Como Cobrar Cliente via WhatsApp?

Cobrar cliente via WhatsApp não é uma tarefa fácil. Se você tem certo receio de fazer isso por ter medo de ser indelicado, não se preocupe. Existem formas educadas e eficientes de pedir o seu pagamento, sem precisar causar constrangimentos com a pessoa que deve.

Por isso, veja passo a passo como cobrar cliente via WhatsApp a seguir. Confira algumas técnicas e métodos que vão te ajudar a organizar esse processo. Além disso, veja também exemplos para criar uma mensagem de cobrança para envio a partir do seu aplicativo.

O que fazer para cobrar cliente via WhatsApp?

Em primeiro lugar, é muito importante utilizar uma comunicação clara e cortês. Além disso, há alguns passos que você deve levar em conta. Entre eles se destacam, por exemplo:

  • Apresentar-se ou cumprimentar o cliente conhecido educadamente. Em seguida, falar sobre os valores devidos atualmente e do prazo de pagamento de dívida;
  • Não exagerar na formalidade nem na informalidade. Você precisa verificar se a pessoa está ciente da dívida e como está se organizando para pagá-la;
  • Além disso, informar sobre juros e multas. É importante que o cliente esteja ciente de que não pagar no prazo acarretará nesse tipo de problema.

Por fim, assim que trouxer essas informações, encerre a conversa educadamente. Agradeça pela a atenção e certifique-se de ter conseguido um acordo. Além disso, certifique-se de ter o devido conhecimento sobre o código de defesa do consumidor para entender o lado do cliente.

Dependendo da situação financeira da pessoa, você pode dar opções de parcelamento da dívida ou descontos. Isso mostrará ao cliente a sua disposição em ajudá-lo, e tornará o processo de cobrança mais fácil e menos complicado.

Algumas dicas mensagem de cobrança no app

Para cobrar cliente via WhatsApp, você também pode ter alguns modelos de conversa prontos. Veja alguns exemplos de como fazer isso de forma simples e eficiente abaixo:

  • Olá (nome da pessoa). Vimos que você tem um pagamento pendente de (valor) em nossa empresa. Estamos encaminhando um boleto para quitação da fatura, com a data de vencimento especificada. Obrigado pela atenção e tenha um ótimo dia;
  • Tudo bem (nome da pessoa)? Sou (seu nome) da (nome da empresa), estou entrando em contato para ver sobre o pagamento da fatura de (valor) que tem pendente conosco. Poderia informar quando será o pagamento? Aguardamos o seu contato. Muito obrigado;
  • Olá (nome da pessoa), aqui é (seu nome) da (nome da empresa), tudo bem? Seu boleto com vencimento no dia (data) ainda não foi pago. Por gentileza, quando você terá condições de quitar a sua fatura? Tenha um ótimo dia.

Você também pode usar esses mesmos modelos como lembrete de cobrança para faturas que estão perto do vencimento. Para isso cumprimente a pessoa, se identifique informe que está contatando para relembrar que o boleto com o valor está prestes a vencer, falando também sobre a data. Muitas vezes isso vai evitar dores de cabeça e garantir seu recebimento.

Conclusão

O mais importante é que você esteja aberto a negociar com o cliente. Diante da atual situação econômica, muitas pessoas estão com dificuldade de conseguir quitar as suas dívidas. Por isso é muito importante ter compreensão sobre esse fato.

Por outro lado, se a pessoa simplesmente se recusar a pagar, ou ignorar suas mensagens, você contar com o amparo da lei. Seja como for, essas são as melhores formas de cobrar cliente via WhatsApp. Coloque essas dicas em prática e boa sorte.