele pode ser baixado e utilizado.

Antes de mais nada, é preciso que você saiba qual é o Sistema Operacional do seu computador, já que isso irá interferir na versão do WinRAR que será escolhida.

Para isso, basta seguir as etapas abaixo:

1º Passo: Na barra de pesquisa do Windows digite “Meu Computador” (ou “This PC” em inglês) e clique com o botão direito sobre o ícone que vai aparecer;

2º Passo: Selecione a opção “Propriedades”;

3º Passo: Na janela que irá se abrir, busque por “Tipo de Sistema”, onde estará escrito 32 ou 64 bits. Esse será o seu Sistema Operacional e você precisará baixar o WinRAR referente a ele.

Feito isso, você já tem a informação que precisa para, enfim, baixar o programa.

Vamos lá:

1º Passo: Acesse o site oficial do WinRAR e clique no botão azul, “Download WinRAR” se seu Sistema Operacional for 64 bits. Caso ele seja 32 bits, clique em “click here for 32 bit version”;

2º Passo: Assim que o download for concluído, clique para abrí-lo;

3º Passo: Clique no arquivo do WinRAR para executar o instalador;

4º Passo: Ao iniciar a instalação, você poderá escolher quais extensões deseja vincular. Aceite as configurações padrão clicando em “Ok”;

Pronto! Agora você já tem o WinRAR no seu computador e pode começar a desfrutar dos serviços de compactação.

Compactando arquivos

E como você faz para utilizar a função essencial do software e reduzir o tamanho dos seus arquivos?

É muito simples! Veja só:

1º Passo: Selecione o arquivo que deseja compactar e clique sobre ele com o botão direito do mouse;

2º Passo: Escolha a opção “Adicionar para o arquivo…”;

3º Passo: A janela “Nome e parâmetro do arquivo” irá surgir. Nela, escolha o formato que deseja: RAR, RAR5 ou ZIP. Em geral, optamos por RAR;

4º Passo: Digite um novo nome para o arquivo e clique em “Procurar…” para escolher onde ele será salvo;

5º Passo: Por fim, clique em “Ok”. Você perceberá que sua pasta “zipada” foi criada e seu ícone possui três livros (um rosa, um azul e outro verde) unidos (“comprimidos”) por uma cinta marrom.

Então, aí está! Seu arquivo já foi devidamente compactado e está pronto para ser compartilhado ou armazenado.

Descompactando arquivos

Para descompactar o arquivo que você acabou de criar ou qualquer outro que esteja no mesmo formato, existem algumas opções.

Vamos conhecer quais são elas:

1ª Opção: Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja descompactar e selecione “Extrair Aqui”. Rapidamente, todos os itens serão descompactados na mesma pasta onde está localizado o arquivo compactado.

Vale ressaltar que o arquivo compactado continua existindo mesmo após sua descompactação.

2ª Opção: Novamente, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja descompactar. Porém, dessa vez escolha a opção “Extrair arquivos…”.

Na janela “Caminho e opções da extração” que será exibida, selecione o local onde quer que os arquivos sejam descompactados.

3ª Opção: Por último, é possível apenas abrir os arquivos que deseja dentro do próprio WinRAR.

Dando um clique duplo sobre a pasta compactada, uma janela será aberta e todos os itens serão exibidos. Basta clicar naquele que deseja visualizar.

O WinRAR é um programa seguro?

Caso você esteja em dúvida quanto aos riscos que o WinRAR pode oferecer ao seu computador, saiba que o software foi classificado como “limpo e seguro” por mais de 60 programas antivírus.

Entretanto, não foi sempre assim! Afinal, o programa contava com uma falha de segurança, uma espécie de bug que permaneceu presente durante 19 anos sem ser percebida.

Tal “brecha”, descoberta em 2019, permitia que um programa malicioso fosse extraído e, através dele, hackers invadissem a máquina do usuário.

Apesar do grande susto causado na época, o WinRAR rapidamente corrigiu o problema, lançando a atualização 5.70 e testando soluções que funcionassem adequadamente.

Desse modo, a correção não permite mais que o bug ocorra, também não sendo mais compatível com arquivos potencialmente capazes de expor o sistema a um executável infectado.

Em síntese, a ferramenta é confiável e segura, desde que o usuário esteja sempre atento às suas últimas versões, as quais contêm todas as atualizações necessárias.

Além disso, é de suma importância que o programa seja baixado no site oficial do WinRAR, pois assim, não haverá o risco dele estar corrompido ou infectado.

O fato, é que as vantagens oferecidas pelo compactador são indiscutíveis:

  • Interface leve e simplificada;
  • Fácil, rápida e prática utilização;
  • Opção de proteger arquivos com senha;
  • Criptografia dos arquivos compactados;
  • Compatibilidade com verificadores de vírus;
  • Recurso para reparar arquivos danificados;
  • Segurança e eficiência reconhecidas pelo mercado.

Portanto, vale a pena conferir todas as funcionalidades do WinRAR agora mesmo e facilitar o seu trabalho, economizando tempo e espaço nos seus dispositivos de armazenamento!