Fazer a verificação em duas etapas do WhatsApp é uma forma de manter a segurança do mensageiro contra invasões ou ataques indesejados.
O presente artigo mostra como é possível utilizar o recurso em Androids ou iOS em apenas duas etapas.
Índice de Conteúdo
O que é a verificação em duas etapas do WhatsApp?
Em era em que as redes sociais são bastante utilizadas, muitas pessoas têm a infelicidade de terem suas contas invadidas por pessoas mal-intencionadas. A falta de proteção nas contas é um dos principais fatores.
Por isso, algumas plataformas possuem alternativas para melhorar a segurança dos usuários, como ocorre no WhatsApp. Ele disponibiliza a verificação da conta em duas etapas, de forma que a proteção aumente.
Leia Mais: Como Verificar Conta do WhatsApp Business
A verificação em duas etapas do WhatsApp consiste na confirmação do acesso à conta pelo proprietário para poder usá-la, do contrário não é possível acessá-la. Assim, se caso alguém tentar invadir uma conta, será necessário digitar um código PIN para liberar o acesso, o qual apenas o dono da conta tem conhecimento.Se for o caso de um invasor, ele não conseguirá ter sucesso.
Porém, alguns podem duvidar da confiabilidade do uso da verificação. Quanto a isso, os que se interessam em usar o recurso podem ficar tranquilos, pois esta função que a plataforma oferece é segura, já que é do próprio aplicativo.
Como fazer a verificação em duas etapas do WhatsApp?
Ativar a verificação em duas etapas, para garantir uma maior segurança ao usuário, é prático, fácil e pode ser feito tanto por sistemas Androids como iOs, ambos com o mesmo passo a passo.
Importante salientar que o procedimento só pode ser feito no aplicativo utilizado no aparelho celular, não sendo possível fazê-lo no WhatsApp Web. A sequência de passos consiste em:
- Abrir o aplicativo na tela principal
- Clicar nos três pontinhos localizado no canto superior direito da tela
- Abrir “configurações do WhatsApp“
- Selecionar “conta”
- Clicar em “verificação/confirmação em duas etapas”
- Selecionar “ativar”
- Escolher e digitar uma senha do código PIN com seis dígitos.
- Fazer a confirmação da senha escolhida
- Digitar o endereço de e-mail do usuário. Serve para caso o código seja esquecido
- Tocar em “avançar”
- Confirmar o e-mail
- Clicar em “salvar”
Pronto! Feito isso a segurança da conta do usuário estará maior. Ele poderá usar amplamente o WhatsApp de forma mais segura, sem grandes preocupações.
Caso o usuário não queira mais usar o recurso, basta ele seguir o passo a passo novamente e clicar em “desativar”. O mesmo é válido se for o caso de fazer a mudança do PIN ou do e-mail cadastrado.
Um ótimo método de segurança
Caso você receba um e-mail de desativação da verificação sem você ter pedido por ela, não clique nesse link, pois pode ser um golpe.
Com a verificação habilitada, levará 7 dias sem usar o WhatsApp para que seu número seja verificado novamente. Dessa forma, caso não lembre do seu PIN e não receber um e-mail para desativá-la, terá que esperar 7 dias para verificar novamente o seu número.
Após isso, você poderá verificar seu número sem precisar inserir seu PIN, mas as mensagens recebidas durante esse período serão excluídas e não poderão ser recuperadas.
Se 30 dias se passaram desde que o WhatsApp foi usado pela última vez, sem seu PIN, e você verificar seu número novamente, a conta é excluída, mas você poderá criar uma nova, verificar seu número e estabelecer um novo PIN. Para ajudá-lo com seu PIN, o WhatsApp pedirá a inserção do PIN regularmente quando acessar o aplicativo. Não há como desativar esse recurso, a menos que você desative completamente o recurso de verificação em duas etapas, embora seja uma boa maneira de manter o número que você escolheu com certeza.
Opinião da Equipe do WatsGP sobre a Verificação em Duas Etapas do WhatsApp
Eu uso o WhatsApp de vez em quando, então quando ele incluiu a verificação em duas etapas um mês atrás, decidi tentar. Não que eu me importe muito com o conteúdo das mensagens dentro dele, mas ninguém se preocupa com uma camada extra de segurança.
Afinal, por ser um aplicativo que só funciona em um aparelho, vinculado a um número de telefone, em teoria você só precisaria digitar esse código toda vez que reinstalar o WhatsApp, muito de vez em quando.
É a teoria, mas a prática é bem diferente. Desde o início, a verificação em duas etapas do WhatsApp tem sido um pouco estranha e isso afeta situações tão absurdas quanto a solicitação constante para que você digite seu código secreto, para ajudá-lo a lembrá-lo.
Como lhe dissemos acima, você deve incluir um código numérico de seis dígitos, que protegerá sua conta no caso hipotético de você perder seu número de telefone e outra pessoa se registrar no WhatsApp com ele. O número será seu então, sim, mas pelo menos essa pessoa não receberá as mensagens pendentes que foram endereçadas a você.
Quando essa pessoa hipotética com seu antigo número de telefone tentar criar sua conta no WhatsApp, será solicitado o código secreto. Você não terá, é claro, e terá que esperar sete dias para criar sua conta.
Realmente a utilidade é muito limitada já que as contas estão vinculadas a números de telefone, então somente o verdadeiro dono daquele número poderá verificá-lo e, portanto, passar para a segunda etapa. Provavelmente, essa pessoa é você, ao reinstalar o WhatsApp em um novo celular.
Em todo caso, um pequeno aborrecimento uma vez por ano pode compensar por ter nossa conta um pouco mais protegida. O problema é que o aborrecimento não é uma vez por ano, mas diariamente.
O WhatsApp continua pedindo a você, repetidamente, para inserir seu código secreto, para ajudá-lo a se lembrar dele. Neste cenário, você tem apenas duas opções: escrever o código ou desativar a verificação em duas etapas.
Deve-se observar que esta solicitação não representa proteção por senha para seus bate-papos. Isso poderia até ser considerado útil, e existem vários aplicativos no Google Play com essa função específica. Essa solicitação do WhatsApp não impede que um intruso acesse inadvertidamente seus bate-papos, já que você só precisa pressionar Voltar e abrir o WhatsApp novamente para acessar o conteúdo.
Mesmo durante uma omissão, uma pessoa mal-intencionada pode até desativar sua verificação em duas etapas. Você só precisa pressionar Esqueceu seu código e Desativar e pronto.
Não é necessário escrever seu código e você não receberá nenhum tipo de aviso, portanto, a menos que vá para Conta – Verificação em duas etapas, você não saberá.
O que fazer ao invés
Como vimos, a verificação em duas etapas do WhatsApp realmente parece mais uma tentativa do WhatsApp de obter mais pontuações para benchmarks do que algo realmente útil. Ele só funcionará para você quando alguém tiver seu número antigo do WhatsApp e tentar fazer login.
Isso é algo que obviamente não acontece todos os dias, e se você alterou seu número, provavelmente já criou uma nova conta do WhatsApp e as poucas mensagens antigas que chegam no número antigo lhe darão um pouco a mesma coisa.
Em qualquer caso, o WhatsApp tem a opção de alterar o número, que migra as informações da sua conta, seus grupos e configurações para um novo número de telefone.
Em vez de se obrigar a lembrar um código PIN, lembre-se de migrar seu WhatsApp para o novo número e pronto. Não será apenas menos chato para você, mas também para a nova pessoa que receber seu número antigo, que não terá que esperar 7 dias para criar sua conta.