Direct no Instagram: Como Usar

O direct no Instagram possibilita que você tenha uma comunicação direta com outros usuários. Dessa forma, ele é uma ferramenta muito utilizada no âmbito pessoal, mas, principalmente, no profissional.

As empresas que usam o Instagram para divulgar seus produtos e vender precisam estar atentas às melhores práticas do direct. Isso porque, apesar de ser um recurso ótimo, ele tem que ser usado com alguns cuidados.

Por lá, é possível enviar mensagem de texto, foto ou vídeos para seu contato. Assim, o direct no Instagram por empresas para ajudar o cliente na tomada de decisão, por exemplo. Essa comunicação é feita sem interferências e a resposta tende a ser mais rápida. Na sequência, saiba quais as melhores práticas do direct no Instagram.

Direct no Instagram: Melhores Práticas

Nunca faça spam

Essa é uma das melhores práticas do direct no Instagram. Um spam é muito comum em e-mails e consiste em um envio em massa de certos conteúdos. Na plataforma, assim como em outras redes sociais, sua empresa não deve recorrer a essa prática. Enviar mensagens excessivas pode trazer algumas consequências negativas:

  • Sua conta pode ser banida ou suspensa pelo Instagram;
  • Você pode perder seguidores e até ser bloqueado por alguns;
  • De forma geral, o cliente fica insatisfeito com essa prática;
  • Por fim, isso afeta negativamente suas vendas e sua imagem no mundo online.

Defina respostas rápidas

As respostas rápidas agilizam o atendimento e poupam o tempo da sua empresa e do cliente. Essas respostas podem ser baseadas em palavras-chave e desenvolvidas de acordo com o gatilho mental que sua campanha pretende usar. O nível de compra do cliente também é importante na hora de criar respostas.

Mas cuidado, utilizar algumas respostas rápidas não quer dizer que o atendimento deve ser robotizado. Muito pelo contrário, use esse recurso sem exageros e personalize as mensagens. Por exemplo, se o cliente for antigo, você utilizará um tipo de mensagem. Mas, se o cliente for novo, a abordagem precisa ser outra.

Não faça vendas diretas

O direct no Instagram precisa ser usado para questões práticas. Ele não é um canal de vendas. No máximo, esse canal de comunicação pode te ajudar a vender. Mas isso é feito atendendo bem o cliente e enviando informações úteis. Se o cliente tiver interesse, nada impede que você envie catálogos e ofertas por mensagem. Mas, nesse caso, o cliente precisa dar autorização.

Nos demais casos, o direct é eficaz para tirar dúvidas do cliente por meio de respostas simples, rápidas, porém humanas.

Chame o cliente para o direct

A partir de comentários em postagens, por exemplo, você pode chamar o cliente para uma conversa privada no direct. Isso demonstra interesse de sua parte e o cliente se sente acolhido pela marca. Além do mais, ele ficará muito satisfeito de sua empresa ter respondido um comentário. E não é só isso. Chamar o cliente para lá é deixar claro que sua marca quer continuar mantendo contato com ele. Isso faz toda a diferença na hora das vendas.

Crie o perfil da sua marca

A sua marca precisa ter personalidade própria e uma linguagem muito bem definida. E, para isso acontecer, o público-alvo tem que estar bem claro para toda a equipe e não apenas para a equipe de vendas.

Assim, por meio do direct no Instagram, demonstre os valores nos quais seu negócio acredita. Faça isso com mensagens claras e evite frases vazias e jargões.

Resumo das melhores práticas do direct no Instagram

Por fim, fizemos um pequeno resumo das melhores práticas do direct no Instagram, confira:

  • Envie mensagens claras e curtas;
  • Isso não significa que as mensagens precisam ser robotizadas;
  • Tenha um contato mais humano com o outro usuário, mesmo por direct;
  • Chame o cliente para o direct por meio de comentários das postagens;
  • Seja prático e tire as dúvidas do cliente;
  • Não use o direct para fazer vendas, mas para auxiliar no processo de forma geral;
  • Se o cliente desejar, você pode abrir uma exceção e enviar catálogos e ofertas por lá;
  • Nunca faça spam, pois isso causa descontentamento no cliente;
  • A sua empresa precisa ter uma identidade definida, mesmo para comunicação via direct;

Com essas dicas, você garante as melhores práticas do direct no Instagram. Assim, os clientes e a empresa ganham com isso e sua marca estreita os laços com eles. Bom, agora chegou a hora de colocar essas dicas em prática, não é mesmo?