Como se comportar em grupos do WhatsApp | O WhatsApp virou um dos aplicativos mais utilizados pelas pessoas quando o assunto é comunicação rápida. As trocas de mensagens instantâneas facilitam bastante o dia a dia de muitos, especialmente quando o assunto necessita da opinião ou decisão de várias pessoas de forma rápida, pois os grupos simulam reuniões rápidas e eficazes, seja entre colegas de trabalho, familiares ou amigos.
No entanto, mais comum ainda, é se deparar com pessoas que não sabem se comportarem bem nos grupos que estão participando. Os grupos, normalmente, são criados com propósitos definidos, como divulgação de produtos, tira dúvidas de um assunto, discutir decisões, expor informativos, marcar encontros, entre outros. Porém, muitas pessoas fogem do contexto do grupo, mandando mensagens, textos, figurinhas, imagens e vídeos que não cabem serem postadas no grupo em questão.
Essa situação costuma gerar polêmicas e chateações entre os membros, sempre havendo aquele que não gosta do desvio de foco e faz questionamentos do porquê de mensagens fora de propósito. Muitas vezes é um dos motivos até de banimento de mensageiros.
Leia Também?
Assim, é bastante importante a pessoa saber como melhor se comportar nos mais diversos grupos no qual faz parte. Sempre existe o grupo que cabe falar de assuntos diversos e gerar discussões polêmicas, como grupo de amigos. Entretanto, o mesmo não pode ser feito no grupo de trabalho ou da faculdade, por exemplo. Aprenda com mais detalhes como se comportar em grupos do WhatsApp a seguir!
Como se Comportar em Grupos do WhatsApp
Como se comportar em grupos do WhatsApp demanda algumas sugestões que podem ser seguidas para àqueles que desejam ter um melhor comportamento nos grupos, sendo de qualquer esfera social. São elas:
- Não falar de assuntos polêmicos (futebol, política e religião) grupos de seriedade ou com membros que não se tem muita intimidade – Esse é uma das dicas mais importantes, pois é o erro que a grande maioria das pessoas cometem em grupos até de trabalho. Isso faz o foco do grupo ter totalmente desvirtuado e gerar discussões que podem chegar a ficarem bem delicadas.
- Evitar discussões – Muitos gostam de expor suas opiniões no ambiente virtual, tendo maior facilidade de se expressar dessa forma que pessoalmente. No entanto, pessoas as vezes ultrapassam os limites das discussões, fazendo que um simples comentário vire uma briga.
- Evitar mandar áudios longos – Há pessoas que gostam de mandar áudio para melhor explicar um determinado assunto ou até mesmo a inviabilidade de ter que digitar em determinado momento. Porém, é ideal utilizar com parcimônia o envio de áudios longos, evitando que fique cansativo para os outros participantes.
- Evitar enviar muitas fotos – Da mesma forma de áudios longos, fotos em excesso pode poluir o celular dos demais participantes. Melhor ter moderação.
- Não enviar “fake News” – A população está passando por tempos que é muito comum as pessoas criarem e compartilharem informações falsas. Antes de mandar alguma informação que se foi recebida é primordial que ela seja certificada primeiro. Informações incorretas ou inverídicas podem ser muito prejudiciais. Cuidado!
- Não manter um diálogo com apenas um membro – Outra situação bastante comum é ver duas pessoas que começam um assunto e continuam a trocar muitas mensagens no grupo como estivessem no privado. Isso pode causar poluição de mensagens desnecessárias.
- Não divulgar informações sigilosas – Mesmo que no grupo tenham pessoas apenas de confiança ou interessadas em determinado assunto sigiloso, todo cuidado é pouco. Fazer compartilhamento de informações que nem todos devem saber pode ser perigoso, a informação pode facilmente vazar e trazer prejuízos a quem divulgou.
- Ser educado, cordial e gentil – Os usuários não devem se esquecer que grupos de WhatsApp são encontros de pessoas da mesma forma que um presencial, só que à distância. Por isso, manter as boas maneiras e cordialidade é de bom tom. Antes de enviar mensagens, de sinalizar algo, é muito importante dar um bom dia ou boa tarde, pedir com licença para se manifestar em meio à uma conversa ou pedir por favor ao solicitar um pedido.
Como se Comportar Quando o Grupo for Seu?
Quando se trata do administrador do grupo, é mais importante ainda que este tenha o melhor comportamento, pois ele dando exemplo pode incentivar aos demais agir da mesma forma. Do contrário, se um grupo tem um administrador que adota um comportamento incoerente com o propósito do grupo, abre portas para que todos também faça o mesmo.
Se o administrador quer evitar que seu grupo tenha desvio de foco, ele deve previamente estabelecer todas as regras, descrevendo na descrição do grupo o que deve ser evitado ser feito e as punições devidas caso alguém desobedeça.
Como se Comportar Quando o Grupo Pertence a Outro?
No caso de a pessoa ser apenas membro do grupo, não administradora, ela deve estar atenta ás regras do grupo e segui-las, evitando ter atitudes que não condizem com o grupo, causando mal-estares, chateações ou desconfortos.
Uma forma inteligente de agir, quando o grupo não tem suas regras bem estabelecidas, é observar como os administradores ou os participantes mais antigos agem e tentar seguir os mesmos comportamentos. Dessa forma, é quase impossível o usuário cometer deslizes.
Agora que você sabe como se comportar em grupos do WhatsApp, deixe sua mensagem para a nossa equipe em caso de dúvida!