Você sabe como fazer parceria no Instagram? A plataforma já possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo. Hoje, ele não serve apenas como uma rede social, mas como um ótimo mecanismo de vendas e divulgação de produtos. Se você faz parte desse universo, é importante saber como fazer parceria no Instagram.
As parcerias sempre existiram, mas se intensificaram nos últimos anos. Após a pandemia, as empresas apostaram ainda mais no Instagram como impulsionador de vendas. Assim, hoje, as parcerias estão em alta e você pode surfar nessa onda, assim como milhões de pessoas.
A seguir, veja como fazer parceria no Instagram, como funciona e como ela pode ajudar a alavancar sua marca.
Parceria no Instagram de forma paga
As parcerias pagas são muito usadas por influenciadores digitais. Elas visam promover produtos mediante pagamento. Assim, uma pessoa pode marcar seus parceiros comerciais nas publicações ou ainda nos stories. Ao clicar no conteúdo, o usuário é direcionado para o site da empresa parceira.
Claro que, quanto mais seguidores a pessoa tiver, melhores parcerias conseguirá fazer pelo Instagram. As contas comerciais e de criador de conteúdo oferecem a possibilidade de marcar os parceiros. Veja, de forma geral, como funcionam essas parcerias:
- Influenciadores com muitos seguidores podem ser contratados por empresas. Dessa forma, eles se tornam verdadeiros “embaixadores” da marca no Instagram. As maiores empresas do mundo apostam nisso e recrutam influenciadores com milhões de seguidores;
- Pessoas com menos seguidores, mas influentes em uma região ou cidade específica também são muito procurados. Nesse caso, há uma troca de serviços, que é definida por uma parceria via direct;
- Também é possível fazer parcerias pontuais para sorteios e campanhas de marketing.
Qualquer perfil pode fazer parcerias. Mas, logicamente, os perfis com mais seguidores possuem facilidade para realizá-las.
Como identificar uma parceria paga?
Às vezes é fácil identificar uma parceria paga. Alguns influenciadores colocam o termo “Parceria paga com…” nas suas publicações. Se esse termo aparecer, saiba que o usuário está sendo pago para divulgar o produto.
Porém, muitos não usam esse termo e apenas marcam os perfis das empresas parceiras. Já outros adicionam as hashtags “Publi” ou “Ad’, que também significam parceria paga ou publicidade.Para marcar um parceiro, você tem que ativar esse recurso. Veja como fazer isso:
- Antes de publicar sua postagem, na aba da legenda e marcações, clique em “Configurações avançadas”;
- Em “Conteúdo de marca”, clique em “Marcar parceiro de negócios”;
- Lembre-se que o perfil do parceiro deve aprovar a parceria;
- Nos stories, antes de publicá-los, é preciso clicar no símbolo de link e inserir a conta parceira.
Outra consideração importante é que uma parceria paga é diferente de um conteúdo patrocinado. Nesse segundo caso, o conteúdo é impulsionado pelo Instagram para outros usuários, incluindo aqueles que não seguem o perfil. Na parceria paga, apenas os seguidores terão acesso à divulgação do produto.
Dicas de como fazer parceria no Instagram
Ter noções básicas de como fazer parceria no Instagram pode viabilizá-la de forma mais fácil. Assim, para atrair parceiros e, principalmente, manter uma parceria por bastante tempo, leve esses pontos em consideração:
- Mantenha sua conta ativa, com um bom fluxo de postagens e conteúdo relevante para seus seguidores;
- Procure manter o mesmo nome de usuário para todas as redes sociais, pois isso facilita a divulgação da marca;
- Capriche na bio, fornecendo informações relevantes nela, mostrando o diferencial do seu negócio e inserindo links úteis;
- Divulgue o seu perfil, por meio de outras redes e impulsionamento de posts;
- Interaja com os seguidores, não os deixando no vácuo e respondendo de forma personalizada para cada um;
- Por fim, tenha uma conta comercial.
Feito isso, você terá um ótimo perfil para angariar parceiros. Porém, a parceria precisa levar em conta alguns requisitos. Uma parceria “vazia” não trará frutos. Dessa forma, faça um planejamento e pense nessas questões:
- Por que eu quero começar uma parceria?
- Qual o meu objetivo? Divulgar a marca? Atrair clientes? Aumentar o engajamento?
- O meu parceiro possui valores alinhados à minha marca?
- Como eu vou fazer para divulgar essa parceria?
Responder essas perguntas é essencial para você não cair em furadas e não se arrepender após fechar a parceria. Então, agora você está bem informado em relação às parcerias e pode colocar a mão na massa para fazer sua empresa crescer mais ainda e ganhar credibilidade no mercado.