Como Abrir Arquivo Crypt12 no WhatsApp?

Como Abrir Arquivo Crypt12 no WhatsApp? Se você olhar os arquivos armazenados pela WhatsApp, você verá que as conversas são copiadas diariamente em um formato de arquivo “crypt12”, que é criptografado. Vamos agora explicar como abrir um arquivo de criptografia12 e visualizar seu conteúdo.

A única maneira de quebrar a criptografia é obter a chave que o próprio WhatsApp salva para ler o arquivo. Portanto, se quisermos abrir um arquivo crypt12, precisamos de acesso físico ao celular com a mesma conta WhatsApp que o criou.

Como Abrir Arquivo Crypt12 no WhatsApp?

Para abrir o arquivo precisaremos de uma série de ferramentas, é importante ser claro sobre o que elas são, portanto, vamos mencioná-las:

  1. Um arquivo “key” com a chave de criptografia, que é salvo no celular.
  2. O arquivo a abrir, com um nome como “xxxxx.db.crypt12”.
  3. A ferramenta WhatsApp Viewer, para visualizar o conteúdo crypt12.
  4. Um celular Android (modo desenvolvedor deve estar habilitado) e um computador Windows.
  5. Drivers Java e ADB instalados em seu computador.

Nosso tutorial inclui dois sistemas diferentes, ambos requerem seu próprio software, mas esta é a base para ambos os cenários, portanto certifique-se de que você tenha tudo pronto. Além disso, há duas etapas anteriores que você precisa seguir com antecedência.

1) Modo Desenvolvedor e Depuração USB

Vamos precisar nos conectar ao terminal via cabo para obter arquivos, e isso requer a ativação das ferramentas que o sistema inclui para os desenvolvedores. Vamos ver como fazer isso:

  1. Para ativar o modo desenvolvedor, você precisa entrar nas Configurações do seu Android e acessar este menu: Sistema -> Sobre o telefone -> Número de construção
  2. Dependendo da versão do sistema e da personalização aplicada pelo fabricante, o menu exato pode mudar. Em qualquer caso, encontraremos uma seção “Número de construção”, devemos pressionar 7 vezes seguidas neste texto, até que ele confirme que ativamos o modo desenvolvedor:
  3. Agora teremos um novo menu chamado “Opções do Desenvolvedor”, seja na seção “Sistema” ou como uma opção em Configurações. Aí ativaremos a caixa de seleção “Depuração USB”:
  4. Para usar esta depuração USB nas seguintes etapas, temos que olhar o menu que aparece no telefone quando o conectamos ao Windows, marcaremos “Transferir arquivos”:

2) Arquivo crypt12

Antes de continuarmos, vamos localizar o arquivo da cripta12 que pretendemos abrir, e colocá-lo em nosso PC. Isto não deve ser complicado, apenas precisamos conectar o móvel com cabo ao computador (nem mesmo a depuração USB seria necessária) e procurar por ele dentro:

  • Memória interna -> WhatsApp -> Bases de dados

Basta copiar o arquivo com o clique direito do mouse e colá-lo no disco rígido do PC, no local de sua escolha. Todos os arquivos de criptografia12 são abertos com a mesma chave que extraímos do próprio dispositivo, a menos que existam alguns arquivos antigos, criados com uma conta WhatsApp diferente que foi instalada no passado. Podemos encontrar os formatos crypt5, crypt7 ou crypt8, que são versões mais antigas, embora possamos abri-las com estes mesmos passos.

3) Extrair a Chave com Root (Android 8 e posteriores)

Se você tem um smartphone com uma das últimas versões do Android, você precisa estar rooteado para obter a chave de criptografia do WhatsApp. É um processo avançado, que requer conhecimento e pode danificar o smartphone, ao ponto de o fabricante não concordar em repará-lo sob garantia. O root lhe dá acesso às partes do sistema que estão bloqueadas por padrão, portanto, obter a chave é tão simples quanto copiá-la da pasta onde o WhatsApp a armazena. Vamos ver como:

  1. Vamos assumir que seu smartphone já tem acesso à raiz, pois é um processo que difere para cada modelo. Geralmente é necessário desbloquear o bootloader (uma medida de segurança incluída pelos fabricantes) e usar programas específicos, mas cada móvel tem seu próprio procedimento particular.
  2. O arquivo com a chave que nos permitirá abrir a cripta12 pode ser encontrado no seguinte caminho (desde que o WhatsApp esteja instalado com o número que criou a crypt12): data/data/com.whatsapp/files/key
  3. A maneira mais fácil é localizar a chave do próprio dispositivo, usando um gerenciador de arquivos para Android, depois podemos enviá-la para o PC por vários meios (e-mail, Google Drive, conexão a cabo…).
  4. Uma vez obtido o arquivo necessário, você pode pular para a seção final, onde explicamos como abrir e visualizar a cripta12.

3.1) Extrair a Chave sem Root (até o Android 7 Nougat)

Versões mais antigas do sistema do robô verde podem usar uma ferramenta que torna a raiz desnecessária, já que sua segurança não é tão alta. Você pode obtê-lo gratuitamente a partir daqui:

  1. Download do extrator do WhatsApp Key DB para Windows
  2. O arquivo que baixaremos será um arquivo ZIP, que o Windows descomprime nativamente.
    Agora você deve conectar seu telefone via cabo ao PC, com o modo desenvolvedor habilitado, como vimos nas etapas anteriores, e aceitar a depuração USB.
  3. Clique duas vezes no arquivo “WhatsAppKeyDBExtract.bat” e uma nova janela de comando será aberta. Após alguns segundos, pressione enter no teclado do seu PC para iniciar o processo.
  4. Em um dado momento, o celular nos perguntará se queremos permitir um backup, devemos desbloquear a tela e aceitá-la (sem colocar uma senha): Agora, na mensagem “Por favor, digite sua senha de backup”, basta clicar em enter:
  5. O processo terminará após alguns segundos, dentro da pasta “WhatsApp-Key-DB-Extractor-master” devemos ir para a subpasta “Extraído” e encontraremos o arquivo “whatsapp.cryptkey” com a chave que estávamos procurando.

4) Visualização do arquivo crypt12

Uma vez obtida a chave com a chave de criptografia, por um método ou outro, podemos abrir o arquivo crypt12 a partir de um PC usando a seguinte ferramenta:

  1. Download do WhatsApp Viewer para Windows
  2. No menu superior, escolha “Arquivo” e digite a opção “Decodificar criptografia12…”:
  3. Uma janela nos pedirá para anexar a cripta12 para abrir (“Database file”, primeira linha) e a chave para abri-la (“Key file”, segunda linha):
  4. Finalmente, ele lhe pedirá um local para salvar o conteúdo descriptografado da conversa, ele pode ser qualquer local, como sua própria área de trabalho.

Com este procedimento, você terá acesso às conversas salvas na crypt12, que de outra forma apareceriam como texto codificado sem sentido quando aberto em um bloco de notas ou editor de texto.

É legal Abrir o Arquivo Crypt12?

Quebrar a criptografia de um aplicativo não é geralmente ilegal (embora varie de acordo com a lei de cada país), mas depende do proprietário do crypt12 e do uso que vamos fazer das informações obtidas.

Obviamente, se tentarmos abrir o arquivo crypt12 de outra pessoa sem sua permissão, estaremos violando sua privacidade. Em qualquer caso, não é um método de hacking do WhatsApp ou similar, pois seus requisitos são bastante exigentes, e raramente pode ser utilizado para este fim. A única maneira de abrir uma crypt12 é com a chave do usuário que a criou, e para obtê-la temos de configurar sua conta em um telefone com um SIM inserido com o número correspondente.

Embora o acesso ao SIM (incluindo o PIN de outra pessoa) não esteja totalmente fora de questão, exigir o acesso físico ao telefone complica as coisas. Obviamente, se pegarmos o smartphone sem permissão para extrair a crypt12 e a chave, estaremos cometendo um ato ilegal em quase todos os países. Depois de explicar como abrir um arquivo crypt12, podemos concluir que é um sistema que usaremos muito ocasionalmente, não devemos vê-lo como uma forma de acessar o backup dos chats do WhatsApp, que está armazenado no Google Drive, nem é uma falha de segurança.